Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Rita de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-09112021-220936/
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em uma compreensão histórica dos posicionamentos do saber escolar na Seção São Paulo da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), de 1949 até 1987. Com a criação dos primeiros cursos de formação de professores de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), fundaram a AGB, sendo uma instância aglutinadora de pessoas interessadas pelo conhecimento geográfico com caráter acadêmico. Em 1945, a entidade passou por uma reforma estatutária, com objetivo de irradiar a sua atuação pelo território brasileiro, quando criaram a Seção Regional São Paulo. Em 1949, essa seção lançou o Boletim Paulista de Geografia (BPG), no qual circulavam e se divulgavam os conhecimentos, as práticas e os valores da entidade. Na década de 1970, impulsionados por demandas do contexto político e social do país, ocorreram tensionamentos que levaram a mudanças epistemológicas e políticas que fizeram AGB romper com a sua estrutura estritamente acadêmica. Assim, passaram a emergir outras pautas, como o saber escolar, possibilitando o primeiro evento temático da associação, que ocorreu em 1987, conhecido como Fala Professor. O recorte temporal compreende o início do BPG, que foi a principal fonte desta pesquisa. Nele circularam e estão registradas as concepções geográficas e educacionais das diferentes diretorias da Seção paulista ao longo de vários anos. Já o ano de 1987 foi quando ocorreu o I Fala Professor, momento em que houve um reposicionamento do saber escolar na entidade. Utilizou-se como referencial Ivor Goodson (1990, 2001, 2018) no que concerne seus estudos de caráter sócio-histórico da disciplina escolar e Horácio Capel (1977, 1989, 1999) para compreender a história das associações científicas. Na trajetória da entidade, a princípio a sua preocupação com o saber escolar era colocá-lo em conformidade com os preceitos teórico-metodológicos da Geografia Moderna. Com as mudanças epistemológicas e políticas, a AGB se tornou um lugar de aglutinação de professores da rede básica, estudantes e acadêmicos para representar e realizar enfrentamento político em relação ao ensino de Geografia no país.
id USP_cf900cb4a1c83697e3cfc3be9de7917e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09112021-220936
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolarSão Paulo Section of the Association of Brazilian Geographers (AGB) and the Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): a history of school knowledgeAGBAGBPeriodicalsPeriódicosSaber escolarSão Paulo SectionSchool knowledgeSeção São PauloO objetivo desta pesquisa consistiu em uma compreensão histórica dos posicionamentos do saber escolar na Seção São Paulo da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), de 1949 até 1987. Com a criação dos primeiros cursos de formação de professores de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), fundaram a AGB, sendo uma instância aglutinadora de pessoas interessadas pelo conhecimento geográfico com caráter acadêmico. Em 1945, a entidade passou por uma reforma estatutária, com objetivo de irradiar a sua atuação pelo território brasileiro, quando criaram a Seção Regional São Paulo. Em 1949, essa seção lançou o Boletim Paulista de Geografia (BPG), no qual circulavam e se divulgavam os conhecimentos, as práticas e os valores da entidade. Na década de 1970, impulsionados por demandas do contexto político e social do país, ocorreram tensionamentos que levaram a mudanças epistemológicas e políticas que fizeram AGB romper com a sua estrutura estritamente acadêmica. Assim, passaram a emergir outras pautas, como o saber escolar, possibilitando o primeiro evento temático da associação, que ocorreu em 1987, conhecido como Fala Professor. O recorte temporal compreende o início do BPG, que foi a principal fonte desta pesquisa. Nele circularam e estão registradas as concepções geográficas e educacionais das diferentes diretorias da Seção paulista ao longo de vários anos. Já o ano de 1987 foi quando ocorreu o I Fala Professor, momento em que houve um reposicionamento do saber escolar na entidade. Utilizou-se como referencial Ivor Goodson (1990, 2001, 2018) no que concerne seus estudos de caráter sócio-histórico da disciplina escolar e Horácio Capel (1977, 1989, 1999) para compreender a história das associações científicas. Na trajetória da entidade, a princípio a sua preocupação com o saber escolar era colocá-lo em conformidade com os preceitos teórico-metodológicos da Geografia Moderna. Com as mudanças epistemológicas e políticas, a AGB se tornou um lugar de aglutinação de professores da rede básica, estudantes e acadêmicos para representar e realizar enfrentamento político em relação ao ensino de Geografia no país.The object of is the research consisted of a historical understanding of the positions of school knowledge in São Paulo Section of the Association of Brazilian Geographers (AGB), from 1949 to 1987. With the creation of the first Geography teacher training courses at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo (FFCL-USP), founded the AGB, being a uniting instance of people interested in geographic knowledge with academic character. In 1945, the entity underwent a statutory reform, with the objective of spreading its activities throughout the Brazilian territory, when they created the São Paulo Regional Section. In 1949, this section