Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/106/106133/tde-28032024-111754/ |
Resumo: | A busca por soluções energéticas de baixa emissão de carbono e redução na emissão de poluentes no transporte público por ônibus vem se tornando mais relevante nos últimos anos com a chegada de novas tecnologias de força motriz, sendo as principais o biodiesel, híbrido e elétrico. Além do desafio de inserir combustíveis menos poluentes, as grandes cidades estão inseridas em um cenário de redução de passageiro pagante e maior necessidade de subsídio público para equilibrar as finanças do sistema de transporte público. Algumas cidades no mundo optaram por uma transição mais viável economicamente e com redução das emissões, principalmente os poluentes locais. A pesquisa teve como objetivo mensurar impactos financeiros no transporte público e em suas emissões com a inserção do gás natural (GN) ou gás natural renovável (GNR) em substituição ao diesel em uma das capitais brasileiras. |
id |
USP_c8bdfbbceb8109622499ca8d0f85cc17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28032024-111754 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São PauloUse of natural gas and renewable natural gas in public bus transport: a case study in the city of São PauloGás Natural. Gás Natural Renovável. Biometano. Transporte Público. ÔnibusNatural Gas. Renewable Natural Gas. Biomethane. Public Transportation. Bus.A busca por soluções energéticas de baixa emissão de carbono e redução na emissão de poluentes no transporte público por ônibus vem se tornando mais relevante nos últimos anos com a chegada de novas tecnologias de força motriz, sendo as principais o biodiesel, híbrido e elétrico. Além do desafio de inserir combustíveis menos poluentes, as grandes cidades estão inseridas em um cenário de redução de passageiro pagante e maior necessidade de subsídio público para equilibrar as finanças do sistema de transporte público. Algumas cidades no mundo optaram por uma transição mais viável economicamente e com redução das emissões, principalmente os poluentes locais. A pesquisa teve como objetivo mensurar impactos financeiros no transporte público e em suas emissões com a inserção do gás natural (GN) ou gás natural renovável (GNR) em substituição ao diesel em uma das capitais brasileiras.The search for low-carbon energy solutions and the reduction of pollutants in public bus transportation has become increasingly relevant in recent years with the advent of new propulsion technologies, namely biodiesel, hybrid, and electric. In addition to the challenge of incorporating less polluting fuels, large cities are facing a scenario of declining fare-paying passengers and a greater need for public subsidies to balance the finances of the public transportation system. Some cities worldwide have opted for a more economically viable transition with reduced emissions, especially of local pollutants. The research aimed to measure the financial impacts on public transportation and its emissions by introducing natural gas (NG) or renewable natural gas (RNG) to replace diesel in one of the Brazilian capitals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMouette, DominiqueVallejo, Ricardo de Freitas2024-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/106/106133/tde-28032024-111754/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-02T13:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-28032024-111754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-02T13:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo Use of natural gas and renewable natural gas in public bus transport: a case study in the city of São Paulo |
title |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo Vallejo, Ricardo de Freitas Gás Natural. Gás Natural Renovável. Biometano. Transporte Público. Ônibus Natural Gas. Renewable Natural Gas. Biomethane. Public Transportation. Bus. |
title_short |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo |
title_full |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo |
title_sort |
Utilização do gás natural e do gás natural renovável no transporte público porônibus: um estudo de caso na cidade de São Paulo |
author |
Vallejo, Ricardo de Freitas |
author_facet |
Vallejo, Ricardo de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mouette, Dominique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vallejo, Ricardo de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gás Natural. Gás Natural Renovável. Biometano. Transporte Público. Ônibus Natural Gas. Renewable Natural Gas. Biomethane. Public Transportation. Bus. |
topic |
Gás Natural. Gás Natural Renovável. Biometano. Transporte Público. Ônibus Natural Gas. Renewable Natural Gas. Biomethane. Public Transportation. Bus. |
description |
A busca por soluções energéticas de baixa emissão de carbono e redução na emissão de poluentes no transporte público por ônibus vem se tornando mais relevante nos últimos anos com a chegada de novas tecnologias de força motriz, sendo as principais o biodiesel, híbrido e elétrico. Além do desafio de inserir combustíveis menos poluentes, as grandes cidades estão inseridas em um cenário de redução de passageiro pagante e maior necessidade de subsídio público para equilibrar as finanças do sistema de transporte público. Algumas cidades no mundo optaram por uma transição mais viável economicamente e com redução das emissões, principalmente os poluentes locais. A pesquisa teve como objetivo mensurar impactos financeiros no transporte público e em suas emissões com a inserção do gás natural (GN) ou gás natural renovável (GNR) em substituição ao diesel em uma das capitais brasileiras. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/106/106133/tde-28032024-111754/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/106/106133/tde-28032024-111754/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257429137424384 |