Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Márcia de Andrade
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-17062005-182009/
Resumo: As rápidas mudanças causadas pelo avanço tecnológico e pelo processo de globalização reforçam a necessidade de se redefinir o perfil do engenheiro para atender as exigências tanto do mercado de trabalho como da sociedade. O surgimento de novas técnicas e ferramentas de análise é uma conseqüência natural deste avanço tecnológico e científico e deveria ser rapidamente incorporado a cursos com forte base tecnológica, como a Engenharia. O desafio para que isto efetivamente ocorra é que o tempo dedicado às disciplinas não pode mais ser ampliado para incorporar novos conteúdos. No entanto, a hipótese desta pesquisa é que, ao mesmo tempo em que fazem parte do problema, as novas tecnologias podem fornecer os recursos necessários para a sua solução. Neste contexto, um novo paradigma para o ensino-aprendizagem é necessário, sendo importante para isto, reconhecer não somente o potencial papel do computador e das ferramentas a ele associadas, como também compreender os diferentes estilos de aprendizagem. Diante disto, o objetivo deste trabalho de tese é explorar e avaliar alternativas para adequação do processo de ensino-aprendizagem ao contexto de rápidas e constantes inovações hoje observado, fazendo-se uso de recursos da hipermídia, fundamentada nos conceitos do construtivismo e testada a partir da introdução de conteúdos inovadores em uma disciplina que trata de Planejamento de Transportes. Através dessa disciplina procurou-se avaliar se os alunos seriam capazes, com a abordagem proposta, de absorver novos tópicos sem comprometer o conteúdo programático tradicional. Para tanto, complementou-se o paradigma tradicional com diversas alternativas pedagógicas (trabalhos em grupo, CD educativo, pesquisas na Internet, WebCT, etc.) em uma turma do terceiro ano do curso de Engenharia Civil. Os resultados encontrados indicam que as alternativas consideradas contribuíram de alguma forma para o aprimoramento da metodologia tradicional, apresentando resultados positivos para o aprendizado. Pode-se afirmar assim que a contribuição desse trabalho para o ensino de Engenharia de Transportes foi significativa, na medida em que demonstra que é possível aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, inclusive incorporando novos conteúdos, mesmo diante de uma grade curricular rígida.
id USP_cbe2158ebb5a54d7fca5b33fb12f4e5f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17062005-182009
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes Teaching-learning in a dynamic context – the case of transportation planningalternativas pedagógicasestilos de aprendizagemlearning stylespedagogical alternativesplanejamento de transportesprocesso de ensino-aprendizagemrecursos tecnológicosteaching-learning processtechnological resourcestransportation planningAs rápidas mudanças causadas pelo avanço tecnológico e pelo processo de globalização reforçam a necessidade de se redefinir o perfil do engenheiro para atender as exigências tanto do mercado de trabalho como da sociedade. O surgimento de novas técnicas e ferramentas de análise é uma conseqüência natural deste avanço tecnológico e científico e deveria ser rapidamente incorporado a cursos com forte base tecnológica, como a Engenharia. O desafio para que isto efetivamente ocorra é que o tempo dedicado às disciplinas não pode mais ser ampliado para incorporar novos conteúdos. No entanto, a hipótese desta pesquisa é que, ao mesmo tempo em que fazem parte do problema, as novas tecnologias podem fornecer os recursos necessários para a sua solução. Neste contexto, um novo paradigma para o ensino-aprendizagem é necessário, sendo importante para isto, reconhecer não somente o potencial papel do computador e das ferramentas a ele associadas, como também compreender os diferentes estilos de aprendizagem. Diante disto, o objetivo deste trabalho de tese é explorar e avaliar alternativas para adequação do processo de ensino-aprendizagem ao contexto de rápidas e constantes inovações hoje observado, fazendo-se uso de recursos da hipermídia, fundamentada nos conceitos do construtivismo e testada a partir da introdução de conteúdos inovadores em uma disciplina que trata de Planejamento de Transportes. Através dessa disciplina procurou-se avaliar se os alunos seriam capazes, com a abordagem proposta, de absorver novos tópicos sem comprometer o conteúdo programático tradicional. Para tanto, complementou-se o paradigma tradicional com diversas alternativas pedagógicas (trabalhos em grupo, CD educativo, pesquisas na Internet, WebCT, etc.) em uma turma do terceiro ano do curso de Engenharia Civil. Os resultados encontrados indicam que as alternativas consideradas contribuíram de alguma forma para o aprimoramento da metodologia tradicional, apresentando resultados positivos para o aprendizado. Pode-se afirmar assim que a contribuição desse trabalho para o ensino de Engenharia de Transportes foi significativa, na medida em que demonstra que é possível aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, inclusive incorporando novos conteúdos, mesmo diante de uma grade curricular rígida.The fast changes produced by the technological development and by the globalization process highlight the need for a new profile of an engineer that can meet the demands of the labor market and of the society. The emergence of new techniques and analyses tools is a natural consequence of that technological and scientific development and it should be immediately incorporated into courses with a strong technological basis, such as Engineering. The challenge to do so is the time constraint imposed to disciplines, which can no longer be increased to include additional topics. However, the hypothesis of this research is that although