Números racionais em especial frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Luciane Conceição
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31573
Resumo: O trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, utilizei um vídeo para sensibilizar a turma e explorar o que eles tinham de conhecimento sobre o assunto. O conteúdo foi formalizado através de outras duas atividades propostas em que utilizo como recurso didático o data–show para orientar o uso com as tampas de garrafas ao conceito de Frações. Na sequência, construímos gráficos com as atividades realizadas do seu dia–a–dia nas últimas 24 horas. A conclusão desse trabalho foi muito satisfatória, visto a reação dos alunos frente às atividades propostas, no qual fugiu totalmente do tradicional quadro de giz e livro didático.
id UFRGS-2_6f530368497d86d0acdf204854148593
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31573
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paim, Luciane ConceiçãoNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:01:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/31573000783448O trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, utilizei um vídeo para sensibilizar a turma e explorar o que eles tinham de conhecimento sobre o assunto. O conteúdo foi formalizado através de outras duas atividades propostas em que utilizo como recurso didático o data–show para orientar o uso com as tampas de garrafas ao conceito de Frações. Na sequência, construímos gráficos com as atividades realizadas do seu dia–a–dia nas últimas 24 horas. A conclusão desse trabalho foi muito satisfatória, visto a reação dos alunos frente às atividades propostas, no qual fugiu totalmente do tradicional quadro de giz e livro didático.The paper presents some activities that explore the concept of Rational Numbers in particular fractions. It was developed in a public school in the city of Novo Hamburgo in a class of fifth grade. Initially, I used a video to educate their friends and explore what they had knowledge about the subject. The content has been formalized by two other proposed activities in which I use as a teaching resource to date - show guide for use with bottle caps to the concept of fractions. Subsequently, we build graphs with the activities of your day - to - day in the last 24 hours. The conclusion of this work was very satisfactory since the reaction of students in relation to the proposed activities, which totally escaped the traditional blackboards and textbooks.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaNumeros racionaisRational numbersFractions in particularVideos with fractionsNúmeros racionais em especial fraçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783448.pdf000783448.pdfTexto completoapplication/pdf2911370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/1/000783448.pdfcf545fca64dce8102133d38cd6f88fb7MD51TEXT000783448.pdf.txt000783448.pdf.txtExtracted Texttext/plain33021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/2/000783448.pdf.txta0f2b3bdf5ea4243f54c6ab4981c9b89MD52THUMBNAIL000783448.pdf.jpg000783448.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/3/000783448.pdf.jpga0eff28b5351fe885cc193e0e3799c0aMD5310183/315732018-10-22 09:14:57.994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31573Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Números racionais em especial frações
title Números racionais em especial frações
spellingShingle Números racionais em especial frações
Paim, Luciane Conceição
Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Numeros racionais
Rational numbers
Fractions in particular
Videos with fractions
title_short Números racionais em especial frações
title_full Números racionais em especial frações
title_fullStr Números racionais em especial frações
title_full_unstemmed Números racionais em especial frações
title_sort Números racionais em especial frações
author Paim, Luciane Conceição
author_facet Paim, Luciane Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Luciane Conceição
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Numeros racionais
topic Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Numeros racionais
Rational numbers
Fractions in particular
Videos with fractions
dc.subject.eng.fl_str_mv Rational numbers
Fractions in particular
Videos with fractions
description O trabalho apresenta algumas atividades em que exploro o conceito de Números Racionais, em especial as Frações. Foi desenvolvido em uma escola municipal do município de Novo Hamburgo em uma turma de quinta série. Inicialmente, utilizei um vídeo para sensibilizar a turma e explorar o que eles tinham de conhecimento sobre o assunto. O conteúdo foi formalizado através de outras duas atividades propostas em que utilizo como recurso didático o data–show para orientar o uso com as tampas de garrafas ao conceito de Frações. Na sequência, construímos gráficos com as atividades realizadas do seu dia–a–dia nas últimas 24 horas. A conclusão desse trabalho foi muito satisfatória, visto a reação dos alunos frente às atividades propostas, no qual fugiu totalmente do tradicional quadro de giz e livro didático.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:01:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31573
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783448
url http://hdl.handle.net/10183/31573
identifier_str_mv 000783448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/1/000783448.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/2/000783448.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31573/3/000783448.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf545fca64dce8102133d38cd6f88fb7
a0f2b3bdf5ea4243f54c6ab4981c9b89
a0eff28b5351fe885cc193e0e3799c0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412534407168