A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-16042008-131719/ |
Resumo: | Este estudo foi realizado com dezesseis enfermeiros de um Hospital de especialidades Oncológicas, da cidade de São Paulo, teve como principal objetivo, caracterizar a vivência do ser tutor através do relato do enfermeiro na sua experiência de trabalho. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo as seguintes perguntas: relate a sua vivência como enfermeiro tutor através da experiência de trabalho e caracterize na sua vivência o ser tutor. Os discursos foram coletados e analisados qualitativamente sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo segundo o referencial de Bardin. Ao analisar as respostas dos enfermeiros obtidos na pesquisa, foi possível extrair os aspectos considerados significativos categorizando-os em ajuda ao tutelado, aproximação entre tutor e tutelado, tempo para a tutoria e a percepção do tutor com relação a sua atuação. A pesquisa possibilitou evidenciar a experiência de vida do ser tutor e as suas características. A ajuda e a aproximação foram elementos importantes na promoção do ensino e desenvolvimento da capacitação técnica do tutelado pelo tutor. O tempo foi um fator que dificultou esta atividade devido às atividades desenvolvidas pelo enfermeiro, porém, para ele a sua atuação neste processo foi uma experiência satisfatória que refletirá na sua vida profissional de modo a promover, sempre, uma melhor assistência à saúde. Na busca do desenvolvimento das habilidades e competências da equipe de enfermagem, o enfermeiro reforçou o seu papel de educador no processo de tutoria, proporcionando assim, condições de uma melhor prática técnica por parte dos seus tutelados |
id |
USP_d2f89c63ec2c8fa38ebcaa6a9279e491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16042008-131719 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicasThe experience of a mentor nurse in an oncology hospitalEducaçãoEducationEnfermagemEnfermeiro tutorEnsinoMentor nurseMentoringNursingTeachingTutoriaEste estudo foi realizado com dezesseis enfermeiros de um Hospital de especialidades Oncológicas, da cidade de São Paulo, teve como principal objetivo, caracterizar a vivência do ser tutor através do relato do enfermeiro na sua experiência de trabalho. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo as seguintes perguntas: relate a sua vivência como enfermeiro tutor através da experiência de trabalho e caracterize na sua vivência o ser tutor. Os discursos foram coletados e analisados qualitativamente sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo segundo o referencial de Bardin. Ao analisar as respostas dos enfermeiros obtidos na pesquisa, foi possível extrair os aspectos considerados significativos categorizando-os em ajuda ao tutelado, aproximação entre tutor e tutelado, tempo para a tutoria e a percepção do tutor com relação a sua atuação. A pesquisa possibilitou evidenciar a experiência de vida do ser tutor e as suas características. A ajuda e a aproximação foram elementos importantes na promoção do ensino e desenvolvimento da capacitação técnica do tutelado pelo tutor. O tempo foi um fator que dificultou esta atividade devido às atividades desenvolvidas pelo enfermeiro, porém, para ele a sua atuação neste processo foi uma experiência satisfatória que refletirá na sua vida profissional de modo a promover, sempre, uma melhor assistência à saúde. Na busca do desenvolvimento das habilidades e competências da equipe de enfermagem, o enfermeiro reforçou o seu papel de educador no processo de tutoria, proporcionando assim, condições de uma melhor prática técnica por parte dos seus tuteladosThis study was carried out with sixteen nurses of a n oncology hospital located in São Paulo and aimed at characterizing the experience of the mentor through the report of nurses in their work experience. To gather data we used a tool consisting of the following questions: \"Report your experience as a mentor nurse through your work experience\" and \"Characterize the mentor nurse according to your experience\". Responses were collected and analysed qualitatively using the Bardin content analysis technique. When analysing the responses obtained in the survey, aspects which were considered significant were extracted, giving rise to the following categories: help to the mentored, proximity between mentor and mentored, time for mentoring, and mentor\'s perception of his/her role. The study provided an opportunity to focus on the life experience of the mentor and his/her characteristics. Help and proximity were important elements in promoting education and development of technical capabilities of the mentored by the mentor. Time restraints hampered the study, due to the tasks performed by the nurse. However, participating in this process was considered a rewarding experience, having an impact in his/her professional life, promoting better health care. In order to develop the skills and competences of the nursing team, the nurse stressed his/her role as an educator in the mentoring process, providing the setting for improving the technical performance of his/her mentoredBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTakahashi, Regina ToshieMoscatello, Elide Leyla Martinez2008-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-16042008-131719/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-16042008-131719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas The experience of a mentor nurse in an oncology hospital |
title |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas |
spellingShingle |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas Moscatello, Elide Leyla Martinez Educação Education Enfermagem Enfermeiro tutor Ensino Mentor nurse Mentoring Nursing Teaching Tutoria |
title_short |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas |
title_full |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas |
title_fullStr |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas |
title_full_unstemmed |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas |
title_sort |
A vivência do enfermeiro como tutor em um hospital de especialidades oncológicas |
author |
Moscatello, Elide Leyla Martinez |
author_facet |
Moscatello, Elide Leyla Martinez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Takahashi, Regina Toshie |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moscatello, Elide Leyla Martinez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Education Enfermagem Enfermeiro tutor Ensino Mentor nurse Mentoring Nursing Teaching Tutoria |
topic |
Educação Education Enfermagem Enfermeiro tutor Ensino Mentor nurse Mentoring Nursing Teaching Tutoria |
description |
Este estudo foi realizado com dezesseis enfermeiros de um Hospital de especialidades Oncológicas, da cidade de São Paulo, teve como principal objetivo, caracterizar a vivência do ser tutor através do relato do enfermeiro na sua experiência de trabalho. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo as seguintes perguntas: relate a sua vivência como enfermeiro tutor através da experiência de trabalho e caracterize na sua vivência o ser tutor. Os discursos foram coletados e analisados qualitativamente sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo segundo o referencial de Bardin. Ao analisar as respostas dos enfermeiros obtidos na pesquisa, foi possível extrair os aspectos considerados significativos categorizando-os em ajuda ao tutelado, aproximação entre tutor e tutelado, tempo para a tutoria e a percepção do tutor com relação a sua atuação. A pesquisa possibilitou evidenciar a experiência de vida do ser tutor e as suas características. A ajuda e a aproximação foram elementos importantes na promoção do ensino e desenvolvimento da capacitação técnica do tutelado pelo tutor. O tempo foi um fator que dificultou esta atividade devido às atividades desenvolvidas pelo enfermeiro, porém, para ele a sua atuação neste processo foi uma experiência satisfatória que refletirá na sua vida profissional de modo a promover, sempre, uma melhor assistência à saúde. Na busca do desenvolvimento das habilidades e competências da equipe de enfermagem, o enfermeiro reforçou o seu papel de educador no processo de tutoria, proporcionando assim, condições de uma melhor prática técnica por parte dos seus tutelados |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-16042008-131719/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-16042008-131719/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257017156108288 |