the new technologies are part of the problem, they can also provide the resources needed for its solution. In such a context, a new paradigm for the teaching learning process is required, in which not only the potential role of the computer itself and of the tools associated to are acknowledged, but also the different learning styles of the students should be taken into account. Therefore, the objective of this research work is to search and evaluation of alternatives for adapting the teaching-learning process to the context of fast and constant innovations currently observed. This is achieved by using multimedia resources for exploring concepts of constructivism, tested with the inclusion of innovative concepts in a Transportation Planning discipline. This experiment was meant to evaluate if the students would be able to grasp new topics along with the long-established contents with the proposed approach. The traditional paradigm was then combined with several pedagogical alternatives (team work, educational CD-ROM, research on Internet, WebCT, etc.) in a Civil Engineering attended by third-year students. The results found indicate that the alternatives considered have contributed to some extent, to the improvement of the traditional teaching method, bringing positive outcomes to the learning process. Therefore, one can conclude that this study brought a valuable contribution for Transportation Engineering education, given that the teaching-learning process was improved while making possible the inclusion of new topics even in a very inflexible grid course.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Antonio Nelson Rodrigues daPereira, Márcia de Andrade2005-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-17062005-182009/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-17062005-182009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
Teaching-learning in a dynamic context – the case of transportation planning
title Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
spellingShingle Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
Pereira, Márcia de Andrade
alternativas pedagógicas
estilos de aprendizagem
learning styles
pedagogical alternatives
planejamento de transportes
processo de ensino-aprendizagem
recursos tecnológicos
teaching-learning process
technological resources
transportation planning
title_short Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
title_full Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
title_fullStr Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
title_sort Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico - o caso de planejamento de transportes
author Pereira, Márcia de Andrade
author_facet Pereira, Márcia de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Márcia de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv alternativas pedagógicas
estilos de aprendizagem
learning styles
pedagogical alternatives
planejamento de transportes
processo de ensino-aprendizagem
recursos tecnológicos
teaching-learning process
technological resources
transportation planning
topic alternativas pedagógicas
estilos de aprendizagem
learning styles
pedagogical alternatives
planejamento de transportes
processo de ensino-aprendizagem
recursos tecnológicos
teaching-learning process
technological resources
transportation planning
description As rápidas mudanças causadas pelo avanço tecnológico e pelo processo de globalização reforçam a necessidade de se redefinir o perfil do engenheiro para atender as exigências tanto do mercado de trabalho como da sociedade. O surgimento de novas técnicas e ferramentas de análise é uma conseqüência natural deste avanço tecnológico e científico e deveria ser rapidamente incorporado a cursos com forte base tecnológica, como a Engenharia. O desafio para que isto efetivamente ocorra é que o tempo dedicado às disciplinas não pode mais ser ampliado para incorporar novos conteúdos. No entanto, a hipótese desta pesquisa é que, ao mesmo tempo em que fazem parte do problema, as novas tecnologias podem fornecer os recursos necessários para a sua solução. Neste contexto, um novo paradigma para o ensino-aprendizagem é necessário, sendo importante para isto, reconhecer não somente o potencial papel do computador e das ferramentas a ele associadas, como também compreender os diferentes estilos de aprendizagem. Diante disto, o objetivo deste trabalho de tese é explorar e avaliar alternativas para adequação do processo de ensino-aprendizagem ao contexto de rápidas e constantes inovações hoje observado, fazendo-se uso de recursos da hipermídia, fundamentada nos conceitos do construtivismo e testada a partir da introdução de conteúdos inovadores em uma disciplina que trata de Planejamento de Transportes. Através dessa disciplina procurou-se avaliar se os alunos seriam capazes, com a abordagem proposta, de absorver novos tópicos sem comprometer o conteúdo programático tradicional. Para tanto, complementou-se o paradigma tradicional com diversas alternativas pedagógicas (trabalhos em grupo, CD educativo, pesquisas na Internet, WebCT, etc.) em uma turma do terceiro ano do curso de Engenharia Civil. Os resultados encontrados indicam que as alternativas consideradas contribuíram de alguma forma para o aprimoramento da metodologia tradicional, apresentando resultados positivos para o aprendizado. Pode-se afirmar assim que a contribuição desse trabalho para o ensino de Engenharia de Transportes foi significativa, na medida em que demonstra que é possível aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, inclusive incorporando novos conteúdos, mesmo diante de uma grade curricular rígida.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-17062005-182009/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-17062005-182009/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090799585984512