Construção e validação de uma tecnologia educativa com base na percepção de pacientes e profissionais de saúde da oncologia sobre a pandemia da COVID-19: um instrumento de prevenção de agravos e promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Isabella Batista Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-05052023-164617/
Resumo: Introdução: O uso de tecnologias educacionais validadas favorece o acesso às informações confiáveis e adequadas e representa uma importante ferramenta de comunicação de risco para portadores de câncer durante emergências em saúde pública. Objetivo: Desenvolver e validar uma cartilha eletrônica sobre a doença do coronavírus 2019 (COVID-19) para adultos portadores de câncer. Método: Estudo metodológico misto referente a construção de uma tecnologia educacional. Para tanto, seguiram-se os seguintes passos: rastreamento de necessidades dos pacientes oncológicos através de revisão integrativa e abordagem fenomenológica dos efeitos da pandemia da COVID-19 em pacientes oncológicos, elaboração da tecnologia e validação por juízes especialistas. Assim, treze estudos foram revisados e 224 sujeitos participaram na etapa de construção, sendo 113 usuários ativos e 111 profissionais de saúde atuantes em serviços oncológicos brasileiros durante os primeiros dezoito meses pandêmicos. Nessa etapa, a coleta de dados se deu por busca ativa em base de dados empírica e questionários eletrônicos com perguntas semiestruturadas. Para a validação, foram selecionados os juízes conforme os critérios definidos por Jasper, perfazendo um total de 22 juízes. A validade da cartilha foi avaliada por questionário eletrônico através do índice de validade de conteúdo, coeficiente de correlação intraclasse, o instrumento de avaliação da adequabilidade de materiais e a análise temática metalinguística para tecnologias educacionais (MeTA-Edu, do inglês Metalinguistic Thematic Analysis for Educational Technologies) de proposições dissertativas. Resultados: A revisão de literatura demonstrou a necessidade de mais estudos, sobretudo em países em desenvolvimento Assim, o delineamento instrucional empregou linguagem simples e formato dialógico, respondendo às principais dúvidas em seis capítulos denominados: I. O que preciso saber sobre a COVID-19?; II. Quais são os riscos da COVID-19 para pessoas com câncer?; III. Como diferenciar os sintomas da COVID-19 e os do câncer?; IV. O que devo fazer em caso de suspeita de COVID-19?; V. Como funcionam as vacinas?; VI. Como posso me manter saudável durante a pandemia? Assim, a cartilha Descomplicando a COVID-19 para pessoas com câncer, possui 31 páginas no formato de páginas de meia folha A5 (14,8 de largura e 21,0 de altura), configuradas na orientação paisagem. Com formatação eletrônica, com acesso gratuito e acessível em dispositivos móveis e fixos, a tecnologia educacional foi validada pela banca de especialistas quanto ao conteúdo (IVC global = 0,953) com alto grau de concordância (CCI = 0,958) e adequabilidade de conteúdo e aparência, linguística, motivacional e cultural (SAM = 90,6%). Após MeTA-Edu, foram identificadas 94 proposições dissertativas, principalmente no tipo de linguagem visual (47,9%), e função informativa (68,1%). Assim, 83,0% das sugestões foram acatadas e 17,0%, rejeitadas mediante justificativa. Conclusão: A validade e confiabilidade da cartilha foi ratificada pelos juízes especialistas, sendo assim considerada válida para intervenções em educação em saúde
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spelling Construção e validação de uma tecnologia educativa com base na percepção de pacientes e profissionais de saúde da oncologia sobre a pandemia da COVID-19: um instrumento de prevenção de agravos e promoção da saúdeConstruction and validation of an educational technology based on cancer patients and healthcare professionals perception of the COVID-19 pandemic: an instrument for disease prevention and health promotionCOVID-19COVID-19Educação em SaúdeEducational TechnologyHealth EducationImmunocompetenceImunocompetênciaOncologiaOncologyPublic HealthSaúde PúblicaTecnologia EducacionalIntrodução: O uso de tecnologias educacionais validadas favorece o acesso às informações confiáveis e adequadas e representa uma importante ferramenta de comunicação de risco para portadores de câncer durante emergências em saúde pública. Objetivo: Desenvolver e validar uma cartilha eletrônica sobre a doença do coronavírus 2019 (COVID-19) para adultos portadores de câncer. Método: Estudo metodológico misto referente a construção de uma tecnologia educacional. Para tanto, seguiram-se os seguintes passos: rastreamento de necessidades dos pacientes oncológicos através de revisão integrativa e abordagem fenomenológica dos efeitos da pandemia da COVID-19 em pacientes oncológicos, elaboração da tecnologia e validação por juízes especialistas. Assim, treze estudos foram revisados e 224 sujeitos participaram na etapa de construção, sendo 113 usuários ativos e 111 profissionais de saúde atuantes em serviços oncológicos brasileiros durante os primeiros dezoito meses pandêmicos. Nessa etapa, a coleta de dados se deu por busca ativa em base de dados empírica e questionários eletrônicos com perguntas semiestruturadas. Para a validação, foram