Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, André Luís
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75134/tde-28112013-114502/
Resumo: O estudo e observação de Sistemas Químicos Oscilantes vêm se destacando como importante campo de pesquisa da ciência química contemporânea. Tais sistemas têm como comportamento notório principal a variação periódica da concentração de um intermediário de reação química. Sua compreensão vem estimulando debates que transcendem o escopo químico e estabelecem relações com outras disciplinas científicas, e mais marcadamente, o estudo de sistemas complexos em geral. O ensino de sistemas químicos oscilantes, em específico, e de sistemas complexos, em geral, se apresenta na atualidade como desafio necessário e estimulante. Neste trabalho optou-se por tentar contribuir neste esforço, utilizando-se da noção de obstáculos epistemológicos inicialmente estabelecida pelo filósofo francês Gastón Bachelard. O conceito de obstáculos epistemológicos apresentou-se nas últimas décadas como importante ferramenta na abordagem das relações de ensino-aprendizagem de conceitos das ciências contemporâneas. Existem diferentes tipos de obstáculos epistemológicos, entre eles: experiência primeira, conhecimento geral, obstáculo verbal, conhecimento unitário e pragmático e obstáculo animista. Neste trabalho surge a proposta de utilizar a noção de obstáculo epistemológico voltada ao ensino de conceitos da complexidade pertinentes aos Sistemas Químicos Oscilantes. Foram analisadas as presenças de obstáculos epistemológicos em textos didáticos de ensino de sistemas químicos oscilantes. Os textos didáticos escolhidos foram artigos científicos da área de ensino de química voltados ao ensino de sistemas químicos oscilantes, livros didáticos usados em cursos de graduação e livros de divulgação científica. Foram analisados os conteúdos integrais de sete artigos científicos da área de ensino de química voltados ao tema reações químicas oscilantes. Foram também analisadas as seções referentes a reações químicas oscilantes de quatro livros didáticos utilizados em cursos de graduação da USP devotadas ao ensino de sistemas caóticos. Foram também analisadas as seções referentes a reações químicas oscilantes de quatro livros de divulgação científica que abordaram o tema sistemas químicos oscilantes. Foram encontrados grande número de obstáculos da experiência primeira e obstáculos animistas em livros didáticos e um grande número de obstáculos verbais em livros de divulgação científica. Todos os tipos de obstáculos epistemológicos listados foram identificados ao menos uma vez em algum dos textos. Demonstrou-se a viabilidade de aplicação do conceito de obstáculos epistemológicos em textos didáticos de ensino de sistemas químicos oscilantes.
id USP_cd023bf377ce83b51d73d65c5e9133e3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28112013-114502
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantesStudy and aplication of referential bachelardean to teaching oscillating chemical systemscomplexidadecomplexityepistemological obstaclesobstáculos epistemológicososcillating chemical systemssistemas químicos oscilantesO estudo e observação de Sistemas Químicos Oscilantes vêm se destacando como importante campo de pesquisa da ciência química contemporânea. Tais sistemas têm como comportamento notório principal a variação periódica da concentração de um intermediário de reação química. Sua compreensão vem estimulando debates que transcendem o escopo químico e estabelecem relações com outras disciplinas científicas, e mais marcadamente, o estudo de sistemas complexos em geral. O ensino de sistemas químicos oscilantes, em específico, e de sistemas complexos, em geral, se apresenta na atualidade como desafio necessário e estimulante. Neste trabalho optou-se por tentar contribuir neste esforço, utilizando-se da noção de obstáculos epistemológicos inicialmente estabelecida pelo filósofo francês Gastón Bachelard. O conceito de obstáculos epistemológicos apresentou-se nas últimas décadas como importante ferramenta na abordagem das relações de ensino-aprendizagem de conceitos das ciências contemporâneas. Existem diferentes tipos de obstáculos epistemológicos, entre eles: experiência primeira, conhecimento geral, obstáculo verbal, conhecimento unitário e pragmático e obstáculo animista. Neste trabalho surge a proposta de utilizar a noção de obstáculo epistemológico voltada ao ensino de conceitos da complexidade pertinentes aos Sistemas Químicos Oscilantes. Foram analisadas as presenças de obstáculos epistemológicos em textos didáticos de ensino de sistemas químicos oscilantes. Os textos didáticos escolhidos foram artigos científicos da área de ensino de química voltados ao ensino de sistemas químicos oscilantes, livros didáticos usados em cursos de graduação e livros de divulgação científica. Foram analisados os conteúdos integrais de sete artigos científicos da área de ensino de química voltados ao tema reações químicas oscilantes. Foram também analisadas as seções referentes a reações químicas oscilantes de quatro livros didáticos utilizados em cursos de graduação da USP devotadas ao ensino de sistemas caóticos. Foram também analisadas as seções referentes a reações químicas oscilantes de quatro livros de divulgação científica que abordaram o tema sistemas químicos oscilantes. Foram encontrados grande número de obstáculos da experiência primeira e obstáculos animistas em livros didáticos e um grande número de obstáculos verbais em livros de divulgação científica. Todos os tipos de obstáculos epistemológicos listados foram identificados ao menos uma vez em algum dos textos. Demonstrou-se a viabilidade de aplicação do conceito de obstáculos epistemológicos em textos didáticos de ensino de sistemas químicos oscilantes.The study and observation of Oscillating Chemical Systems have been highlighted as an important research field of chemical science contemporary. Such systems are notorious behavior as the main periodic variation of the concentration of an intermediate chemical reaction. Your understanding is stimulating debates that transcend the scope of chemical and establish relationships with other scientific disciplines, and most notably, the study of complex systems in general. The teaching of chemical oscillating systems, in particular, and complex systems