Inteligência artificial aplicada à educação: transformação ou desintegração da escola?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21112023-155836/ |
Resumo: | A tese reporta uma pesquisa sobre a presença crescente de objetos técnicos cibernéticos em ambientes escolares. Procura compreender a emergência de um ramo sociotécnico considerado recente e impactante: a inteligência artificial aplicada à educação (IAED). O trabalho se concentra no seguinte problema: a IAED promove a transformação ou desintegração da instituição escolar? A hipótese formulada foi a de que, alicerçada no paradigma da aprendizagem, a IAED promove a desintegração do escolar ao operar a hiperpersonalização, aspecto que inviabiliza o caráter comum e público na educação. A pesquisa levantou e reuniu as perspectivas dos porta-vozes da IAED, as quais sustentaram a confirmação da hipótese. Concluiu-se que a IAED é um vetor relevante da desintegração da forma escolar, e não da desintegração da instituição moderna que se instaurou no mundo. A desintegração desencadeada se refere à inviabilização das possibilidades de existência de uma forma escolar cujo princípio operacional é a promoção de tempo livre improdutivo às novas gerações. Ao reduzir o real a dados, mediante uma visão gnóstica da materialidade escolar, a IAED promove o personalismo educacional, ao passo que impede a construção do comum no âmbito escolar. |
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Inteligência artificial aplicada à educação: transformação ou desintegração da escola?Artificial intelligence applied to education: transformation or disintegration of the school?Aprendizagem ao longo da vidaArtificial intelligence and educationDatafication and educationDatificação e educaçãoEducational innovationGnosticismo tecnológico e educaçãoInovação educacionalInteligência artificial e educaçãoLifelong learningTechnological gnosticism and educationA tese reporta uma pesquisa sobre a presença crescente de objetos técnicos cibernéticos em ambientes escolares. Procura compreender a emergência de um ramo sociotécnico considerado recente e impactante: a inteligência artificial aplicada à educação (IAED). O trabalho se concentra no seguinte problema: a IAED promove a transformação ou desintegração da instituição escolar? A hipótese formulada foi a de que, alicerçada no paradigma da aprendizagem, a IAED promove a desintegração do escolar ao operar a hiperpersonalização, aspecto que inviabiliza o caráter comum e público na educação. A pesquisa levantou e reuniu as perspectivas dos porta-vozes da IAED, as quais sustentaram a confirmação da hipótese. Concluiu-se que a IAED é um vetor relevante da desintegração da forma escolar, e não da desintegração da instituição moderna que se instaurou no mundo. A desintegração desencadeada se refere à inviabilização das possibilidades de existência de uma forma escolar cujo princípio operacional é a promoção de tempo livre improdutivo às novas gerações. Ao reduzir o real a dados, mediante uma visão gnóstica da materialidade escolar, a IAED promove o personalismo educacional, ao passo que impede a construção do comum no âmbito escolar.The thesis reports research on the growing presence of cybernetic technical objects in school environments. It seeks to understand the emergence of a sociotechnical branch that is considered recent and impactful: artificial intelligence applied to education (AIED). The work focuses on the following problem: does AIED promote the transformation or the disintegration of the school institution? The hypothesis formulated was that, based on the current learning-centered paradigm, AIED promotes the disintegration of that which is the school, by the means of hyper-personalization, an aspect that makes the common and public character of education unfeasible. The research gathered the perspectives of the AIED spokespersons, which supported the confirmation of the hypothesis. It concludes that AIED is a relevant vector for the disintegration of the school form, and not for the disintegration of the modern schooling institution that has been established worldwide. This disintegration refers to the impracticability of the existence of a school form whose operational principle is the provision of unproductive free time to the new generations. By reducing reality to data, through a gnostic view of school materiality, AIED promotes educational personalism, while preventing the construction of the common dimension within the school environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGhanem Junior, Elie George GuimaraesSantos, Douglas Ladislau dos2023-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-21112023-155836/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-27T14:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-21112023-155836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-27T14:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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