Determinantes de inovação nas empresas da Zona Franca de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kimura Junior, Almir
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12012021-134741/
Resumo: A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico que, por meio dos polos industrial, comercial e agropecuário, integra a região Norte ao resto do país. Este modelo passou por diversos ciclos, e enfatiza atualmente a inovação, a fim de melhorar o desempenho das empresas. Dado esse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender como se comportam os principais determinantes da inovação nas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e correlacional, realizado por meio de um survey, pré-testado e estruturado em formato eletrônico. O modelo do estudo incluiu determinantes da dimensão do ambiente externo (apoio governamental, cooperação tecnológica e mercado) e do ambiente interno (estratégia, estrutura organizacional, capacidade de absorção e cultura organizacional), os quais foram correlacionados com tipos de inovação - produto, processo, organizacional e marketing - à luz do porte da empresa, origem do capital, empresa local ou subsidiária de multinacional. Do total de 438 empresas contatadas, coletamos dados de 122, que corresponde a 28% do universo de empresas do PIM em 2019. Desse total obtivemos uma amostra final de 189 respondentes validados. Para a análise multivariada, utilizamos a técnica de equações estruturais por mínimos quadrados parciais, com o intuito de verificar a correlação entre as variáveis. Como resultado, a Inovação de Processo se destacou como a mais presente nas empresas, na percepção dos respondentes. Quanto aos determinantes, a dimensão referente ao ambiente interno obteve quase o dobro de significância em comparação à do ambiente externo, evidenciando, portanto, maior influência do ambiente interno nos esforços de inovação das empresas. Dos determinantes internos, destacou-se a Orientação Estratégica, cujo resultado foi positivo e significante para três tipos de Inovação (Produto, Processo e Organizacional). Todavia, ao se considerar somente as empresas locais, esse determinante foi significante para todos os tipos de inovação. Dos determinantes externos, o Apoio governamental e o Grau de orientação para o Mercado tiveram relação positiva e parcialmente significante para Inovação de Marketing. A origem do capital - empresa nacional ou estrangeira -não influenciou as correlações entre os determinantes estudados e o grau de inovação. Com base nos resultados, sugere-se que o componente estratégico receba maior atenção das empresas do PIM, no sentido de melhorar o desempenho da inovação. Apesar de outros determinantes não terem se mostrado relevantes para facilitar a inovação, isso pode se dever a características locais, ou a possíveis imprecisões de nossa pesquisa. Futuros estudos poderão avançar nessa linha, aprofundando os resultados aqui apresentados.
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O modelo do estudo incluiu determinantes da dimensão do ambiente externo (apoio governamental, cooperação tecnológica e mercado) e do ambiente interno (estratégia, estrutura organizacional, capacidade de absorção e cultura organizacional), os quais foram correlacionados com tipos de inovação - produto, processo, organizacional e marketing - à luz do porte da empresa, origem do capital, empresa local ou subsidiária de multinacional. Do total de 438 empresas contatadas, coletamos dados de 122, que corresponde a 28% do universo de empresas do PIM em 2019. Desse total obtivemos uma amostra final de 189 respondentes validados. Para a análise multivariada, utilizamos a técnica de equações estruturais por mínimos quadrados parciais, com o intuito de verificar a correlação entre as variáveis. Como resultado, a Inovação de Processo se destacou como a mais presente nas empresas, na percepção dos respondentes. Quanto aos determinantes, a dimensão referente ao ambiente interno obteve quase o dobro de significância em comparação à do ambiente externo, evidenciando, portanto, maior influência do ambiente interno nos esforços de inovação das empresas. Dos determinantes internos, destacou-se a Orientação Estratégica, cujo resultado foi positivo e significante para três tipos de Inovação (Produto, Processo e Organizacional). Todavia, ao se considerar somente as empresas locais, esse determinante foi significante para todos os tipos de inovação. Dos determinantes externos, o Apoio governamental e o Grau de orientação para o Mercado tiveram relação positiva e parcialmente significante para Inovação de Marketing. A origem do capital - empresa nacional ou estrangeira -não influenciou as correlações entre os determinantes estudados e o grau de inovação. Com base nos resultados, sugere-se que o componente estratégico receba maior atenção das empresas do PIM, no sentido de melhorar o desempenho da inovação. Apesar de outros determinantes não terem se mostrado relevantes para facilitar a inovação, isso pode se dever a características locais, ou a possíveis imprecisões de nossa pesquisa. Futuros estudos poderão avançar nessa linha, aprofundando os resultados aqui apresentados.The Manaus Free Trade Zone (ZFM) is a model of economic development that, through industrial, commercial and agricultural centers, integrates the North region with the rest of the country. This model has gone through several cycles, and currently emphasizes innovation for improving the companies\' performance. Given this context, this work aims to understand how the main determinants of innovation behave in the companies of the Manaus Industrial Pole (PIM). It is a descriptive, quantitative and correlational study, carried out through a survey, pre-tested and structured in electronic format. The study model included determinants of the external environment\'s dimension (government support, technological cooperation and market) and of the internal environment\'s (strategy, organizational structure, absorptive capacity and organizational culture), which were correlated with types of innovation - product, process, organizational, and marketing - in light of the firm\'s size, origin of capital, local company or a multinational\'s subsidiary. From 438 companies contacted, we collected data from 122, which corresponds to 28% of the universe of PIM companies in 2019. From this total, we achieved a final sample of 189 validated respondents. For multivariate analysis, we used the technique of structural equations by partial least squares, in order to verify the correlation between variables. As a result, Process Innovation stood out as the most present in companies, in the perception of respondents. As for the determinants, the dimension regarding the internal environment achieved almost twice the significance compared to the external environment, thus showing greater influence of the internal environment in companies\' innovation efforts. Among the internal determinants, Strategic Orientation stood out, with a positive and significant result for three types of Innovation (Product, Process and Organizational). However, when considering only local companies, this determinant was significant for all innovation types. Of the external determinants, Government Support and the Degree of Market Orientation showed a positive and partially significant relationship with Marketing Innovation. The origin of capital - national or foreign company - did not affect the correlations between the determinants studied and the degree of innovation. Based on the results, we suggest that the strategic component should receive more attention from PIM companies, in order to improve innovation performance. Although other determinants were not relevant to facilitate innovation, this may be due to local characteristics, or to possible inaccuracies in our research. Future studies may proceed in this line, deepening the results presented here.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSbragia, RobertoKimura Junior, Almir2020-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12012021-134741/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-18T21:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-12012021-134741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-18T21:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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