in general, is presented nowadays as necessary and stimulating challenge. In this work it was decided to try to contribute in this effort, using the notion of epistemological obstacles initially established by the philosopher Gaston Bachelard. The concept of epistemological obstacle presented itself in recent decades as an important tool in addressing the relationships of teaching and learning of contemporary science concepts. There are different kinds of epistemological obstacles, among them: first experience, geral knowledge, verbal obstacle, pragmatic and unitary knowledge and animist obstacle . This work comes propose to use the notion of epistemological obstacle to teach the complexity of concepts relevant to oscillating chemical system .We analyzed the presence of epistemological obstacles in textbooks that have teaching oscillating chemical systems. The selected texts were scientific articles in the area of chemical education aimed at teaching oscillating chemical systems, books used in undergraduate and some popular science books. We analyzed the entire contents of seven papers in the area of chemical education geared to the theme oscillating chemical reactions. We also analyzed the sections pertaining to oscillating chemical reactions of four textbooks used in undergraduate courses devoted to teaching the chaotic systems at USP . We also analyzed the sections pertaining to oscillating chemical reactions of four popular science books that addressed the issue of oscillating chemical systems. We found many first experiences and animists obstacles in textbooks and a large number of verbal obstacles in popular science books. All kinds of epistemological obstacles identified were listed at least once at some of the texts. The results confirm the feasibility of applying the concept of epistemological obstacles in textbooks teaching oscillating chemical systems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCurvelo, Antonio Aprigio da SilvaMartins, André Luís2013-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75134/tde-28112013-114502/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-28112013-114502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes
Study and aplication of referential bachelardean to teaching oscillating chemical systems
title Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes
spellingShingle Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes
Martins, André Luís
complexidade
complexity
epistemological obstacles
obstáculos epistemológicos
oscillating chemical systems
sistemas químicos oscilantes
title_short Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes
title_full Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes
title_fullStr Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes
title_full_unstemmed Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes
title_sort Estudo e aplicação do referencial bachelardiano de obstáculos epistemológicos no ensino de sistemas químicos oscilantes
author Martins, André Luís
author_facet Martins, André Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curvelo, Antonio Aprigio da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, André Luís
dc.subject.por.fl_str_mv complexidade
complexity
epistemological obstacles
obstáculos epistemológicos
oscillating chemical systems
sistemas químicos oscilantes
topic complexidade
complexity
epistemological obstacles
obstáculos epistemológicos
oscillating chemical systems
sistemas químicos oscilantes
description O estudo e observação de Sistemas Químicos Oscilantes vêm se destacando como importante campo de pesquisa da ciência química contemporânea. Tais sistemas têm como comportamento notório principal a variação periódica da concentração de um intermediário de reação química. Sua compreensão vem estimulando debates que transcendem o escopo químico e estabelecem relações com outras disciplinas científicas, e mais marcadamente, o estudo de sistemas complexos em geral. O ensino de sistemas químicos oscilantes, em específico, e de sistemas complexos, em geral, se apresenta na atualidade como desafio necessário e estimulante. Neste trabalho optou-se por tentar contribuir neste esforço, utilizando-se da noção de obstáculos epistemológicos inicialmente estabelecida pelo filósofo francês Gastón Bachelard. O conceito de obstáculos epistemológicos apresentou-se nas últimas décadas como importante ferramenta na abordagem das relações de ensino-aprendizagem de conceitos das ciências contemporâneas. Existem diferentes tipos de obstáculos epistemológicos, entre eles: experiência primeira, conhecimento geral, obstáculo verbal, conhecimento unitário e pragmático e obstáculo animista. Neste trabalho surge a proposta de utilizar a noção de obstáculo epistemológico voltada ao ensino de conceitos da complexidade pertinentes aos Sistemas Químicos Oscilantes. Foram analisadas as presenças de obstáculos epistemológicos em textos didáticos de ensino de sistemas químicos oscilantes. Os textos didáticos escolhidos foram artigos científicos da área de ensino de química voltados ao ensino de sistemas químicos oscilantes, livros didáticos usados em cursos de graduação e livros de divulgação científica. Foram analisados os conteúdos integrais de sete artigos científicos da área de ensino de química voltados ao tema reações químicas oscilantes. Foram também analisadas as seções referentes a reações químicas oscilantes de quatro livros didáticos utilizados em cursos de graduação da USP devotadas ao ensino de sistemas caóticos. Foram também analisadas as seções referentes a reações químicas oscilantes de quatro livros de divulgação científica que abordaram o tema sistemas químicos oscilantes. Foram encontrados grande número de obstáculos da experiência primeira e obstáculos animistas em livros didáticos e um grande número de obstáculos verbais em livros de divulgação científica. Todos os tipos de obstáculos epistemológicos listados foram identificados ao menos uma vez em algum dos textos. Demonstrou-se a viabilidade de aplicação do conceito de obstáculos epistemológicos em textos didáticos de ensino de sistemas químicos oscilantes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75134/tde-28112013-114502/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75134/tde-28112013-114502/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091162054590464