As reformas do ensino público primário como constituintes da política educacional do estado de Minas Gerais (1891-1906)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Irlen Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/467
Resumo: Este artigo apresenta uma análise dos fatores que induziram a produção das reformas educacionais mineiras, nas duas décadas iniciais da República, quando se realizaram as principais mudanças no ensino público primário. Como fontes foram utilizados os Anais do Congresso Mineiro, a legislação educacional, as mensagens e os relatórios dos presidentes. Pode-se afirmar que as reformas assumiram contornos e definições próprios ou desdobramentos ajustados às aptidões étnicas e históricas do Estado, tais como o movimento de difusão, que se deu na direção do litoral para o centro, e a distribuição dos recursos e materialidade das escolas, da cidade para a vila ou distrito. Foram reformas lentas e graduais que buscavam, de forma progressiva, vencer os obstáculos impostos pelas condições hostis do sertão mineiro para levar as luzes da civilização às regiões mais distantes dos grandes centros urbanos.
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