Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luan Moreira Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-09022024-162255/
Resumo: Esse trabalho propõe uma sequência didática voltada para estudantes do Ensino Fundamental anos finais, em forma de oficinas. O objetivo dessas oficinas é construir, em seu público-alvo, conhecimentos a respeito das operações com números racionais usando como suporte e objeto motivador, conceitos de leitura de partituras e escala musical pitagórica, estes que são objetos de estudo da teoria musical. Considera-se importante que estudantes sejam introduzidos à teoria musical em algum momento de sua vida escolar, o que pode-se verificar presente nas discussões aqui trazidas. Os dois primeiros capítulos desse texto apresentam as justificativas por trás da escolha do tema, os objetivos das oficinas da perspectiva curricular/pedagógica e a metodologia sugerida para professores que optarem por realizar as atividades aqui presentes. A proposta foi levada a uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, localizada na zona norte da cidade de São Paulo, na primeira metade do ano de 2022. O trabalho relata as experiências vividas durante as aplicações, as dificuldades encontradas e visões a respeito das aprendizagens por parte dos estudantes. O ano de 2022 foi marcado pelo retorno definitivo do modelo presencial de educação após a pandemia de COVID-19, que submeteu o sistema educacional brasileiro ao modelo de ensino remoto. No momento em que as oficinas foram aplicadas, ainda era obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados, como salas de aula. Apesar do contexto pós-pandêmico e dos diversos obstáculos presentes nos momentos de aplicação das oficinas, a motivação, engajamento nas atividades e registros falados e escritos pelos participantes sugerem que as atividades propostas pelas oficinas podem contribuir para proporcionar ambientes de aprendizagem significativa.
id USP_c87e5dd1e3195b9adddc986a4506c1a1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022024-162255
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musicalOperations with rational fractions: a mathematical approach using music theoryEnsino de MatemáticaFraçõesFractionsMathematics educationMusic theoryNúmeros racionaisRational numbersTeoria musicalEsse trabalho propõe uma sequência didática voltada para estudantes do Ensino Fundamental anos finais, em forma de oficinas. O objetivo dessas oficinas é construir, em seu público-alvo, conhecimentos a respeito das operações com números racionais usando como suporte e objeto motivador, conceitos de leitura de partituras e escala musical pitagórica, estes que são objetos de estudo da teoria musical. Considera-se importante que estudantes sejam introduzidos à teoria musical em algum momento de sua vida escolar, o que pode-se verificar presente nas discussões aqui trazidas. Os dois primeiros capítulos desse texto apresentam as justificativas por trás da escolha do tema, os objetivos das oficinas da perspectiva curricular/pedagógica e a metodologia sugerida para professores que optarem por realizar as atividades aqui presentes. A proposta foi levada a uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, localizada na zona norte da cidade de São Paulo, na primeira metade do ano de 2022. O trabalho relata as experiências vividas durante as aplicações, as dificuldades encontradas e visões a respeito das aprendizagens por parte dos estudantes. O ano de 2022 foi marcado pelo retorno definitivo do modelo presencial de educação após a pandemia de COVID-19, que submeteu o sistema educacional brasileiro ao modelo de ensino remoto. No momento em que as oficinas foram aplicadas, ainda era obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados, como salas de aula. Apesar do contexto pós-pandêmico e dos diversos obstáculos presentes nos momentos de aplicação das oficinas, a motivação, engajamento nas atividades e registros falados e escritos pelos participantes sugerem que as atividades propostas pelas oficinas podem contribuir para proporcionar ambientes de aprendizagem significativa.This paper proposes a didact sequence for final years students of the elementary school, in workshop format. The objective of these workshops is building knowledge, in its target audience, about operations with rational fractions using as support and motivation the sheet music reading and Pythagorean scale, those which are study objects of musical theory. It is considered important that students are presented to music thoery at some point moment of their schoolar life, as can be seen in the discussions presented here. The first two chapters of this text present the justifications behind the choice of the theme, the objectives of the workshops from a curriculum/pedagogical perspective, and the suggested methodology for teachers who choose to use the activities presented here. The proposal was implemented with a 6th-grade class in the public school system of the State of São Paulo, located in the northern zone of the city of São Paulo, in the first half of the year 2022. The paper reports the experiences during the implementations, the difficulties encountered, and the students perspectives on their learning. The year 2022 was marked by the definitive return to in-person education after the COVID-19 pandemic, which subjected the Brazilian educational system to remote teaching. At the time the workshops were conducted, the use of masks in indoor environments, such as classrooms, was still mandatory. Despite the post-pandemic context and the various obstacles encountered during the workshop sessions, the motivation, engagement in activities, and spoken and written records by the participants suggest that the activities proposed by the workshops can contribute to creating environments of meaningful learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, David PiresOliveira, Luan Moreira Batista2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-09022024-162255/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-09022024-162255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
Operations with rational fractions: a mathematical approach using music theory
title Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
spellingShingle Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
Oliveira, Luan Moreira Batista
Ensino de Matemática
Frações
Fractions
Mathematics education
Music theory
Números racionais
Rational numbers
Teoria musical
title_short Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
title_full Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
title_fullStr Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
title_full_unstemmed Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
title_sort Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
author Oliveira, Luan Moreira Batista
author_facet Oliveira, Luan Moreira Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, David Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luan Moreira Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Frações
Fractions
Mathematics education
Music theory
Números racionais
Rational numbers
Teoria musical
topic Ensino de Matemática
Frações
Fractions
Mathematics education
Music theory
Números racionais
Rational numbers
Teoria musical
description Esse trabalho propõe uma sequência didática voltada para estudantes do Ensino Fundamental anos finais, em forma de oficinas. O objetivo dessas oficinas é construir, em seu público-alvo, conhecimentos a respeito das operações com números racionais usando como suporte e objeto motivador, conceitos de leitura de partituras e escala musical pitagórica, estes que são objetos de estudo da teoria musical. Considera-se importante que estudantes sejam introduzidos à teoria musical em algum momento de sua vida escolar, o que pode-se verificar presente nas discussões aqui trazidas. Os dois primeiros capítulos desse texto apresentam as justificativas por trás da escolha do tema, os objetivos das oficinas da perspectiva curricular/pedagógica e a metodologia sugerida para professores que optarem por realizar as atividades aqui presentes. A proposta foi levada a uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, localizada na zona norte da cidade de São Paulo, na primeira metade do ano de 2022. O trabalho relata as experiências vividas durante as aplicações, as dificuldades encontradas e visões a respeito das aprendizagens por parte dos estudantes. O ano de 2022 foi marcado pelo retorno definitivo do modelo presencial de educação após a pandemia de COVID-19, que submeteu o sistema educacional brasileiro ao modelo de ensino remoto. No momento em que as oficinas foram aplicadas, ainda era obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados, como salas de aula. Apesar do contexto pós-pandêmico e dos diversos obstáculos presentes nos momentos de aplicação das oficinas, a motivação, engajamento nas atividades e registros falados e escritos pelos participantes sugerem que as atividades propostas pelas oficinas podem contribuir para proporcionar ambientes de aprendizagem significativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-09022024-162255/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-09022024-162255/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256825222660096