\"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Surian, Thais
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23122020-133622/
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar práticas da escrita literária realizadas por professores, buscando compreender a relação que estabelecem com a escrita em seus respectivos contextos sociais. Assim, buscamos identificar que práticas da escrita são essas, em quais espaços, que tipo de material escrito é produzido e que usos fazem de tais materiais. A pesquisa é de abordagem qualitativa visando, segundo Bogdan e Biklen (1994), a descrição do objeto, a fundamentação teórica e o estudo das percepções. Os referenciais teóricos estão fundamentados em autores da História Cultural que compreendem a escrita como práticas culturais, históricas e cotidianas Roger Chartier (1990) e Michel de Certeau (2014) , no referencial teórico da História da Cultura Escrita representado por Antonio Castillo Gómez e Antonio Viñao Frago, e em Bourdieu (1996), com o conceito de campo literário. A pesquisa de campo compreendeu a identificação das práticas da escrita e coleta dos materiais escritos e realização de entrevistas com os professores. Os materiais produzidos pelos professores foram identificados a partir de dois espaços: o Concurso Literário Valeu, Professor e saraus que ocorrem em São Paulo, assim, as fontes documentais compreendem textos literários publicados em livros pelo Concurso Literário Valeu, Professor, e textos literários publicados em suporte impresso e digital dos professores participantes de saraus. Desse modo, a análise das fontes documentais em conjunto com as entrevistas possibilitou a construção das seguintes categorias de análise, a saber: práticas e usos da escrita, modos de produção e materialidades, o compartilhamento de experiências literárias, distinção a busca por reconhecimento, interlocução com a realidade no âmbito da crítica, da denúncia e da representação. Com isso, depreendemos que a prática da escrita literária efetivada por esse grupo de professores compreende modos diversos de produzir, evidenciando as representações de seus respectivos contextos sociais, bem como fazer a crítica e a denúncia de uma sociedade desigual. Para além disso, deve-se mencionar que os professores ocupam determinadas posições no campo literário e educacional que estão em disputa na busca por um certo reconhecimento.
id USP_d207d5572ec7d189fc83715af849e6b4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23122020-133622
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários\"I am immense when I write.\" Teachers\' literary writing practices: in-between soirees and literary contestsCultura escritaLiteraturaLiteraturePráticas da escritaProfessoresTeachersWriting practicesWritten cultureA presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar práticas da escrita literária realizadas por professores, buscando compreender a relação que estabelecem com a escrita em seus respectivos contextos sociais. Assim, buscamos identificar que práticas da escrita são essas, em quais espaços, que tipo de material escrito é produzido e que usos fazem de tais materiais. A pesquisa é de abordagem qualitativa visando, segundo Bogdan e Biklen (1994), a descrição do objeto, a fundamentação teórica e o estudo das percepções. Os referenciais teóricos estão fundamentados em autores da História Cultural que compreendem a escrita como práticas culturais, históricas e cotidianas Roger Chartier (1990) e Michel de Certeau (2014) , no referencial teórico da História da Cultura Escrita representado por Antonio Castillo Gómez e Antonio Viñao Frago, e em Bourdieu (1996), com o conceito de campo literário. A pesquisa de campo compreendeu a identificação das práticas da escrita e coleta dos materiais escritos e realização de entrevistas com os professores. Os materiais produzidos pelos professores foram identificados a partir de dois espaços: o Concurso Literário Valeu, Professor e saraus que ocorrem em São Paulo, assim, as fontes documentais compreendem textos literários publicados em livros pelo Concurso Literário Valeu, Professor, e textos literários publicados em suporte impresso e digital dos professores participantes de saraus. Desse modo, a análise das fontes documentais em conjunto com as entrevistas possibilitou a construção das seguintes categorias de análise, a saber: práticas e usos da escrita, modos de produção e materialidades, o compartilhamento de experiências literárias, distinção a busca por reconhecimento, interlocução com a realidade no âmbito da crítica, da denúncia e da representação. Com isso, depreendemos que a prática da escrita literária efetivada por esse grupo de professores compreende modos diversos de produzir, evidenciando as representações de seus respectivos contextos sociais, bem como fazer a crítica e a denúncia de uma sociedade desigual. Para além disso, deve-se mencionar que os professores ocupam determinadas posições no campo literário e educacional que estão em disputa na busca por um certo reconhecimento.This research aimed to identify and to analyze literary writing practices carried out by teachers, trying to understand the relation they establish with writing in their respective social contexts. Thus, we sought to understand which writing practices are these, in which spaces, which type of written material is produced, and which uses these materials have. The approach of this research is qualitative, aiming, according to Bogdan and Biklen (1994), the description of the object, the theoretical foundation, and the study of perceptions. The theoretical references are grounded in authors of the