Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Danilo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-17112017-105454/
Resumo: A presente Dissertação se constrói em decorrência de uma investigação sobre como pode se dar o ato da \"insistência\" na criação em dança. Para tanto, a discussão sobre insistência se desenvolve objetivando olhar para o processo criativo do espetáculo de dança Corpo Desconhecido da bailarina e coreógrafa Cinthia Kunifas. Entre ensaios e apresentações, o espetáculo aqui em questão durou doze anos, e neste tempo contínuo e não urgente, Kunifas insistentemente permaneceu em um mesmo modo de estar e viver a cena a partir de uma questão de origem. Portanto, para desenvolver um argumento sobre a \"insistência\" na criação em dança, o texto se apoia nas referências teóricas de Jorge de Albuquerque Vieira (2000 e 2006) e Adriana Bitencourt Machado (2001 e 2005), que estudam o conceito de \"permanência\" da Teoria Geral dos Sistemas. Outra referência trazida para argumentação é o entendimento sobre o processo de criação abordado por Cecília Almeida Salles (2006 e 2011). Por fim, o discurso deste texto se apoia em tais referências almejando pensar a \"insistência\" como uma estratégia de sobrevivência e como um estado de existência contínua que pode levar o artista ao aprofundamento de sua questão original sem ter pressa para que isto aconteça.
id USP_ce5ff7731555b0b0eb7100b501f84440
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17112017-105454
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança-continuidadeContinuityCreation in Dancecriação em dançaInsistenceinsistênciaPermanencepermanênciaA presente Dissertação se constrói em decorrência de uma investigação sobre como pode se dar o ato da \"insistência\" na criação em dança. Para tanto, a discussão sobre insistência se desenvolve objetivando olhar para o processo criativo do espetáculo de dança Corpo Desconhecido da bailarina e coreógrafa Cinthia Kunifas. Entre ensaios e apresentações, o espetáculo aqui em questão durou doze anos, e neste tempo contínuo e não urgente, Kunifas insistentemente permaneceu em um mesmo modo de estar e viver a cena a partir de uma questão de origem. Portanto, para desenvolver um argumento sobre a \"insistência\" na criação em dança, o texto se apoia nas referências teóricas de Jorge de Albuquerque Vieira (2000 e 2006) e Adriana Bitencourt Machado (2001 e 2005), que estudam o conceito de \"permanência\" da Teoria Geral dos Sistemas. Outra referência trazida para argumentação é o entendimento sobre o processo de criação abordado por Cecília Almeida Salles (2006 e 2011). Por fim, o discurso deste texto se apoia em tais referências almejando pensar a \"insistência\" como uma estratégia de sobrevivência e como um estado de existência contínua que pode levar o artista ao aprofundamento de sua questão original sem ter pressa para que isto aconteça.This dissertation is constructed as a result of an investigation about how the act of \"insistence\" in creation in dance can be made. For that, the discussion about insistence is developed aiming at the creative process of the dance spetacle Corpo Desconhecido, interpreted by the dancer and choreographer Cinthia Kunifas. Between rehearsals and presentations, the spetacle focused here lasted for twelve years, and in this continuous and non-urgent time, Kunifas insistently remained in a same way of being and living the scene from an original matter. Therefore, to develop an argument about \"insistence\" in creation in dance, the text is based on Jorge de Albuquerque Vieira\'s (2000 and 2006) and Adriana Bitencourt Machado\'s (2001 and 2005) theoretical contributions, authors who study the concept of \"permanence\" from the General Theory of Systems. Another reference brought to the argumentation is the understanding about the creation process approached by Cecília Almeida Salles (2006 and 2011). Finally, the discourse of this text is based on such references aiming to think \"insistence\" as a survival strategy and as a state of continuous existence that can lead the artist to deepen his original question without being in a hurry to make something happen.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Sayonara SousaSilveira, Danilo2017-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-17112017-105454/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-17112017-105454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
-
title Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
spellingShingle Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
Silveira, Danilo
continuidade
Continuity
Creation in Dance
criação em dança
Insistence
insistência
Permanence
permanência
title_short Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
title_full Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
title_fullStr Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
title_full_unstemmed Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
title_sort Entre o orto e o ocaso: o mover insistente como estratégia de sobrevivência na criação em dança
author Silveira, Danilo
author_facet Silveira, Danilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sayonara Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv continuidade
Continuity
Creation in Dance
criação em dança
Insistence
insistência
Permanence
permanência
topic continuidade
Continuity
Creation in Dance
criação em dança
Insistence
insistência
Permanence
permanência
description A presente Dissertação se constrói em decorrência de uma investigação sobre como pode se dar o ato da \"insistência\" na criação em dança. Para tanto, a discussão sobre insistência se desenvolve objetivando olhar para o processo criativo do espetáculo de dança Corpo Desconhecido da bailarina e coreógrafa Cinthia Kunifas. Entre ensaios e apresentações, o espetáculo aqui em questão durou doze anos, e neste tempo contínuo e não urgente, Kunifas insistentemente permaneceu em um mesmo modo de estar e viver a cena a partir de uma questão de origem. Portanto, para desenvolver um argumento sobre a \"insistência\" na criação em dança, o texto se apoia nas referências teóricas de Jorge de Albuquerque Vieira (2000 e 2006) e Adriana Bitencourt Machado (2001 e 2005), que estudam o conceito de \"permanência\" da Teoria Geral dos Sistemas. Outra referência trazida para argumentação é o entendimento sobre o processo de criação abordado por Cecília Almeida Salles (2006 e 2011). Por fim, o discurso deste texto se apoia em tais referências almejando pensar a \"insistência\" como uma estratégia de sobrevivência e como um estado de existência contínua que pode levar o artista ao aprofundamento de sua questão original sem ter pressa para que isto aconteça.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-17112017-105454/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-17112017-105454/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257054279892992