Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria de Jesus dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-173128/
Resumo: Esta tese tem, como objetivo, investigar a crise na educação contemporânea a partir da teoria política de Hannah Arendt e se insere no debate teórico da filosofia da educação, ao tratar dos temas crise do mundo moderno, perda da tradição e da autoridade e da questão da responsabilidade, em conexão com o problema da educação. Evidenciaremos como a compreensão da crise na educação pode ser articulada à análise da crise política, pois o exame dessa particularidade se deu anexado à crise geral da sociedade contemporânea trazida na obra arendtiana, observando seu potencial de força fundante da modernidade e desvelando-a como força criadora. Investigamos como a perda da autoridade e o rompimento do fio da tradição, elementos de discussão da filosofia política de Arendt, também repercutem na crise da educação que, apesar desses impactos, pode expressar uma face fecunda e produtiva da crise ao assumir responsabilidades com o mundo comum. Constatamos que, para Arendt, quando desaparecem todas as tradições, quando todo modelo de autoridade perde legitimidade, a educação não fica imune e evidencia, em seus domínios, uma crise. Ela se perguntou que aspectos do mundo moderno e de sua crise geral se revelavam efetivamente na crise educacional e refletiu sobre o papel que a educação desempenha em toda civilização e sobre a responsabilidade coletiva com o mundo que se assume quando se cuida de crianças e jovens e de sua formação. Assim, percebeu que, quando não se assume a natalidade como essência da educação, descuida-se dos recém-chegados, deixando-os abandonados em seu mundo, o que provoca, por consequência, a não preservação/continuidade do mundo comum; a educação dos novos é, nessa teoria, um sinal de amor ao mundo e o ponto em que decidimos se o amamos o bastante para assumirmos responsabilidade por ele. Confirmamos, com esse estudo, a educação como um problema filosófico e político de primeira ordem e evidenciamos que, pelo sentido público que engendra, ela tem potencial para vencer a crise e salvar o mundo moderno das ruínas.
id USP_cfa17a2ec7cb5723d3b9585c52059e15
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02122020-173128
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah ArendtCrisis, education and responsibility with the world, by the light of Hannah Arendts thoughtBreaking the thread of traditionCriseCrise na educaçãoCrisisCrisis in educationHannah ArendtHannah ArendtLoss of authorityPerda da autoridadePublic sense of educationResponsabilidade com o mundoResponsibility to the worldRompimento do fio da tradiçãoSentido público da educaçãoEsta tese tem, como objetivo, investigar a crise na educação contemporânea a partir da teoria política de Hannah Arendt e se insere no debate teórico da filosofia da educação, ao tratar dos temas crise do mundo moderno, perda da tradição e da autoridade e da questão da responsabilidade, em conexão com o problema da educação. Evidenciaremos como a compreensão da crise na educação pode ser articulada à análise da crise política, pois o exame dessa particularidade se deu anexado à crise geral da sociedade contemporânea trazida na obra arendtiana, observando seu potencial de força fundante da modernidade e desvelando-a como força criadora. Investigamos como a perda da autoridade e o rompimento do fio da tradição, elementos de discussão da filosofia política de Arendt, também repercutem na crise da educação que, apesar desses impactos, pode expressar uma face fecunda e produtiva da crise ao assumir responsabilidades com o mundo comum. Constatamos que, para Arendt, quando desaparecem todas as tradições, quando todo modelo de autoridade perde legitimidade, a educação não fica imune e evidencia, em seus domínios, uma crise. Ela se perguntou que aspectos do mundo moderno e de sua crise geral se revelavam efetivamente na crise educacional e refletiu sobre o papel que a educação desempenha em toda civilização e sobre a responsabilidade coletiva com o mundo que se assume quando se cuida de crianças e jovens e de sua formação. Assim, percebeu que, quando não se assume a natalidade como essência da educação, descuida-se dos recém-chegados, deixando-os abandonados em seu mundo, o que provoca, por consequência, a não preservação/continuidade do mundo comum; a educação dos novos é, nessa teoria, um sinal de amor ao mundo e o ponto em que decidimos se o amamos o bastante para assumirmos responsabilidade por ele. Confirmamos, com esse estudo, a educação como um problema filosófico e político de primeira ordem e evidenciamos que, pelo sentido público que engendra, ela tem potencial para vencer a crise e salvar o mundo moderno das ruínas.This thesis aims to investigate the crisis in contemporary education from the political theory of Hannah Arendt and it is inserted in the theoretical debate of the philosophy of education when dealing with the themes of crisis in the modern world, loss of tradition and authority and the issue of responsibility, in connection with the problem of education. We will highlight how the understanding of the crisis in education can be linked to the analysis of the political crisis, since the examination of this particularity was attached to the general crisis of contemporary society brought about in Arendt\'s work, observing its potential as a founding force of modernity and unveiling it as a creative force. We investigate how the loss of authority and the breaking of the thread of tradition, elements of discussion of Arendt\'s political philosophy, also have an impact on the education crisis which, despite these impacts, can