Análise da demanda de batata no mercado paulistano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiesel, Paulo Augusto
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20231122-100915/
Resumo: É crescente a importância da batata entre os produtos para alimentação, apresentando elevada potencialidade no abastecimento do País. Sua demanda, superficialmente estudada torna difícil a compreensão e previsão das alterações das variáveis econômicas de mercado. Na presente pesquisa procurou-se estudar a influência de fatores de natureza econômica e mercadológica na formação de seus preços através de sua demanda. Foram utilizados dados levantados em primeira operação no entreposto cerealista paulistano no ano agrícola 1979/80. A análise revelou que: a) embora as quantidades ofertadas sejam importantes, outras variáveis também exercem influência sobre os preços. b) as variações cíclicas das disponibilidades financeiras do consumidor têm sensível ação na demanda de mercado de batata. Notadamente influem os reajustes salariais e o recebimento do 13º salário. Em ciclo mensal, a semana após recebimento do salário não acusou sensível alteração na referida procura. c) nas épocas mais frias do ano há maior demanda por batata. Não obstante se admita maior demanda, reconhece-se que nestas ocasiões, geralmente associadas a chuvas, haja redução na disponibilidade do produto, que também motiva elevação de preços. d) confirma-se a crença comum nos meios comerciais que, durante o período de férias escolares, a procura de batata cai, não se confirmaram, entretanto, tais alterações por ocasião do Natal e Quaresma. e) a procura de mercado aumenta quando há predomínio de variedades do grupo “lisa”. O consumidor demonstra sua preferência pagando mais pela batata desse grupo. f) a forma de apresentação do produto tem sensível influência na demanda. O produto lavado tem maior procura no mercado. g) o aumento da área de comércio influi na demanda de batata, ocasionando a elevação dos preços.
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