Cultural History who understand writing as cultural, historical, and daily practices Roger Chartier (1990) and Michel de Certeau (2014) -, in the theoretical reference of the History of the Written Culture represented by Antonio Castillo Gómez and Antonio Viñao Frago, and in Bourdieu (1996) with the concept of literary field. The field research covered the identification of writing practices and the collection of written materials and interviews with the teachers. The materials produced by the teachers were identified from two spaces: the Literary Contest Valeu, Professor (Thanks, Teacher) and soirees that take place in São Paulo, so the documentary sources are literary texts published in books by the Literary Contest Valeu, Professor (Thanks, Teacher) and literary texts published in the print and digital media of the teachers who participated in the soirees. Therefore, the analysis of documentary sources and the interviews enabled the construction of the following analysis categories: writing practices and uses, production modes and materialities, sharing literary experiences, distinction the search for recognition, dialogue with reality in the field of criticism, denunciation, and representation. Thus, we inferred that the literary writing practices carried out by this group of teachers cover different production modes seeking to present their representations of their respective social contexts, as well as criticizing and denouncing an unequal society. Furthermore, teachers occupy certain positions in the literary and educational field that are in dispute in the search for a certain recognition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Dislane ZerbinattiSurian, Thais2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23122020-133622/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-02T21:33:26Zoai:teses.usp.br:tde-23122020-133622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-02T21:33:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
\"I am immense when I write.\" Teachers\' literary writing practices: in-between soirees and literary contests
title \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
spellingShingle \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
Surian, Thais
Cultura escrita
Literatura
Literature
Práticas da escrita
Professores
Teachers
Writing practices
Written culture
title_short \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
title_full \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
title_fullStr \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
title_full_unstemmed \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
title_sort \"Sou imenso quando escrevo.\" Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
author Surian, Thais
author_facet Surian, Thais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Dislane Zerbinatti
dc.contributor.author.fl_str_mv Surian, Thais
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escrita
Literatura
Literature
Práticas da escrita
Professores
Teachers
Writing practices
Written culture
topic Cultura escrita
Literatura
Literature
Práticas da escrita
Professores
Teachers
Writing practices
Written culture
description A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar práticas da escrita literária realizadas por professores, buscando compreender a relação que estabelecem com a escrita em seus respectivos contextos sociais. Assim, buscamos identificar que práticas da escrita são essas, em quais espaços, que tipo de material escrito é produzido e que usos fazem de tais materiais. A pesquisa é de abordagem qualitativa visando, segundo Bogdan e Biklen (1994), a descrição do objeto, a fundamentação teórica e o estudo das percepções. Os referenciais teóricos estão fundamentados em autores da História Cultural que compreendem a escrita como práticas culturais, históricas e cotidianas Roger Chartier (1990) e Michel de Certeau (2014) , no referencial teórico da História da Cultura Escrita representado por Antonio Castillo Gómez e Antonio Viñao Frago, e em Bourdieu (1996), com o conceito de campo literário. A pesquisa de campo compreendeu a identificação das práticas da escrita e coleta dos materiais escritos e realização de entrevistas com os professores. Os materiais produzidos pelos professores foram identificados a partir de dois espaços: o Concurso Literário Valeu, Professor e saraus que ocorrem em São Paulo, assim, as fontes documentais compreendem textos literários publicados em livros pelo Concurso Literário Valeu, Professor, e textos literários publicados em suporte impresso e digital dos professores participantes de saraus. Desse modo, a análise das fontes documentais em conjunto com as entrevistas possibilitou a construção das seguintes categorias de análise, a saber: práticas e usos da escrita, modos de produção e materialidades, o compartilhamento de experiências literárias, distinção a busca por reconhecimento, interlocução com a realidade no âmbito da crítica, da denúncia e da representação. Com isso, depreendemos que a prática da escrita literária efetivada por esse grupo de professores compreende modos diversos de produzir, evidenciando as representações de seus respectivos contextos sociais, bem como fazer a crítica e a denúncia de uma sociedade desigual. Para além disso, deve-se mencionar que os professores ocupam determinadas posições no campo literário e educacional que estão em disputa na busca por um certo reconhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23122020-133622/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23122020-133622/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257380044144640