Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doni, Maria Elisabete
Data de Publicação: 1974
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20240522-110348/
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi estudar o florescimento e a frutificação da variedade Haden, com a finalidade de conhecer seu comportamento biológico, dada a importância de que vem se revestindo, para a industrialização e exportação. No ensaio, instalado no pomar do Setor de Horticultura da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?, foram observadas 10 plantas de porte médio, com 4 anos de idade, enxertadas sobre a variedade Coquinho, no período de produção de 1973. No estudo do florescimento foi observado que a variedade apresentou 3 surtos floríferos, destacando-se o primeiro na produção de panículas, flores e frutos. Os botões floríferos predominaram nas diversas regiões da panícula em relação às flores masculinas e perfeitas, estas como 11,28% do total, se concentraram com maior intensidade na região Mediana Superior da inflorescência. No estudo da frutificação, verificou-se que não houve correlação entre os números de flores perfeitas e o de frutos produzidos, encontrando-se estes em maior quantidade na região Mediana Superior da panícula e na exposição Norte da árvore.
id USP_cff135b7729694a97bd1fdc307ea3100
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240522-110348
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade HadenFLORAÇÃOFRUTIFICAÇÃOMANGA HADENO objetivo do presente trabalho foi estudar o florescimento e a frutificação da variedade Haden, com a finalidade de conhecer seu comportamento biológico, dada a importância de que vem se revestindo, para a industrialização e exportação. No ensaio, instalado no pomar do Setor de Horticultura da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?, foram observadas 10 plantas de porte médio, com 4 anos de idade, enxertadas sobre a variedade Coquinho, no período de produção de 1973. No estudo do florescimento foi observado que a variedade apresentou 3 surtos floríferos, destacando-se o primeiro na produção de panículas, flores e frutos. Os botões floríferos predominaram nas diversas regiões da panícula em relação às flores masculinas e perfeitas, estas como 11,28% do total, se concentraram com maior intensidade na região Mediana Superior da inflorescência. No estudo da frutificação, verificou-se que não houve correlação entre os números de flores perfeitas e o de frutos produzidos, encontrando-se estes em maior quantidade na região Mediana Superior da panícula e na exposição Norte da árvore.The objective of this research was to study flowering and fruiting of mango cv. Haden, in order to know its biological behavior, due to its importance to industrialization and exportation. The experiment was done in the Horticulture Section orchard of Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?, in 4 year-old plants, grafted on one-year cultivar Coquinho were analyzed during 1973 year production. Outbreaks, outstanding the first in panicle, flower and fruit productions. Flower buds predominated in different regions of panicle, in relation to perfect and male flowers. Perfect flowers (11,28% from total) concentrated in the superior middle region. No relationship was found between perfect flower number and fruit production. Fruits concentrated in the superior middle region of panicle and North tree exposure.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimão, SalimDoni, Maria Elisabete1974-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20240522-110348/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-27T16:50:05Zoai:teses.usp.br:tde-20240522-110348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-27T16:50:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden
title Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden
spellingShingle Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden
Doni, Maria Elisabete
FLORAÇÃO
FRUTIFICAÇÃO
MANGA HADEN
title_short Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden
title_full Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden
title_fullStr Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden
title_full_unstemmed Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden
title_sort Florescimento e frutificação da mangueira (Mangifera indica, L.), variedade Haden
author Doni, Maria Elisabete
author_facet Doni, Maria Elisabete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Salim
dc.contributor.author.fl_str_mv Doni, Maria Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv FLORAÇÃO
FRUTIFICAÇÃO
MANGA HADEN
topic FLORAÇÃO
FRUTIFICAÇÃO
MANGA HADEN
description O objetivo do presente trabalho foi estudar o florescimento e a frutificação da variedade Haden, com a finalidade de conhecer seu comportamento biológico, dada a importância de que vem se revestindo, para a industrialização e exportação. No ensaio, instalado no pomar do Setor de Horticultura da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?, foram observadas 10 plantas de porte médio, com 4 anos de idade, enxertadas sobre a variedade Coquinho, no período de produção de 1973. No estudo do florescimento foi observado que a variedade apresentou 3 surtos floríferos, destacando-se o primeiro na produção de panículas, flores e frutos. Os botões floríferos predominaram nas diversas regiões da panícula em relação às flores masculinas e perfeitas, estas como 11,28% do total, se concentraram com maior intensidade na região Mediana Superior da inflorescência. No estudo da frutificação, verificou-se que não houve correlação entre os números de flores perfeitas e o de frutos produzidos, encontrando-se estes em maior quantidade na região Mediana Superior da panícula e na exposição Norte da árvore.
publishDate 1974
dc.date.none.fl_str_mv 1974-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20240522-110348/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20240522-110348/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257230997454848