Comparação da força de trabalho em serviços de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6131/tde-25072016-181335/ |
Resumo: | A autora estuda a comparação da força de trabalho em serviços de saúde, visando o grau de satisfação e insatisfação dos profissionais de saúde, em dois municípios semi -rurais, sendo um de médio porte e outro de pequeno porte, um localizado na Grande São Paulo e outro no Estado de São Paulo. participaram do estudo, integrantes de seis categorias funcionais: médicos, enfermeiras, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, atendentes e serventes, que realizam suas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, nos respectivos municípios. No estudo foi desenvolvido um histórico das principais políticas de saúde e de recursos humanos, no período de 1960 a 1990, apresentando as principais características da época, sua evolução no Brasil e no Estado de São Paulo. A seguir foram descritos os perfis dos municípios estudados e suas principais características. Foi abordada a metodologia utilizada na pesquisa bem como a análise, discussão e resultados obtidos através dos dados coletados junto aos profissionais de saúde. Dos resultados do estudo, as informações fornecidas permitiram verificar que os profissionais pesquisados salientaram vários fatores que podem contribuir e podem influenciar diretamente na obtenção da satisfação e insatisfação no trabalho. Pela frequência com que se manifestaram, observa-se a ordem de importância dada a esses fatores, que podem direcionar a uma política de recursos humanos satisfatória para melhoria do desempenho humano e da eficácia organizacional. |
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Comparação da força de trabalho em serviços de saúdeComparing the health services task-forceHealth ServicesHuman ResourcesRecursos HumanosServiços de SaúdeA autora estuda a comparação da força de trabalho em serviços de saúde, visando o grau de satisfação e insatisfação dos profissionais de saúde, em dois municípios semi -rurais, sendo um de médio porte e outro de pequeno porte, um localizado na Grande São Paulo e outro no Estado de São Paulo. participaram do estudo, integrantes de seis categorias funcionais: médicos, enfermeiras, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, atendentes e serventes, que realizam suas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, nos respectivos municípios. No estudo foi desenvolvido um histórico das principais políticas de saúde e de recursos humanos, no período de 1960 a 1990, apresentando as principais características da época, sua evolução no Brasil e no Estado de São Paulo. A seguir foram descritos os perfis dos municípios estudados e suas principais características. Foi abordada a metodologia utilizada na pesquisa bem como a análise, discussão e resultados obtidos através dos dados coletados junto aos profissionais de saúde. Dos resultados do estudo, as informações fornecidas permitiram verificar que os profissionais pesquisados salientaram vários fatores que podem contribuir e podem influenciar diretamente na obtenção da satisfação e insatisfação no trabalho. Pela frequência com que se manifestaram, observa-se a ordem de importância dada a esses fatores, que podem direcionar a uma política de recursos humanos satisfatória para melhoria do desempenho humano e da eficácia organizacional.With the purpose to get to know the level of health professionals sstisfaction and non-satisfaction, the Author carries out a study comparing the health services task-force of two medium- and small-sized semi-rural municipalities - one, located at the Great São Paulo; the other, at the State of São Paulo, Brazil. Six working categories took part in the study: physicians, nurses, social workers, auxiliary nurses, attendants and housekeepers who develop their activities along the mentioned municipalities. A historical development of the main health policies and human resources was undertaken within the study, covering the period from 1960 to 1990, presenting the main characteristics of the time, their evolution in Brazil, in general, and in the State of São Paulo, in particular. Following, the profiles of the municipalities under study, where described along with their main characteristics. The research methodology and the analysis, discussion and results, obtained through data collected along with the health profissionals, were approached to. From the data of the study, one can observe the various factors emphasized by the professionals searched out, which might contribute to and directly influence upon their level of satisfaction and non-satisfaction concerning their work. Through the frequency with which they manifested themselves, one can see the rank of importance attributed by them to these factors, which might direct one towards a satisfactory human resources policy aiming the improvement of human behaviour and the efficiency of the organization.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuimaraes, CidCornetta, Vitoria Kedy1991-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6131/tde-25072016-181335/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-20T14:24:38Zoai:teses.usp.br:tde-25072016-181335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-20T14:24:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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