Extensão universitária: análise dos grupos de ginástica para todos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-20082019-094852/ |
Resumo: | A Ginástica Para Todos (GPT) pode ser praticada e difundida em diferentes espaços, como em escolas, ensino superior, clubes, academias, associações e Organizações não-Governamentais (ONGs). Nessa direção, destaca-se o seu desenvolvimento nas universidades, por meio de projetos de extensão universitária vinculadas aos cursos de Educação Física e/ou Esporte (EF). O número de grupos ginásticos universitários tem crescido no país e há indícios que estes têm contribuído no processo de formação profissional nesta área de conhecimento. Logo, este estudo tem como objetivo analisar- a partir da visão de acadêmicos e profissionais que vivenciaram a extensão universitária em GPT- as possíveis contribuições para a formação profissional em EF advindas do projeto. Para este fim, foi realizado um estudo de campo, na qual a obtenção dos dados ocorreu por meio da técnica de coleta de Grupo Focal (GF) na perspectiva de Gatti (2005) com integrantes de grupos universitários de maior visibilidade no país acoplado com um questionário que balizou o perfil desses participantes. Para a análise, as informações obtidas foram estruturadas conforme a recorrência das temáticas propiciadas pela Análise Narrativa. Os resultados e respectivas discussões serão direcionados de acordo com os discursos agrupados em temáticas que convergiram em três grandes eixos: Eixo 1) Singularidades de uma prática democrática e coletiva; Eixo 2) A universidade como espaço para o desenvolvimento da GPT, Eixo 3) A ressignificação da prática esportiva. Apoiados nos resultados deste estudo, conclui-se que as contribuições mais significativas da extensão universitária em GPT foram relacionadas a formação humana e mudança paradigmática do processo ensino-aprendizagem (centrado no professor para centrado no aluno). Ademais, no que se refere à universidade, para além do ensino e da pesquisa, a extensão universitária pode ser considerada um mecanismo com potencial expressivo para impulsionar e capacitar profissionais para a GPT |
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Extensão universitária: análise dos grupos de ginástica para todosUniversity extension: analysis of gymnastics for all groupsExtensão universitáriaExtension university projectGinástica para todosGrupos universitáriosGymnastics for allUniversity groupsA Ginástica Para Todos (GPT) pode ser praticada e difundida em diferentes espaços, como em escolas, ensino superior, clubes, academias, associações e Organizações não-Governamentais (ONGs). Nessa direção, destaca-se o seu desenvolvimento nas universidades, por meio de projetos de extensão universitária vinculadas aos cursos de Educação Física e/ou Esporte (EF). O número de grupos ginásticos universitários tem crescido no país e há indícios que estes têm contribuído no processo de formação profissional nesta área de conhecimento. Logo, este estudo tem como objetivo analisar- a partir da visão de acadêmicos e profissionais que vivenciaram a extensão universitária em GPT- as possíveis contribuições para a formação profissional em EF advindas do projeto. Para este fim, foi realizado um estudo de campo, na qual a obtenção dos dados ocorreu por meio da técnica de coleta de Grupo Focal (GF) na perspectiva de Gatti (2005) com integrantes de grupos universitários de maior visibilidade no país acoplado com um questionário que balizou o perfil desses participantes. Para a análise, as informações obtidas foram estruturadas conforme a recorrência das temáticas propiciadas pela Análise Narrativa. Os resultados e respectivas discussões serão direcionados de acordo com os discursos agrupados em temáticas que convergiram em três grandes eixos: Eixo 1) Singularidades de uma prática democrática e coletiva; Eixo 2) A universidade como espaço para o desenvolvimento da GPT, Eixo 3) A ressignificação da prática esportiva. Apoiados nos resultados deste estudo, conclui-se que as contribuições mais significativas da extensão universitária em GPT foram relacionadas a formação humana e mudança paradigmática do processo ensino-aprendizagem (centrado no professor para centrado no aluno). Ademais, no que se refere à universidade, para além do ensino e da pesquisa, a extensão universitária pode ser considerada um mecanismo com potencial expressivo para impulsionar e capacitar profissionais para a GPTThe Gymnastics for All (GfA) can be performed and disseminated in different institutions such as in school, higher education, club, Sports Associations and Non-Governmental Organizations (NGO). In this direction, it is highlighted its development through extension in university projects associated with the physical education (PE) and sport degrees. In Brazil, the number of gymnastics university groups has increased and there has been research literature that supports the contribution of these groups in the process of PE professional development. The aim of this present dissertation is to analyse the possible contributions for the PE professional development over the perception of undergraduate or graduate students who lived GfA experience in extension university projects. This study was a field study research and data collection included Focus Group (GATTI, 2005) with GfA university groups\' participants and questionnaires to identify the profile of the participants. The data analysis was structured according to themes that emerged from Narrative Analysis. The results were united in three themes: (1) Democratic and collective practice; (2) The university as a space for GfA development; (3) Redefinition of sport practice. As a conclusion, the results revealed that the meaningful contributions of GfA extension university project are related to human being development and teaching paradigm changes (from teacher-centred to student-centred). Moreover, the university might involve more than teaching and research as the extension university projects can be recognized as a powerful instrument for propelling and professional development in GfABiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarbinatto, Michele VivieneBatista, Mellina Souza2019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-20082019-094852/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T22:13:03Zoai:teses.usp.br:tde-20082019-094852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T22:13:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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