A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daie, Fabio Salem
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-10042014-114554/
Resumo: O presente trabalho visa explorar a forma do romance na periferia do capitalismo no século XX e XXI, tendo como paradigmas dois de seus mais destacados escritores, Alejo Carpentier e Mia Couto. Para tanto, analisa-se aqui as obras Los Pasos Perdidos (Carpentier) e O Outro Pé da Sereia (Couto) à luz da teoria do realismo de György Lukács. O que se deseja demonstrar é: visto que o romance é a epopéia do mundo burguês, autores como Carpentier se valeram do período de desenvolvimentismo industrial no continente latino-americano inserido no crescimento mundial do capitalismo pós-Segunda Guerra (1945-1975) para lançar o conflito entre a afirmação definitiva da modernidade e seu universo pré-moderno: a isto muitos deram o nome de realismo maravilhoso. Por sua vez, em Moçambique, o histórico colonial e a independência tardia na época da crise estrutural do capital (a partir de 1975) determinaram uma frágil afirmação dos padrões sociais burgueses. Tal condição tem conseqüências na produção romanesca de autores como Mia Couto. Entre elas: o maravilhoso aparece como princípio formal, elidindo tensões necessárias ao romance e restringindo assim o alcance de sua ficção.
id USP_cf328619dadb04ead86e8848f360be16
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10042014-114554
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismoThe glory and the fall: construction and breakdown of the novel in capitalism\'s peripheryCuban literatureFantastic realismLiteratura cubanaLiteratura moçambicanaMagical realismMozambican literatureRealismo fantásticoRealismo maravilhosoRomanceRomanceO presente trabalho visa explorar a forma do romance na periferia do capitalismo no século XX e XXI, tendo como paradigmas dois de seus mais destacados escritores, Alejo Carpentier e Mia Couto. Para tanto, analisa-se aqui as obras Los Pasos Perdidos (Carpentier) e O Outro Pé da Sereia (Couto) à luz da teoria do realismo de György Lukács. O que se deseja demonstrar é: visto que o romance é a epopéia do mundo burguês, autores como Carpentier se valeram do período de desenvolvimentismo industrial no continente latino-americano inserido no crescimento mundial do capitalismo pós-Segunda Guerra (1945-1975) para lançar o conflito entre a afirmação definitiva da modernidade e seu universo pré-moderno: a isto muitos deram o nome de realismo maravilhoso. Por sua vez, em Moçambique, o histórico colonial e a independência tardia na época da crise estrutural do capital (a partir de 1975) determinaram uma frágil afirmação dos padrões sociais burgueses. Tal condição tem conseqüências na produção romanesca de autores como Mia Couto. Entre elas: o maravilhoso aparece como princípio formal, elidindo tensões necessárias ao romance e restringindo assim o alcance de sua ficção.The present work aims to explore the form of the novel in capitalisms periphery in the XX and XXI centuries, using as paradigms two of its most illustrious writers, Alejo Carpentier and Mia Couto. To do so, Los Pasos Perdidos (Carpentier) and O Outro Pé da Sereia (Couto) are studied from the perspective of György Lukácss realism theory. The intent is to demonstrate the following: since the novel is the bourgeois worlds epopee, authors such as Carpentier made use of the industrial development period in Latin America in the context of post-Second World War capitalisms growth in the world (1945-1975) to draw the conflict between modernitys definitive affirmation and its pre-modern universe: which many have named magical realism. In turn, in Mozambique, the colonial past and the late independence by the time of capitalisms structural crisis (starting in 1975) have defined a fragile affirmation of bourgeois social patterns. Such situation has consequences in the novel production of authors such as Mia Couto. Amongst which: the magical element appears as formal principle, suppressing necessary tensions to the novel, thus restricting its fictional reach.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbdala Junior, BenjaminDaie, Fabio Salem2013-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-10042014-114554/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-10042014-114554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo
The glory and the fall: construction and breakdown of the novel in capitalism\'s periphery
title A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo
spellingShingle A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo
Daie, Fabio Salem
Cuban literature
Fantastic realism
Literatura cubana
Literatura moçambicana
Magical realism
Mozambican literature
Realismo fantástico
Realismo maravilhoso
Romance
Romance
title_short A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo
title_full A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo
title_fullStr A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo
title_full_unstemmed A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo
title_sort A glória e a queda: construção e desagregação do romance na periferia do capitalismo
author Daie, Fabio Salem
author_facet Daie, Fabio Salem
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdala Junior, Benjamin
dc.contributor.author.fl_str_mv Daie, Fabio Salem
dc.subject.por.fl_str_mv Cuban literature
Fantastic realism
Literatura cubana
Literatura moçambicana
Magical realism
Mozambican literature
Realismo fantástico
Realismo maravilhoso
Romance
Romance
topic Cuban literature
Fantastic realism
Literatura cubana
Literatura moçambicana
Magical realism
Mozambican literature
Realismo fantástico
Realismo maravilhoso
Romance
Romance
description O presente trabalho visa explorar a forma do romance na periferia do capitalismo no século XX e XXI, tendo como paradigmas dois de seus mais destacados escritores, Alejo Carpentier e Mia Couto. Para tanto, analisa-se aqui as obras Los Pasos Perdidos (Carpentier) e O Outro Pé da Sereia (Couto) à luz da teoria do realismo de György Lukács. O que se deseja demonstrar é: visto que o romance é a epopéia do mundo burguês, autores como Carpentier se valeram do período de desenvolvimentismo industrial no continente latino-americano inserido no crescimento mundial do capitalismo pós-Segunda Guerra (1945-1975) para lançar o conflito entre a afirmação definitiva da modernidade e seu universo pré-moderno: a isto muitos deram o nome de realismo maravilhoso. Por sua vez, em Moçambique, o histórico colonial e a independência tardia na época da crise estrutural do capital (a partir de 1975) determinaram uma frágil afirmação dos padrões sociais burgueses. Tal condição tem conseqüências na produção romanesca de autores como Mia Couto. Entre elas: o maravilhoso aparece como princípio formal, elidindo tensões necessárias ao romance e restringindo assim o alcance de sua ficção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-10042014-114554/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-10042014-114554/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256906822844416