Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Julio Cesar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-03102018-143043/
Resumo: O senso de urgência para a preservação do planeta e a gestão responsável das organizações, ocupa uma posição de destaque no início do século XXI, na agenda de corporações, escolas de negócios, governos e organizações sem fins lucrativos. O Principles for Responsible Management Education (PRME) surgiu em 2007, como uma resposta à demanda de organizações participantes do Pacto Global da ONU (UN Global Compact), para a formação de líderes responsáveis e compromissados com o desenvolvimento sustentável. Atualmente a iniciativa PRME tem uma estrutura composta por aproximadamente 700 escolas de negócios, distribuídas em 85 países. Apesar de ser uma rede com mais de 10 anos de existência, com alcance global, nenhuma pesquisa até então investigou o PRME sob o enfoque das redes interorganizacionais e suas variáveis determinantes de efetividade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se o PRME é uma rede interorganizacional efetiva no nível da rede inteira, identificando as relações lógicas das suas características. Uma primeira análise qualitativa de conteúdo investiga documentos institucionais do PRME em busca da comprovação de sua efetividade, posteriormente, são analisados os relatórios de progresso individuais de membros exemplares, chamados PRME Champions, para a avaliação das variáveis que contribuem positivamente para a efetividade no nível da rede. Seis proposições são extraídas da revisão da literatura para serem discutidas empiricamente. As contribuições desta pesquisa são o fornecimento de subsídios teórico-empíricos sobre governança aos stakeholders de redes em busca de efetividade, em especial ao PRME, e a ampliação da compreensão no campo teórico sobre redes interorganizacionais. A pesquisa demonstra efeitos positivos do modo de governança, da estrutura, do funcionamento e do contexto sobre a efetividade no nível da rede inteira. Os dados apresentaram como determinantes da efetividade da rede os seguintes aspectos: existência de controle por organizações externas, organização, sistema de reuniões, agenda escrita, a transparência na comunicação à comunidade externa, o relacionamento dos gestores da rede com agentes externos, a liderança ativa, a liderança em rede, a estabilidade do ambiente, a presença de cultura cívica e o senso de colaboração e cooperação. A existência de comitê de direção, planejamento conjunto da rede, regras formalizadas e a negociação das direções da rede com stakeholders, exercem efeito moderado sobre a efetividade da rede.
id USP_ccca77969702148b10b4e53ffa7f5aac
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03102018-143043
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsávelEffectiveness at the interorganizational level of a network for responsible management educationEducação em gestão responsável ; Efetividade no nível da rede ; Governança de redes ; Principles for responsible management education ; PRME ; Rede inEffectiveness at the network level ; Interorganizational network ; Network governance ; Principles for responsible management education ; PRME ; RespoO senso de urgência para a preservação do planeta e a gestão responsável das organizações, ocupa uma posição de destaque no início do século XXI, na agenda de corporações, escolas de negócios, governos e organizações sem fins lucrativos. O Principles for Responsible Management Education (PRME) surgiu em 2007, como uma resposta à demanda de organizações participantes do Pacto Global da ONU (UN Global Compact), para a formação de líderes responsáveis e compromissados com o desenvolvimento sustentável. Atualmente a iniciativa PRME tem uma estrutura composta por aproximadamente 700 escolas de negócios, distribuídas em 85 países. Apesar de ser uma rede com mais de 10 anos de existência, com alcance global, nenhuma pesquisa até então investigou o PRME sob o enfoque das redes interorganizacionais e suas variáveis determinantes de efetividade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se o PRME é uma rede interorganizacional efetiva no nível da rede inteira, identificando as relações lógicas das suas características. Uma primeira análise qualitativa de conteúdo investiga documentos institucionais do PRME em busca da comprovação de sua efetividade, posteriormente, são analisados os relatórios de progresso individuais de membros exemplares, chamados PRME Champions, para a avaliação das variáveis que contribuem positivamente para a efetividade no nível da rede. Seis proposições são extraídas da revisão da literatura para serem discutidas empiricamente. As contribuições desta pesquisa são o fornecimento de subsídios teórico-empíricos sobre governança aos stakeholders de redes em busca de efetividade, em especial ao PRME, e a ampliação da compreensão no campo teórico sobre redes interorganizacionais. A pesquisa demonstra efeitos positivos do modo de governança, da estrutura, do funcionamento e do contexto sobre a efetividade no nível da rede inteira. Os dados apresentaram como determinantes da efetividade da rede os seguintes aspectos: existência de controle por organizações externas, organização, sistema de reuniões, agenda escrita, a transparência na comunicação à comunidade externa, o relacionamento dos gestores da rede com agentes externos, a liderança ativa, a liderança em rede, a estabilidade do ambiente, a presença de cultura cívica e o senso de colaboração e cooperação. A existência de comitê de direção, planejamento conjunto da rede, regras formalizadas e a negociação das direções da rede com stakeholders, exercem efeito moderado sobre a efetividade da rede.The sense of urgency for the preservation of the planet and responsible management of organizations occupies a prominent position in the early 21st century, on the agenda of corporations, business schools, governments, and non-profit organizations. The Principles for Responsible Management Education (PRME) emerged in 2007 as a response to the demand of participating UN Global Compact organizations for the education of responsible and committed leaders in sustainable development. Currently, the PRME initiative has a structure composed of about 700 business schools, distributed in 85 countries. Despite being a network with more than 10 years of existence, with global reach, none research investigated the PRME under the approach