O algoritmo de aprendizado semi-supervisionado co-training e sua aplicação na rotulação de documentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-19082004-092311/ |
Resumo: | Em Aprendizado de Máquina, a abordagem supervisionada normalmente necessita de um número significativo de exemplos de treinamento para a indução de classificadores precisos. Entretanto, a rotulação de dados é freqüentemente realizada manualmente, o que torna esse processo demorado e caro. Por outro lado, exemplos não-rotulados são facilmente obtidos se comparados a exemplos rotulados. Isso é particularmente verdade para tarefas de classificação de textos que envolvem fontes de dados on-line tais como páginas de internet, email e artigos científicos. A classificação de textos tem grande importância dado o grande volume de textos disponível on-line. Aprendizado semi-supervisionado, uma área de pesquisa relativamente nova em Aprendizado de Máquina, representa a junção do aprendizado supervisionado e não-supervisionado, e tem o potencial de reduzir a necessidade de dados rotulados quando somente um pequeno conjunto de exemplos rotulados está disponível. Este trabalho descreve o algoritmo de aprendizado semi-supervisionado co-training, que necessita de duas descrições de cada exemplo. Deve ser observado que as duas descrições necessárias para co-training podem ser facilmente obtidas de documentos textuais por meio de pré-processamento. Neste trabalho, várias extensões do algoritmo co-training foram implementadas. Ainda mais, foi implementado um ambiente computacional para o pré-processamento de textos, denominado PreTexT, com o objetivo de utilizar co-training em problemas de classificação de textos. Os resultados experimentais foram obtidos utilizando três conjuntos de dados. Dois conjuntos de dados estão relacionados com classificação de textos e o outro com classificação de páginas de internet. Os resultados, que variam de excelentes a ruins, mostram que co-training, similarmente a outros algoritmos de aprendizado semi-supervisionado, é afetado de maneira bastante complexa pelos diferentes aspectos na indução dos modelos. |
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O algoritmo de aprendizado semi-supervisionado co-training e sua aplicação na rotulação de documentosThe semi-supervised learning algorithm co-training applied to label text documents aprendizado de máquinaaprendizado multi-visãoaprendizado semi-supervisionadoco-trainingco-trainingmachine learningmineração de textosmulti-view learningpré-processamento de textossemi-supervised learningtext miningtext pre-processingEm Aprendizado de Máquina, a abordagem supervisionada normalmente necessita de um número significativo de exemplos de treinamento para a indução de classificadores precisos. Entretanto, a rotulação de dados é freqüentemente realizada manualmente, o que torna esse processo demorado e caro. Por outro lado, exemplos não-rotulados são facilmente obtidos se comparados a exemplos rotulados. Isso é particularmente verdade para tarefas de classificação de textos que envolvem fontes de dados on-line tais como páginas de internet, email e artigos científicos. A classificação de textos tem grande importância dado o grande volume de textos disponível on-line. Aprendizado semi-supervisionado, uma área de pesquisa relativamente nova em Aprendizado de Máquina, representa a junção do aprendizado supervisionado e não-supervisionado, e tem o potencial de reduzir a necessidade de dados rotulados quando somente um pequeno conjunto de exemplos rotulados está disponível. Este trabalho descreve o algoritmo de aprendizado semi-supervisionado co-training, que necessita de duas descrições de cada exemplo. Deve ser observado que as duas descrições necessárias para co-training podem ser facilmente obtidas de documentos textuais por meio de pré-processamento. Neste trabalho, várias extensões do algoritmo co-training foram implementadas. Ainda mais, foi implementado um ambiente computacional para o pré-processamento de textos, denominado PreTexT, com o objetivo de utilizar co-training em problemas de classificação de textos. Os resultados experimentais foram obtidos utilizando três conjuntos de dados. Dois conjuntos de dados estão relacionados com classificação de textos e o outro com classificação de páginas de internet. Os resultados, que variam de excelentes a ruins, mostram que co-training, similarmente a outros algoritmos de aprendizado semi-supervisionado, é afetado de maneira bastante complexa pelos diferentes aspectos na indução dos modelos. In Machine Learning, the supervised approach usually requires a large number of labeled training examples to learn accurately. However, labeling is often manually performed, making this process costly and time-consuming. By contrast, unlabeled examples are often inexpensive and easier to obtain than labeled examples. This is especially true for text classification tasks involving on-line data sources, such as web pages, email and scientific papers. Text classification is of great practical importance today given the massive volume of online text available. Semi-supervised learning, a relatively new area in Machine Learning, represents a blend of supervised and unsupervised learning, and has the potential of reducing the need of expensive labeled data whenever only a small set of labeled examples is available. This work describes the semi-supervised learning algorithm co-training, which requires a partitioned description of each example into two distinct views. It should be observed that the two different views required by co-training can be easily obtained from textual documents through pre-processing. In this works, several extensions of co-training algorithm have been implemented. Furthermore, we have also implemented a computational environment for text pre-processing, called PreTexT, in order to apply the co-training algorithm to text classification problems. Experimental results using co-training on three data sets are described. Two data sets are related to text classification and the other one to web-page classification. Results, which range from excellent to poor, show that co-training, similarly to other semi-supervised learning algorithms, is affected by modelling assumptions in a rather complicated way. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonard, Maria CarolinaMatsubara, Edson Takashi2004-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-19082004-092311/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-19082004-092311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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