Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Henrique Palota
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-17022016-123236
Resumo: Esse trabalho descreve uma investigação prática e teórica de características aerodinâmicas de um modelo referente a um avião bimotor leve \"Piper PA-34 SENECA III\" construído em escala 1:6,5. Basicamente, duas configurações fazem parte da avaliação: \"asa limpa\" e Nacele \"Pusher\". O principal objetivo é o de avaliar o comportamento aerodinâmico da configuração \"Pusher\" em três diferentes posições através da obtenção de dados práticos e teóricos de distribuição de pressão estática no aerofólio e no próprio nacele na condição não motorizada. A metodologia emprega testes em túnel de vento de baixa velocidade para a aquisição dos dados experimentais através da variação do ângulo de ataque para as configurações citadas. A obtenção dos dados numéricos, como comparativos aos experimentais, é através da utilização do método dos painéis aplicado à aerodinâmica. Os resultados experimentais e teóricos mostram que a presença do nacele nas posições \"Pusher\" avaliadas gera interferência diminuindo à sustentação do aerofólio.
id USP_c9cb158221c2b5868a4023a3921920d9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17022016-123236
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor Experimental and theoretical analysis of a Pusher Nacelle effect in the aerodynamic characteristics of a twin-engined aircraft 2005-07-08Michael George MaunsellFernando Martini CatalanoKamal Abdel Radi IsmailPaulo Henrique PalotaUniversidade de São PauloEngenharia MecânicaUSPBR Aerodynamic interference Configuração "Pusher" Interferência aerodinâmica Interferência Asa-Nacele Nacele "Pusher" Pusher configuration Pusher Nacelle Wing-Nacelle interference Esse trabalho descreve uma investigação prática e teórica de características aerodinâmicas de um modelo referente a um avião bimotor leve \"Piper PA-34 SENECA III\" construído em escala 1:6,5. Basicamente, duas configurações fazem parte da avaliação: \"asa limpa\" e Nacele \"Pusher\". O principal objetivo é o de avaliar o comportamento aerodinâmico da configuração \"Pusher\" em três diferentes posições através da obtenção de dados práticos e teóricos de distribuição de pressão estática no aerofólio e no próprio nacele na condição não motorizada. A metodologia emprega testes em túnel de vento de baixa velocidade para a aquisição dos dados experimentais através da variação do ângulo de ataque para as configurações citadas. A obtenção dos dados numéricos, como comparativos aos experimentais, é através da utilização do método dos painéis aplicado à aerodinâmica. Os resultados experimentais e teóricos mostram que a presença do nacele nas posições \"Pusher\" avaliadas gera interferência diminuindo à sustentação do aerofólio. This work describes a practical and theoretical investigation of aerodynamic characteristics of a 1:6,5 scale model of a light twin-engined Piper Seneca III aircraft. Basically, two configurations are considered in this evaluation: clean wing and pusher nacelle. The principal objective is to evaluate the aerodynamic characteristics of the pusher configuration in three different positions, in order to obtain practical and theoretical data with reference to static pressure distribution on the surface of the aerofoil and of the nacelle in a power-off condition. The methodology employed used low speed wind tunnel test for the acquisition of experimental data for a selection of angles of attach, as cited. The generation of numerical data, to be compared the experimental equivalent, is though the use of a low order panel method. The experimental and theoretical results show that the presence of pusher nacelle in the positions mentioned generated interference, reducing the local lift of the aerofoil. https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-17022016-123236info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:10:17Zoai:teses.usp.br:tde-17022016-123236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:47:03.975069Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experimental and theoretical analysis of a Pusher Nacelle effect in the aerodynamic characteristics of a twin-engined aircraft
title Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
spellingShingle Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
Paulo Henrique Palota
title_short Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
title_full Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
title_fullStr Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
title_full_unstemmed Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
title_sort Análise experimental e teórica do efeito de uma Nacele \"Pusher\" nas características aerodinâmicas de um avião bimotor
author Paulo Henrique Palota
author_facet Paulo Henrique Palota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Michael George Maunsell
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernando Martini Catalano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kamal Abdel Radi Ismail
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Henrique Palota
contributor_str_mv Michael George Maunsell
Fernando Martini Catalano
Kamal Abdel Radi Ismail
description Esse trabalho descreve uma investigação prática e teórica de características aerodinâmicas de um modelo referente a um avião bimotor leve \"Piper PA-34 SENECA III\" construído em escala 1:6,5. Basicamente, duas configurações fazem parte da avaliação: \"asa limpa\" e Nacele \"Pusher\". O principal objetivo é o de avaliar o comportamento aerodinâmico da configuração \"Pusher\" em três diferentes posições através da obtenção de dados práticos e teóricos de distribuição de pressão estática no aerofólio e no próprio nacele na condição não motorizada. A metodologia emprega testes em túnel de vento de baixa velocidade para a aquisição dos dados experimentais através da variação do ângulo de ataque para as configurações citadas. A obtenção dos dados numéricos, como comparativos aos experimentais, é através da utilização do método dos painéis aplicado à aerodinâmica. Os resultados experimentais e teóricos mostram que a presença do nacele nas posições \"Pusher\" avaliadas gera interferência diminuindo à sustentação do aerofólio.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-17022016-123236
url https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-17022016-123236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502798199488512