express a fruitful and productive face of the crisis when assuming responsibilities to the world common. We find that, for Arendt, when all traditions disappear, when every model of authority loses legitimacy, education is not immune and shows in its domains a crisis. She wondered what aspects of the modern world and its general crisis were effectively revealed in the educational crisis and she also reflected on the role that education plays in all civilization and on the collective responsibility with the world that is assumed when caring for children and young people and their education and realized that, when birth is not assumed as the essence of education, newcomers are neglected, leaving them abandoned in their world, which consequently causes the non-preservation/continuity of the common world; the education of the new ones is, in this theory, a sign of love for the world and the point at which we decide if we love the this world enough to take responsibility for it. With this study, we confirm education as a philosophical and political problem of first order and we show that, by the public meaning that it engenders, it has the potential to overcome the crisis and to save the modern world from ruins.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancisco, Maria de Fatima SimoesSantos, Maria de Jesus dos2020-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-173128/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-27T18:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-02122020-173128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-27T18:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt
Crisis, education and responsibility with the world, by the light of Hannah Arendts thought
title Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt
spellingShingle Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt
Santos, Maria de Jesus dos
Breaking the thread of tradition
Crise
Crise na educação
Crisis
Crisis in education
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Loss of authority
Perda da autoridade
Public sense of education
Responsabilidade com o mundo
Responsibility to the world
Rompimento do fio da tradição
Sentido público da educação
title_short Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt
title_full Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt
title_fullStr Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt
title_full_unstemmed Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt
title_sort Crise, educação e responsabilidade com o mundo, à luz do pensamento de Hannah Arendt
author Santos, Maria de Jesus dos
author_facet Santos, Maria de Jesus dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Maria de Fatima Simoes
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria de Jesus dos
dc.subject.por.fl_str_mv Breaking the thread of tradition
Crise
Crise na educação
Crisis
Crisis in education
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Loss of authority
Perda da autoridade
Public sense of education
Responsabilidade com o mundo
Responsibility to the world
Rompimento do fio da tradição
Sentido público da educação
topic Breaking the thread of tradition
Crise
Crise na educação
Crisis
Crisis in education
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Loss of authority
Perda da autoridade
Public sense of education
Responsabilidade com o mundo
Responsibility to the world
Rompimento do fio da tradição
Sentido público da educação
description Esta tese tem, como objetivo, investigar a crise na educação contemporânea a partir da teoria política de Hannah Arendt e se insere no debate teórico da filosofia da educação, ao tratar dos temas crise do mundo moderno, perda da tradição e da autoridade e da questão da responsabilidade, em conexão com o problema da educação. Evidenciaremos como a compreensão da crise na educação pode ser articulada à análise da crise política, pois o exame dessa particularidade se deu anexado à crise geral da sociedade contemporânea trazida na obra arendtiana, observando seu potencial de força fundante da modernidade e desvelando-a como força criadora. Investigamos como a perda da autoridade e o rompimento do fio da tradição, elementos de discussão da filosofia política de Arendt, também repercutem na crise da educação que, apesar desses impactos, pode expressar uma face fecunda e produtiva da crise ao assumir responsabilidades com o mundo comum. Constatamos que, para Arendt, quando desaparecem todas as tradições, quando todo modelo de autoridade perde legitimidade, a educação não fica imune e evidencia, em seus domínios, uma crise. Ela se perguntou que aspectos do mundo moderno e de sua crise geral se revelavam efetivamente na crise educacional e refletiu sobre o papel que a educação desempenha em toda civilização e sobre a responsabilidade coletiva com o mundo que se assume quando se cuida de crianças e jovens e de sua formação. Assim, percebeu que, quando não se assume a natalidade como essência da educação, descuida-se dos recém-chegados, deixando-os abandonados em seu mundo, o que provoca, por consequência, a não preservação/continuidade do mundo comum; a educação dos novos é, nessa teoria, um sinal de amor ao mundo e o ponto em que decidimos se o amamos o bastante para assumirmos responsabilidade por ele. Confirmamos, com esse estudo, a educação como um problema filosófico e político de primeira ordem e evidenciamos que, pelo sentido público que engendra, ela tem potencial para vencer a crise e salvar o mundo moderno das ruínas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-173128/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-173128/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256623783870464