of interorganizational networks and their determinants of effectiveness. The general aim of this research is to verify if the PRME is an effective interorganizational network at the whole network level, identifying the logical relations of its characteristics. A first qualitative content analysis investigates PRME institutional documents to prove its effectiveness, and then the individual progress reports of exemplary members, called the PRME Champions, are analyzed for the evaluation of variables that contribute to the effectiveness at the network level. Six propositions are drawn from the literature review to be discussed empirically. The contributions of this research are the provision of theoretical and empirical subsidies on governance to network stakeholders in search of effectiveness, the PRME in particular, and expansion of understanding in the theoretical field on interorganizational networks. Research shows positive effects of governance, structure, functioning, and context on effectiveness at the whole network level. The data presented as determinants of the network effectiveness the following aspects: the existence of external control, meeting organization, written agenda, transparency in communication to the external community, active leadership, network leadership, the relationship of network managers with external agents, the presence of civic culture, and the sense of collaboration and cooperation. The existence of a steering committee, joint planning of the network, formalized rules, and the negotiation of network directions with stakeholders, has a moderate effect on the network effectiveness.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaldana, Adriana Cristina FerreiraBorges, Julio Cesar2018-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-03102018-143043/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-03102018-143043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável
Effectiveness at the interorganizational level of a network for responsible management education
title Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável
spellingShingle Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável
Borges, Julio Cesar
Educação em gestão responsável ; Efetividade no nível da rede ; Governança de redes ; Principles for responsible management education ; PRME ; Rede in
Effectiveness at the network level ; Interorganizational network ; Network governance ; Principles for responsible management education ; PRME ; Respo
title_short Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável
title_full Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável
title_fullStr Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável
title_full_unstemmed Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável
title_sort Efetividade no nível interorganizacional de uma rede para a educação em gestão responsável
author Borges, Julio Cesar
author_facet Borges, Julio Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldana, Adriana Cristina Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Julio Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em gestão responsável ; Efetividade no nível da rede ; Governança de redes ; Principles for responsible management education ; PRME ; Rede in
Effectiveness at the network level ; Interorganizational network ; Network governance ; Principles for responsible management education ; PRME ; Respo
topic Educação em gestão responsável ; Efetividade no nível da rede ; Governança de redes ; Principles for responsible management education ; PRME ; Rede in
Effectiveness at the network level ; Interorganizational network ; Network governance ; Principles for responsible management education ; PRME ; Respo
description O senso de urgência para a preservação do planeta e a gestão responsável das organizações, ocupa uma posição de destaque no início do século XXI, na agenda de corporações, escolas de negócios, governos e organizações sem fins lucrativos. O Principles for Responsible Management Education (PRME) surgiu em 2007, como uma resposta à demanda de organizações participantes do Pacto Global da ONU (UN Global Compact), para a formação de líderes responsáveis e compromissados com o desenvolvimento sustentável. Atualmente a iniciativa PRME tem uma estrutura composta por aproximadamente 700 escolas de negócios, distribuídas em 85 países. Apesar de ser uma rede com mais de 10 anos de existência, com alcance global, nenhuma pesquisa até então investigou o PRME sob o enfoque das redes interorganizacionais e suas variáveis determinantes de efetividade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar se o PRME é uma rede interorganizacional efetiva no nível da rede inteira, identificando as relações lógicas das suas características. Uma primeira análise qualitativa de conteúdo investiga documentos institucionais do PRME em busca da comprovação de sua efetividade, posteriormente, são analisados os relatórios de progresso individuais de membros exemplares, chamados PRME Champions, para a avaliação das variáveis que contribuem positivamente para a efetividade no nível da rede. Seis proposições são extraídas da revisão da literatura para serem discutidas empiricamente. As contribuições desta pesquisa são o fornecimento de subsídios teórico-empíricos sobre governança aos stakeholders de redes em busca de efetividade, em especial ao PRME, e a ampliação da compreensão no campo teórico sobre redes interorganizacionais. A pesquisa demonstra efeitos positivos do modo de governança, da estrutura, do funcionamento e do contexto sobre a efetividade no nível da rede inteira. Os dados apresentaram como determinantes da efetividade da rede os seguintes aspectos: existência de controle por organizações externas, organização, sistema de reuniões, agenda escrita, a transparência na comunicação à comunidade externa, o relacionamento dos gestores da rede com agentes externos, a liderança ativa, a liderança em rede, a estabilidade do ambiente, a presença de cultura cívica e o senso de colaboração e cooperação. A existência de comitê de direção, planejamento conjunto da rede, regras formalizadas e a negociação das direções da rede com stakeholders, exercem efeito moderado sobre a efetividade da rede.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-03102018-143043/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-03102018-143043/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256700352987136