Certificação conforme a NBR ISO 14001: desafio da comunicação para as organizações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-10072023-115946/ |
Resumo: | A certificação conforme a NBR ISO 14001 se apresenta como um diferencial de mercado entre as organizações e também um forte instrumento de marketing. No entanto, alguns acidentes em que houve danos ao meio ambiente e a antiga postura das empresas de reagir quando da ocorrência destes episódios têm sido obstáculos para cativar a confiança da população. O objetivo do trabalho foi a identificação de pontos a serem focalizados pelos organismos certificadores, e também profissionais e entidades que possuem relacionamento com o assunto durante os procedimentos de implementação, certificação e manutenção dos sistemas de gestão ambiental no que diz respeito à comunicação, a fim de atender as ansiedades das partes interessadas, colaborando para a confiança e credibilidade da Certificação ISO 14001. Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa feita entre as organizações certificadas conforme a ISO 14001 apontadas no cadastro mantido pelo INMETRO. O questionário utilizado abordava assuntos relativos aos aspectos ambientais, objetivos e metas, indicadores de desempenho e a comunicação com as partes interessadas das organizações. A necessidade da existência de comunicação com as partes interessadas internas e externas é um dos requisitos da NBR ISO 14001 que as organizações devem atender para a certificação. Analisadas as respostas e a quantidade de questionários respondidos pelas organizações, foi possível verificar que as organizações certificadas conforme a NBR ISO 14001 não estão sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicação com suas partes interessadas. O que pôde ser demonstrado com a pesquisa foi a dificuldade em identificar e estabelecer o contato com as organizações. As organizações estariam obtendo o sucesso na comunicação se houvesse o processo de troca de mensagens com as partes interessadas e, como resultado, o estabelecimento da confiança na determinação da organização em preservar o meio ambiente. ·Quando é adicionado à comunicação o aspecto ambiental relacionado a riscos ambientais, ela tende a tornar-se menos consistente, pois este tema somente é tratado na comunicação de poucas organizações. As organizações apresentam suas informações com maior facilidade quando se trata de suas realizações, abordando assuntos em que houve o sucesso de uma iniciativa, tais como: coleta seletiva, programa de conscientização, programas de educação ambiental e sistemas de controle de poluentes. As propostas apresentadas dizem respeito à necessidade de verificar dentro dos Sistemas de Gestão Ambiental: as dificuldades encontradas pelas partes interessadas para estabelecer contato, a perda do contato com a parte interessada devido a ela estar utilizando um canal de comunicação não previsto e a consistência das informações transmitidas. Por fim foi proposto o estabelecimento de uma metodologia ou sistemática para catálogo e divulgação das certificações conforme a NBR ISO 14001. |
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Certificação conforme a NBR ISO 14001: desafio da comunicação para as organizaçõesCertification in compliance with ISO 14001: challenges of communication for organizationsCommunicationComunicaçãoEnvironmentEnvironmental Management SystemISO 14001ISO 14001Meio AmbienteSistema de Gestão AmbientalA certificação conforme a NBR ISO 14001 se apresenta como um diferencial de mercado entre as organizações e também um forte instrumento de marketing. No entanto, alguns acidentes em que houve danos ao meio ambiente e a antiga postura das empresas de reagir quando da ocorrência destes episódios têm sido obstáculos para cativar a confiança da população. O objetivo do trabalho foi a identificação de pontos a serem focalizados pelos organismos certificadores, e também profissionais e entidades que possuem relacionamento com o assunto durante os procedimentos de implementação, certificação e manutenção dos sistemas de gestão ambiental no que diz respeito à comunicação, a fim de atender as ansiedades das partes interessadas, colaborando para a confiança e credibilidade da Certificação ISO 14001. Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa feita entre as organizações certificadas conforme a ISO 14001 apontadas no cadastro mantido pelo INMETRO. O questionário utilizado abordava assuntos relativos aos aspectos ambientais, objetivos e metas, indicadores de desempenho e a comunicação com as partes interessadas das organizações. A necessidade da existência de comunicação com as partes interessadas internas e externas é um dos requisitos da NBR ISO 14001 que as organizações devem atender para a certificação. Analisadas as respostas e a quantidade de questionários respondidos pelas organizações, foi possível verificar que as organizações certificadas conforme a NBR ISO 14001 não estão sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicação com suas partes interessadas. O que pôde ser demonstrado com a pesquisa foi a dificuldade em identificar e estabelecer o contato com as organizações. As organizações estariam obtendo o sucesso na comunicação se houvesse o processo de troca de mensagens com as partes interessadas e, como resultado, o estabelecimento da confiança na determinação da organização em preservar o meio ambiente. ·Quando é adicionado à comunicação o aspecto ambiental relacionado a riscos ambientais, ela tende a tornar-se menos consistente, pois este tema somente é tratado na comunicação de poucas organizações. As organizações apresentam suas informações com maior facilidade quando se trata de suas realizações, abordando assuntos em que houve o sucesso de uma iniciativa, tais como: coleta seletiva, programa de conscientização, programas de educação ambiental e sistemas de controle de poluentes. As propostas apresentadas dizem respeito à necessidade de verificar dentro dos Sistemas de Gestão Ambiental: as dificuldades encontradas pelas partes interessadas para estabelecer contato, a perda do contato com a parte interessada devido a ela estar utilizando um canal de comunicação não previsto e a consistência das informações transmitidas. Por