launched Boletim Paulista de Geografia (BPG), in which circulated and were published the knowledge, practices and the organization\'s values. In the 1970s, driven by demands of political and social context of the country, there were tensions that led to epistemological and political changes that made AGB break with its strictly academic structure. So another agendas begin to emerge, the school knowledge, enabling the first thematic event of the association, which occurred in 1987, known as Fala Professor. The time frame comprises the beginning of BPG, which was the main source of this search. In it circulated and are registered the geographical and educational conceptions of the different boards of São Paulo Section over several years. The year of 1987 was when the first Fala Professor ocurred, time in which there was a repositioning of school knowledge in the entity. Ivor Goodson (1990, 2011, 2018) was used as a reference regarding his studies of socio-historical character of the school discipline and Horácio Capel (1977, 1989, 1999) to understand the history of scientific associations. In the course of the entity, at first its concern with school knowledge was to put it in conformity with the theoretical-methodological precepts of Modern Geography. With the epistemological and political changes, the AGB has become a place of assemblage of teachers from the basic education, students and academics to represent and carry out political confrontation in relation to the teaching of geography in the country.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa Neto, Manoel Fernandes deLopes, Maria Rita de Castro2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-09112021-220936/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-10T00:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-09112021-220936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-11-10T00:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
São Paulo Section of the Association of Brazilian Geographers (AGB) and the Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): a history of school knowledge
title Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
spellingShingle Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
Lopes, Maria Rita de Castro
AGB
AGB
Periodicals
Periódicos
Saber escolar
São Paulo Section
School knowledge
Seção São Paulo
title_short Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
title_full Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
title_fullStr Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
title_full_unstemmed Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
title_sort Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
author Lopes, Maria Rita de Castro
author_facet Lopes, Maria Rita de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa Neto, Manoel Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Rita de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv AGB
AGB
Periodicals
Periódicos
Saber escolar
São Paulo Section
School knowledge
Seção São Paulo
topic AGB
AGB
Periodicals
Periódicos
Saber escolar
São Paulo Section
School knowledge
Seção São Paulo
description O objetivo desta pesquisa consistiu em uma compreensão histórica dos posicionamentos do saber escolar na Seção São Paulo da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), de 1949 até 1987. Com a criação dos primeiros cursos de formação de professores de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), fundaram a AGB, sendo uma instância aglutinadora de pessoas interessadas pelo conhecimento geográfico com caráter acadêmico. Em 1945, a entidade passou por uma reforma estatutária, com objetivo de irradiar a sua atuação pelo território brasileiro, quando criaram a Seção Regional São Paulo. Em 1949, essa seção lançou o Boletim Paulista de Geografia (BPG), no qual circulavam e se divulgavam os conhecimentos, as práticas e os valores da entidade. Na década de 1970, impulsionados por demandas do contexto político e social do país, ocorreram tensionamentos que levaram a mudanças epistemológicas e políticas que fizeram AGB romper com a sua estrutura estritamente acadêmica. Assim, passaram a emergir outras pautas, como o saber escolar, possibilitando o primeiro evento temático da associação, que ocorreu em 1987, conhecido como Fala Professor. O recorte temporal compreende o início do BPG, que foi a principal fonte desta pesquisa. Nele circularam e estão registradas as concepções geográficas e educacionais das diferentes diretorias da Seção paulista ao longo de vários anos. Já o ano de 1987 foi quando ocorreu o I Fala Professor, momento em que houve um reposicionamento do saber escolar na entidade. Utilizou-se como referencial Ivor Goodson (1990, 2001, 2018) no que concerne seus estudos de caráter sócio-histórico da disciplina escolar e Horácio Capel (1977, 1989, 1999) para compreender a história das associações científicas. Na trajetória da entidade, a princípio a sua preocupação com o saber escolar era colocá-lo em conformidade com os preceitos teórico-metodológicos da Geografia Moderna. Com as mudanças epistemológicas e políticas, a AGB se tornou um lugar de aglutinação de professores da rede básica, estudantes e acadêmicos para representar e realizar enfrentamento político em relação ao ensino de Geografia no país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-09112021-220936/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-09112021-220936/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090562188378112