Dove credi di andare: um estudo inaugural sobre a obra de Francesco Pecoraro no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Leonardo Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-10112022-182359/
Resumo: Francesco Pecoraro, escritor italiano contemporâneo em plena atividade, tem se destacado no meio da crítica literária, especialmente após a publicação de seu primeiro romance, La vita in tempo di pace (2013). Nomes importantes, como Andrea Cortellessa (2013; 2014), apontam ao caráter inexorável da história do protagonista Ivo Brandani, que se desenvolve de trás para frente intercalando uma moldura narrativa no presente com quadros da história recente da Itália. De fato, o primeiro romance de Pecoraro apresenta singular importância na obra do escritor; contudo, há nele temas, personagens, léxico e afins que já estavam presentes nos títulos precedentes do escritor, principalmente em sua primeira obra, o volume de contos publicado em 2007 intitulado Dove credi di andare. Feitas tais explanações, esta dissertação tem por objetivo apresentar Francesco Pecoraro através da análise dos sete contos que compõem o seu primeiro livro, desenvolvendo, para isso, três eixos: no primeiro, tecem-se considerações sobre a vida e a obra de Pecoraro, de modo a trazer à luz a trajetória do escritor precedente e posterior à publicação de Dove credi di andare, inclusive discorrendo sobre os seus outros livros e sobre a sua posição no cenário literário italiano contemporâneo, dos ?anos zero\' (DONNARUMMA, 2014); no segundo, passando à análise particular do estilo dos contos, busca-se pensar sobre os elementos que dão ao volume uma unidade narrativa que justifique a expressiva continuidade entre eles; e o terceiro aponta à poética do homem médio, conceito criado para demonstrar como a mediocridade dos protagonistas advém de um malestar do sujeito no tempo presente (chamado -hipermoderno? pelo filósofo Gilles Lipovetsky (2004)), herdeiro do personagem inetto, cujo arquétipo está em grande parte da obra do escritor italiano Italo Svevo (1861-1928). Chega-se à conclusão de que a obra de Francesco Pecoraro representa uma inovação que vale a pena ser trazida ao conhecimento do público brasileiro, sendo que, nas análises iniciais e inéditas que se seguem, ficarão demonstrados os três eixos supracitados, de modo que se abram novas possibilidades de pesquisa sobre a obra desse escritor no Brasil.
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De fato, o primeiro romance de Pecoraro apresenta singular importância na obra do escritor; contudo, há nele temas, personagens, léxico e afins que já estavam presentes nos títulos precedentes do escritor, principalmente em sua primeira obra, o volume de contos publicado em 2007 intitulado Dove credi di andare. Feitas tais explanações, esta dissertação tem por objetivo apresentar Francesco Pecoraro através da análise dos sete contos que compõem o seu primeiro livro, desenvolvendo, para isso, três eixos: no primeiro, tecem-se considerações sobre a vida e a obra de Pecoraro, de modo a trazer à luz a trajetória do escritor precedente e posterior à publicação de Dove credi di andare, inclusive discorrendo sobre os seus outros livros e sobre a sua posição no cenário literário italiano contemporâneo, dos ?anos zero\' (DONNARUMMA, 2014); no segundo, passando à análise particular do estilo dos contos, busca-se pensar sobre os elementos que dão ao volume uma unidade narrativa que justifique a expressiva continuidade entre eles; e o terceiro aponta à poética do homem médio, conceito criado para demonstrar como a mediocridade dos protagonistas advém de um malestar do sujeito no tempo presente (chamado -hipermoderno? pelo filósofo Gilles Lipovetsky (2004)), herdeiro do personagem inetto, cujo arquétipo está em grande parte da obra do escritor italiano Italo Svevo (1861-1928). Chega-se à conclusão de que a obra de Francesco Pecoraro representa uma inovação que vale a pena ser trazida ao conhecimento do público brasileiro, sendo que, nas análises iniciais e inéditas que se seguem, ficarão demonstrados os três eixos supracitados, de modo que se abram novas possibilidades de pesquisa sobre a obra desse escritor no Brasil.Francesco Pecoraro, a contemporary Italian writer still active today, has been a prominent name in literary criticism, especially after his first novel, La vita in tempo di pace (2013), was published. Furthermore, critical scholars, such as Andrea Cortellessa (2013; 2014), draw attention to the inexorable character of the story of the protagonist Ivo Bradani, whose development works backward, interspersing a narrative frame in the present with recent moments of Italian history. Indeed, Pecoraro\'s first novel has particular relevance in the writer\'s career. However, it presents themes, characters, vocabulary, and more that were already present in the author\'s previous works, especially his earliest, a book of short stories published in 2007 whose title is Dove credi di andare. After these considerations, this dissertation aims to introduce Francesco Pecoraro through the study of the seven short stories that compose his first book, from the development of three axes of analysis: first, considerations are made about Francesco Pecoraro\'s life and work, in order to bring out the writer\'s previous and subsequent legacy related to Dove credi di andare, along with comments about his other books and his position in the contemporary Italian literary scenario, the ?anos zero\' (DONNARUMMA, 2014); second, the intention is to reflect about the elements that provide a narrative unit to the book and an expressive continuity between the short stories from the particular analysis of their style; finally, the third axe points to the middle man poetic, a concept created to demonstrate how the protagonists\' mediocrity comes from the unease of the subject in the present times (called -hypermodern? by the philosopher Gilles Lipovetsky (2004)), inheritor of the inetto character, which archetype appears mainly in the work of the Italian writer Italo Svevo. In conclusion, it is possible to observe that Francesco Pecoraro\'s works represent an innovation worth bringing to the Brazilian public\'s knowledge, considering that this preliminary and unprecedented analysis will illustrate the three mentioned axes, so new possibilities to study Pecoraro\'s books can arise in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBona, Fabiano DallaAguiar, Leonardo Ferreira2022-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-10112022-182359/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-10112022-182359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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