\"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Mostaro Neves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102016-140237/
Resumo: Em 1903, cerca de duzentos representantes das classes produtoras reuniram-se em Belo Horizonte para a realização do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais. Estes homens foram convidados a debater medidas para alavancar o progresso do estado, que enfrentava forte crise econômica, decorrente, sobretudo, da queda nos valores do café, seu principal produto de exportação. O Congresso nasceu de uma iniciativa do presidente do estado, Francisco Salles, encabeçada por João Pinheiro da Silva, cujo intuito era ouvir representantes das atividades produtivas. Vindos de diversas regiões, principalmente do Centro, da Mata e do Sul, eles construíram um amplo painel da economia mineira, no qual inseriram questões sobre a educação. Nesta tese, tendo como principais fontes periódicos, legislação e biografias, procurou-se analisar essas manifestações em conjunto e separadamente, identificando autores, objetivos, destinatários e referências para a compreensão do que, na passagem do século XIX para o XX, deveria ser o ensino profissional ou, precisamente, a educação considerada como necessária e propícia ao progresso econômico. O representantes das classes produtoras apresentaram propostas de instrução com enfoques diferenciados com relação ao tipo de ensino, suas modalidades e níveis. Também foi possível identificar aspectos comuns ao debate educacional coetâneo, tais como a atribuição do atraso econômico à falta de instrução que preparasse para o trabalho. Desse modo, os representantes apontaram a necessidade de modificar técnicas, procedimentos, instrumentos e materiais para uma produção mais moderna e racional, e defenderam propostas de formação dos dirigentes das atividades produtivas e dos quadros técnicos e a educação do trabalhador.
id USP_cb19151efa0b7e0a9331fb370c608cbd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19102016-140237
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)For great ills, great remedies: educational proposals in the Agricultural, Industrial and Commercial Congress of Minas Gerais (1903)Agricultural Industrial and Commercial CongressClasses produtorasCongresso Agrícola Industrial e ComercialEnsino profissionalMinas GeraisMinas GeraisProducing classesVocational educationEm 1903, cerca de duzentos representantes das classes produtoras reuniram-se em Belo Horizonte para a realização do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais. Estes homens foram convidados a debater medidas para alavancar o progresso do estado, que enfrentava forte crise econômica, decorrente, sobretudo, da queda nos valores do café, seu principal produto de exportação. O Congresso nasceu de uma iniciativa do presidente do estado, Francisco Salles, encabeçada por João Pinheiro da Silva, cujo intuito era ouvir representantes das atividades produtivas. Vindos de diversas regiões, principalmente do Centro, da Mata e do Sul, eles construíram um amplo painel da economia mineira, no qual inseriram questões sobre a educação. Nesta tese, tendo como principais fontes periódicos, legislação e biografias, procurou-se analisar essas manifestações em conjunto e separadamente, identificando autores, objetivos, destinatários e referências para a compreensão do que, na passagem do século XIX para o XX, deveria ser o ensino profissional ou, precisamente, a educação considerada como necessária e propícia ao progresso econômico. O representantes das classes produtoras apresentaram propostas de instrução com enfoques diferenciados com relação ao tipo de ensino, suas modalidades e níveis. Também foi possível identificar aspectos comuns ao debate educacional coetâneo, tais como a atribuição do atraso econômico à falta de instrução que preparasse para o trabalho. Desse modo, os representantes apontaram a necessidade de modificar técnicas, procedimentos, instrumentos e materiais para uma produção mais moderna e racional, e defenderam propostas de formação dos dirigentes das atividades produtivas e dos quadros técnicos e a educação do trabalhador.In 1903, about two hundred representatives of the producing classes met in Belo Horizonte for the achievement of the Agricultural, Industrial and Commercial Congress of Minas Gerais. These men were invited to discuss means to leverage the state progress, which faced severe economic crisis, chiefly due to the fall in coffee values, its main export product. The congress was an initiative of the president of the state, Francisco Salles, headed by João Pinheiro da Silva, and aimed to hear representatives of productive activities. Coming from various regions, particularly the Centre, the Mata and the South, they built a broad panel of Minas Gerais economy, in which they introduced questions about education. In this thesis, using mainly journalistic sources, legislation and biographies, we sought to analyze these events together and separately, identifying authors, objectives, receivers and references to the understanding of what should be vocational education, namely the education considered necessary and propitious to economic progress in the late nineteenth century to the twentieth. The representatives of the producing classes presented instruction propositions with different approaches regarding the type of school, its modalities and levels. It was also possible to identify common aspects of coeval educational debate, such as the association of economic backwardness to the lack of instruction to prepare for work. Thus, the representatives pointed out the need to modify techniques, procedures, tools and materials for a more modern and rational production and advocated propositions on the formation of leaders of productive activities and technical staff and on the worker education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Marta Maria Chagas deSilva, Carolina Mostaro Neves da2016-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102016-140237/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-19102016-140237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)
For great ills, great remedies: educational proposals in the Agricultural, Industrial and Commercial Congress of Minas Gerais (1903)
title \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)
spellingShingle \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)
Silva, Carolina Mostaro Neves da
Agricultural Industrial and Commercial Congress
Classes produtoras
Congresso Agrícola Industrial e Comercial
Ensino profissional
Minas Gerais
Minas Gerais
Producing classes
Vocational education
title_short \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)
title_full \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)
title_fullStr \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)
title_full_unstemmed \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)
title_sort \"Para os grandes males, os grandes remédios\": propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903)
author Silva, Carolina Mostaro Neves da
author_facet Silva, Carolina Mostaro Neves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Marta Maria Chagas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Mostaro Neves da
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Industrial and Commercial Congress
Classes produtoras
Congresso Agrícola Industrial e Comercial
Ensino profissional
Minas Gerais
Minas Gerais
Producing classes
Vocational education
topic Agricultural Industrial and Commercial Congress
Classes produtoras
Congresso Agrícola Industrial e Comercial
Ensino profissional
Minas Gerais
Minas Gerais
Producing classes
Vocational education
description Em 1903, cerca de duzentos representantes das classes produtoras reuniram-se em Belo Horizonte para a realização do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais. Estes homens foram convidados a debater medidas para alavancar o progresso do estado, que enfrentava forte crise econômica, decorrente, sobretudo, da queda nos valores do café, seu principal produto de exportação. O Congresso nasceu de uma iniciativa do presidente do estado, Francisco Salles, encabeçada por João Pinheiro da Silva, cujo intuito era ouvir representantes das atividades produtivas. Vindos de diversas regiões, principalmente do Centro, da Mata e do Sul, eles construíram um amplo painel da economia mineira, no qual inseriram questões sobre a educação. Nesta tese, tendo como principais fontes periódicos, legislação e biografias, procurou-se analisar essas manifestações em conjunto e separadamente, identificando autores, objetivos, destinatários e referências para a compreensão do que, na passagem do século XIX para o XX, deveria ser o ensino profissional ou, precisamente, a educação considerada como necessária e propícia ao progresso econômico. O representantes das classes produtoras apresentaram propostas de instrução com enfoques diferenciados com relação ao tipo de ensino, suas modalidades e níveis. Também foi possível identificar aspectos comuns ao debate educacional coetâneo, tais como a atribuição do atraso econômico à falta de instrução que preparasse para o trabalho. Desse modo, os representantes apontaram a necessidade de modificar técnicas, procedimentos, instrumentos e materiais para uma produção mais moderna e racional, e defenderam propostas de formação dos dirigentes das atividades produtivas e dos quadros técnicos e a educação do trabalhador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102016-140237/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102016-140237/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257134610251776