Análise comparativa das atividades de fomento mercantil (factoring) no Brasil e na Itália e o reflexo na qualidade das divulgações das informações contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cochrane, Teresinha Maria Cavalcanti
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-20062022-104647/
Resumo: O objetivo do trabalho é contribuir para o aperfeiçoamento do factoring no mercado brasileiro, propiciando mudanças no perfil deste segmento, após as reflexões sobre a análise comparativa das atividades de fomento mercantil (factoring) no Brasil e na Itália, e o reflexo que a qualidade da divulgação das informações contábeis poderá trazer para o factoring brasileiro. O estudo desenvolveu-se a partir da relevância das atividades de factoring - ainda iniciante no Brasil - mas em constante expansão ao longo de vinte anos de atuação. Trata-se de uma atividade comercial mista atípica, de execução continua e cumulativa de serviços, associada a compra de direitos de um contrato de venda mercantil, desenvolvido por uma empresa de caráter comercial. O factoring trabalha como intermediador de recursos, que, pelas características atuais do mercado, são dificultados às micro, pequenas e médias empresas - consideradas o público-alvo, na atualidade, para o segmento do factoring nacional. Enfocam-se as vantagens e desvantagens da parceria entre as factoring e as pequenas e médias empresas nacionais, bem como a formalização básica da referida parceria. Enfatiza-se a expansão do factoring no Brasil, inclusive a base da legalidade das operações de fomento mercantil, que são regidas pelo Direito Comercial, garantindo suporte legal e operacional; a caracterização do factoring; e a parceria entre as empresas de factoring e as empresas-clientes. A contabilidade poderá oferecer relevantes contribuições para o segmento de factoring brasileiro através de maiores controle, agilização e segurança na tomada de decisões nas atividades básicas das empresas, e permitirá a consolidação e divulgação de informações contábeis, gerenciais e estatísticas, de forma tempestiva, possibilitando um maior conhecimento das atividades do segmento ao mercado nacional e ao público, em geral. Este trabalho se propõe a auxiliar o setor de factoring na busca de uma maior penetração no mercado nacional e na mudança de perfil, fornecendo uma base que permitirá a formação de informações relevantes, objetivando subsidiar as decisões e assegurar a sua eficácia.
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Trata-se de uma atividade comercial mista atípica, de execução continua e cumulativa de serviços, associada a compra de direitos de um contrato de venda mercantil, desenvolvido por uma empresa de caráter comercial. O factoring trabalha como intermediador de recursos, que, pelas características atuais do mercado, são dificultados às micro, pequenas e médias empresas - consideradas o público-alvo, na atualidade, para o segmento do factoring nacional. Enfocam-se as vantagens e desvantagens da parceria entre as factoring e as pequenas e médias empresas nacionais, bem como a formalização básica da referida parceria. Enfatiza-se a expansão do factoring no Brasil, inclusive a base da legalidade das operações de fomento mercantil, que são regidas pelo Direito Comercial, garantindo suporte legal e operacional; a caracterização do factoring; e a parceria entre as empresas de factoring e as empresas-clientes. A contabilidade poderá oferecer relevantes contribuições para o segmento de factoring brasileiro através de maiores controle, agilização e segurança na tomada de decisões nas atividades básicas das empresas, e permitirá a consolidação e divulgação de informações contábeis, gerenciais e estatísticas, de forma tempestiva, possibilitando um maior conhecimento das atividades do segmento ao mercado nacional e ao público, em geral. Este trabalho se propõe a auxiliar o setor de factoring na busca de uma maior penetração no mercado nacional e na mudança de perfil, fornecendo uma base que permitirá a formação de informações relevantes, objetivando subsidiar as decisões e assegurar a sua eficácia.The purpose of the work is to contribute for the improvement of the factoring at the Brazilian market, providing changes in the profile of this segment, after the reflections on the comparative analysis of the activities of mercantile fomentation (factoring) in Brazil and in Italy, and the result that the quality of the disclosure of accounting information can bring for the Brazilian factoring. This study was developed on the relevance of factoring activities - still in its beginning in Brazil - but in growing development for twenty years of its existence. It is a non-typical, mixed commercial activity of continuing and cumulative execution of services, associated to purchase of rights to a sales contract, developed by a commercial type company. The factoring company works as an intermediary of resources, which due characteristics of the existing market are hard to be obtained by the micro, small and medium-sized companies - currently considered the - target of the national factoring segment. The focus is on the advantages and disadvantages of the partnership between the factoring companies and the small and the medium national companies, as well as the basic formalization of such a partnership. The emphasis is on the expansion of factoring in Brazil, including the legal basis of the operations that foster business, which are regulated by Commercial Law, guaranteeing legal and operational support; the characterization of factoring; and the partnership between the factoring and client companies. The accounting will be able to offer relevant contributions to the Brazilian factoring segment through greater control, speed and by taking decisions in the basic activities of the companies, and will allow to consolidate and disclose opportune accounting, managerial and statistical information, that make possible a greater knowledge of the activities of the segment to the national market and the public in general. This work proposes to help the factoring sector in the search for a greater penetration in the national market and in the change of its profile, providing a basis that will allow the formation of relevant information aiming to give support by taking decisions and seeking to assure its effectiveness.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLisboa, Lázaro PlácidoCochrane, Teresinha Maria Cavalcanti2002-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-20062022-104647/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-20T14:02:08Zoai:teses.usp.br:tde-20062022-104647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-20T14:02:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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