selecionados os juízes conforme os critérios definidos por Jasper, perfazendo um total de 22 juízes. A validade da cartilha foi avaliada por questionário eletrônico através do índice de validade de conteúdo, coeficiente de correlação intraclasse, o instrumento de avaliação da adequabilidade de materiais e a análise temática metalinguística para tecnologias educacionais (MeTA-Edu, do inglês Metalinguistic Thematic Analysis for Educational Technologies) de proposições dissertativas. Resultados: A revisão de literatura demonstrou a necessidade de mais estudos, sobretudo em países em desenvolvimento Assim, o delineamento instrucional empregou linguagem simples e formato dialógico, respondendo às principais dúvidas em seis capítulos denominados: I. O que preciso saber sobre a COVID-19?; II. Quais são os riscos da COVID-19 para pessoas com câncer?; III. Como diferenciar os sintomas da COVID-19 e os do câncer?; IV. O que devo fazer em caso de suspeita de COVID-19?; V. Como funcionam as vacinas?; VI. Como posso me manter saudável durante a pandemia? Assim, a cartilha Descomplicando a COVID-19 para pessoas com câncer, possui 31 páginas no formato de páginas de meia folha A5 (14,8 de largura e 21,0 de altura), configuradas na orientação paisagem. Com formatação eletrônica, com acesso gratuito e acessível em dispositivos móveis e fixos, a tecnologia educacional foi validada pela banca de especialistas quanto ao conteúdo (IVC global = 0,953) com alto grau de concordância (CCI = 0,958) e adequabilidade de conteúdo e aparência, linguística, motivacional e cultural (SAM = 90,6%). Após MeTA-Edu, foram identificadas 94 proposições dissertativas, principalmente no tipo de linguagem visual (47,9%), e função informativa (68,1%). Assim, 83,0% das sugestões foram acatadas e 17,0%, rejeitadas mediante justificativa. Conclusão: A validade e confiabilidade da cartilha foi ratificada pelos juízes especialistas, sendo assim considerada válida para intervenções em educação em saúdeIntroduction: The use of validated educational technologies favors access to reliable and adequate information and represents a critical risk communication tool for cancer patients during public health emergencies. Objective: To develop and validate an electronic primer on COVID-19 for adults with cancer. Methods: Mixed method study culminating in the development of a novel educational technology. The following steps were followed: assessing the needs of cancer patients through an integrative literature review and a phenomenological approach to the effects of the COVID-19 pandemic on cancer patients, technology development, and expert validation. Thus, thirteen studies were reviewed, and 224 subjects participated in the construction stage, with 113 active users and 111 health professionals working in Brazilian oncology services during the first eighteen months of the pandemic. Data collection was performed by active search in an empirical database and electronic questionnaires with semi-structured questions. For validation, the experts were selected according to the criteria defined by Jasper, resulting in a total of 22 experts. An online survey was used to evaluate the validity of the booklet through the content validity index (CVI), intraclass correlation coefficient (ICC), suitability assessment of materials (SAM) instrument, and Metalinguistic Thematic Analysis for Educational Technologies (MeTA-Edu) of dissertation propositions. Results: The literature review proved the need for more studies, especially in developing countries. Thus, the instructional design used simple language and dialogic format, answering the main questions in six chapters: I. What do I need to know about COVID-19?; II. What are the risks of COVID-19 for people with cancer?; III. How to differentiate the symptoms of COVID-19 and those of cancer?; \"4. What should I do if I suspect COVID-19?; V. How do vaccines work?; VI. How can I stay healthy during a pandemic? So, the booklet was entitled \"Uncomplicating COVID-19 for people with cancer\", which has 31 pages in half A5 page format (14.8 wide and 21.0 high), configured in landscape orientation. With electronic formatting and unrestricted access on mobile and fixed devices, the expert panel validated the educational technology in terms of content (overall CVI = 0.953) with a high degree of agreement (ICC = 0.958) and adequacy of content and appearance, linguistic, motivational, and cultural dimensions (SAM = 90.6%). After the MeTA-Edu, 94 writing propositions were identified, mainly in visual language (47.9%) and informative function (68.1%). Thus, 83.0% of the suggestions were accepted, and 17.0% were rejected with justification. Conclusion: The expert panel confirmed the booklet\'s validity and reliability, thereby indicating validity for health education interventionsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbreu, Luiz Carlos dePortugal, Isabella Batista Martins2023-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-05052023-164617/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-10T16:30:58Zoai:teses.usp.br:tde-05052023-164617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-10T16:30:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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