fim foi proposto o estabelecimento de uma metodologia ou sistemática para catálogo e divulgação das certificações conforme a NBR ISO 14001.The certification in compliance with ISO 14001 has been presented as a differential of market among the organizations and also as a strong marketing instrument. However, some accidents where have had damages to the environment and the old companies posture to react when these episodes occur have been obstacles to captivate the population confidence. The aim of this work was the identification of points to be focused by the certifiers organizations, as well as professionals and entities that possess relationship with the subject during the process to the implementation, certification and maintenance of the Environmental Management System, in order to take care of the anxieties of the stakeholders, collaborating for the confidence and credibility of ISO 14001 Certification. This work was executed from the research made with the certified ISO 14001 organizations showed in the INMETRO register. The questionnaire used approached the issues related to environmental aspects, objectives and targets, deployment indicators and communication with stakeholders. The necessity of communication with the interna and external stakeholders is one of the ISO 14001 requirements to be attended by the organization for the certification. Once analyzed and counted the questionnaires answered by the organizations, it was possible to verify that the certified organizations are not being capable to establish successful communication with the stakeholders. The difficulty in identifying and establishing the contact with the organizations could be demonstrated by the research. The organizations would be obtaining the success in the communication if they had the messages exchange process with the stakeholders and, as a result, the establishment of the confidence in the organization determination to preserve the environment. When the environmental aspect related the environmental risks is added to the communication, it tends to become less consistent, therefore this subject is only treated in the communication of few organizations. The organizations present the information easily when it is related to accomplishments, or mentioning successful initiative, such as: segregate disposal, awareness program, environmental education programs and pollution control systems. The presented proposals were about the necessity to verify into the Environmental Management Systems: the difficulties found for the stakeholders to establish contact, the loss of the contact with the stakeholders which had being using a communication channel not foreseen and the consistency of the transmitted information. Finally it was suggested the establishment of a methodology or systematic to register and divulge certifications in compliance with ISO 14001.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, HelenaSilva, Demétrios Antônio2004-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-10072023-115946/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-10T18:42:16Zoai:teses.usp.br:tde-10072023-115946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-10T18:42:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A certificação conforme a NBR ISO 14001 se apresenta como um diferencial de mercado entre as organizações e também um forte instrumento de marketing. No entanto, alguns acidentes em que houve danos ao meio ambiente e a antiga postura das empresas de reagir quando da ocorrência destes episódios têm sido obstáculos para cativar a confiança da população. O objetivo do trabalho foi a identificação de pontos a serem focalizados pelos organismos certificadores, e também profissionais e entidades que possuem relacionamento com o assunto durante os procedimentos de implementação, certificação e manutenção dos sistemas de gestão ambiental no que diz respeito à comunicação, a fim de atender as ansiedades das partes interessadas, colaborando para a confiança e credibilidade da Certificação ISO 14001. Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa feita entre as organizações certificadas conforme a ISO 14001 apontadas no cadastro mantido pelo INMETRO. O questionário utilizado abordava assuntos relativos aos aspectos ambientais, objetivos e metas, indicadores de desempenho e a comunicação com as partes interessadas das organizações. A necessidade da existência de comunicação com as partes interessadas internas e externas é um dos requisitos da NBR ISO 14001 que as organizações devem atender para a certificação. Analisadas as respostas e a quantidade de questionários respondidos pelas organizações, foi possível verificar que as organizações certificadas conforme a NBR ISO 14001 não estão sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicação com suas partes interessadas. O que pôde ser demonstrado com a pesquisa foi a dificuldade em identificar e estabelecer o contato com as organizações. As organizações estariam obtendo o sucesso na comunicação se houvesse o processo de troca de mensagens com as partes interessadas e, como resultado, o estabelecimento da confiança na determinação da organização em preservar o meio ambiente. ·Quando é adicionado à comunicação o aspecto ambiental relacionado a riscos ambientais, ela tende a tornar-se menos consistente, pois este tema somente é tratado na comunicação de poucas organizações. As organizações apresentam suas informações com maior facilidade quando se trata de suas realizações, abordando assuntos em que houve o sucesso de uma iniciativa, tais como: coleta seletiva, programa de conscientização, programas de educação ambiental e sistemas de controle de poluentes. As propostas apresentadas dizem respeito à necessidade de verificar dentro dos Sistemas de Gestão Ambiental: as dificuldades encontradas pelas partes interessadas para estabelecer contato, a perda do contato com a parte interessada devido a ela estar utilizando um canal de comunicação não previsto e a consistência das informações transmitidas. Por fim foi proposto o estabelecimento de uma metodologia ou sistemática para catálogo e divulgação das certificações conforme a NBR ISO 14001. |
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