A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Érica Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21052007-094419/
Resumo: As dificuldades de aprendizagem sobre estatística e suas aplicações simplesmente em razão da matemática envolvida, principalmente, pelos alunos dos cursos de humanas, fazem dela um desafio para o professor que a ministra e também para o aluno que aprende. Assim, esta tese busca mostrar o quanto à elaboração e o desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação tipo teste em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho faz parte do projeto virtual denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística, e que está fundamentado em três dimensões: Pedagogia Virtual, Tecnologia da Comunicação e Processo de Validação. Para a criação dessa ferramenta de avaliação tipo teste online foi necessário, primeiramente, a elaboração de um protocolo para desenvolvimento e implementação desse sistema no LaViE. A metodologia, então, foi baseada em três etapas: 1) elaboração do protocolo fundamentado na pesquisa exploratória de pedagogia virtual com base na teoria sobre processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de um conjunto de regras e passos que balizasse a criação de questões testes on-line com níveis diferentes de ?adaptação? pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III); 2) implementação dessa ferramenta de avaliação no LaViE (teste seu conhecimento), com o desenvolvimento das questões baseadas nos assuntos sobre análise estatística multivariada e; 3) avaliação quantitativa da opinião dos alunos (usuários) quanto à usabilidade do sistema ?teste seu conhecimento? desenvolvido. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi ministrada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005 como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Essas três etapas finalizadas deram condição de existência de uma ferramenta que faz parte de uma das três dimensões citadas do LaViE ? Processo de Validação.
id USP_ce52f120f034cc85fa15e88eb310e1dd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21052007-094419
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViEOnline evaluation process used as support to presencial teaching : development and analysis at the virtual laboratory of statistics applied to business management - LaViEAnálise multivariadaAvaliação da aprendizagemDistance educationEducação a distânciaEstatísticaLearning evaluationMultivariate statistical analysisAs dificuldades de aprendizagem sobre estatística e suas aplicações simplesmente em razão da matemática envolvida, principalmente, pelos alunos dos cursos de humanas, fazem dela um desafio para o professor que a ministra e também para o aluno que aprende. Assim, esta tese busca mostrar o quanto à elaboração e o desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação tipo teste em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho faz parte do projeto virtual denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística, e que está fundamentado em três dimensões: Pedagogia Virtual, Tecnologia da Comunicação e Processo de Validação. Para a criação dessa ferramenta de avaliação tipo teste online foi necessário, primeiramente, a elaboração de um protocolo para desenvolvimento e implementação desse sistema no LaViE. A metodologia, então, foi baseada em três etapas: 1) elaboração do protocolo fundamentado na pesquisa exploratória de pedagogia virtual com base na teoria sobre processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de um conjunto de regras e passos que balizasse a criação de questões testes on-line com níveis diferentes de ?adaptação? pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III); 2) implementação dessa ferramenta de avaliação no LaViE (teste seu conhecimento), com o desenvolvimento das questões baseadas nos assuntos sobre análise estatística multivariada e; 3) avaliação quantitativa da opinião dos alunos (usuários) quanto à usabilidade do sistema ?teste seu conhecimento? desenvolvido. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi ministrada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005 como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Essas três etapas finalizadas deram condição de existência de uma ferramenta que faz parte de uma das três dimensões citadas do LaViE ? Processo de Validação.The mathematical knowledge involved in the process of learning statistics and its applications, brings about difficulties to the Humanities department students, thus making it a challenge not only to those who teach it but also to the ones who learn it. Therefore, this work aims at showing the contribution the elaboration and development of a tool such as an online evaluation test can give, as a support to the presencial teaching of the study of multivariate statistical resources, to the FEARP/USP Business Management undergraduate students, registered in Applied Statistics to Business Management II. This study is part of a virtual project named LaViE which is a virtual environment of teaching-learning of Statistics based on three dimensions: Virtual Pedagogy, Communication Technology and Validation Process. For the development and implementation of the online evaluation test in the LaViE project, a protocol was elaborated. The methodology involved is based on three phases: 1) protocol production built on the virtual pedagogy exploratory research founded on the theory concerning the teaching-learning process in order to develop a set of rules and measures which support the creation of online test problems presenting different levels of adaptation for each module of the mentioned discipline. Thus, three levels of adaptation were created: basic (I), intermediate (II), and advanced (III); 2) implementation of such evaluation tool in the LaViE project (test your knowledge) by developing questions based on topics about multivariate statistical analysis; 3) quantitative evaluation of the users? opinion as to the usability of the ?test your knowledge? system. Data were collected in two distinct occasions: second semester of 2005, as a pilot project, and second semester of 2006, what enabled a comparative analysis of the system by the users at two different moments. This survey was conducted by means of two questionnaires completed in class by the students, being the first before the presencial discipline evaluation, and the second immediately after it. At the completion of the three phases previously mentioned, the Validation Process was obtained.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Marcio Mattos Borges deMarques, Érica Ferreira2007-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21052007-094419/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-21052007-094419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
Online evaluation process used as support to presencial teaching : development and analysis at the virtual laboratory of statistics applied to business management - LaViE
title A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
spellingShingle A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
Marques, Érica Ferreira
Análise multivariada
Avaliação da aprendizagem
Distance education
Educação a distância
Estatística
Learning evaluation
Multivariate statistical analysis
title_short A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
title_full A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
title_fullStr A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
title_full_unstemmed A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
title_sort A utilização do processo de avaliação on-line como apoio ao ensino presencial: desenvolvimento e análise junto ao laboratório virtual de estatística aplicada à administração - LaViE
author Marques, Érica Ferreira
author_facet Marques, Érica Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcio Mattos Borges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Érica Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Avaliação da aprendizagem
Distance education
Educação a distância
Estatística
Learning evaluation
Multivariate statistical analysis
topic Análise multivariada
Avaliação da aprendizagem
Distance education
Educação a distância
Estatística
Learning evaluation
Multivariate statistical analysis
description As dificuldades de aprendizagem sobre estatística e suas aplicações simplesmente em razão da matemática envolvida, principalmente, pelos alunos dos cursos de humanas, fazem dela um desafio para o professor que a ministra e também para o aluno que aprende. Assim, esta tese busca mostrar o quanto à elaboração e o desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação tipo teste em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho faz parte do projeto virtual denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística, e que está fundamentado em três dimensões: Pedagogia Virtual, Tecnologia da Comunicação e Processo de Validação. Para a criação dessa ferramenta de avaliação tipo teste online foi necessário, primeiramente, a elaboração de um protocolo para desenvolvimento e implementação desse sistema no LaViE. A metodologia, então, foi baseada em três etapas: 1) elaboração do protocolo fundamentado na pesquisa exploratória de pedagogia virtual com base na teoria sobre processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de um conjunto de regras e passos que balizasse a criação de questões testes on-line com níveis diferentes de ?adaptação? pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III); 2) implementação dessa ferramenta de avaliação no LaViE (teste seu conhecimento), com o desenvolvimento das questões baseadas nos assuntos sobre análise estatística multivariada e; 3) avaliação quantitativa da opinião dos alunos (usuários) quanto à usabilidade do sistema ?teste seu conhecimento? desenvolvido. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi ministrada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005 como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Essas três etapas finalizadas deram condição de existência de uma ferramenta que faz parte de uma das três dimensões citadas do LaViE ? Processo de Validação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21052007-094419/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21052007-094419/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090955771379712