Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tauhyl, Ana Paula Moreli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-25112013-152550/
Resumo: Esta dissertação descreve e analisa um conjunto de atividades educativas realizadas a partir de alguns produtos do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga - Labeca: o videodocumentário \"Siracusa Cidade Antiga\", mapas, plantas, fotografias e desenhos de reconstituições provenientes do banco de dados do laboratório e maquetes das cidades gregas de Poseidônia, Priene, Olinto e Selinonte. As atividades tiveram como objetivos divulgar a produção do Labeca e testar este material com o público alvo, buscando ampliar a visão da Grécia antiga comumente presente na escola; trabalhar o fazer ciência, por meio do oficio do arqueólogo; entender as diversas linguagens que constituem as formas de representação dos objetos, podendo, assim, exercer o pensamento crítico em relação a elas; e despertar o olhar do público para o universo das coisas materiais. Como público alvo da pesquisa, selecionamos duas turmas do 1º. Ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os alunos participaram de três encontros: apresentação do videodocumentário em sala de aula, visita ao MAE/USP para um trabalho com os mapas, plantas, fotografias, reconstituições e maquetes e, por fim, o manuseio de objetos arqueológicos e contemporâneos, novamente em sala de aula. Aplicamos três questionários aos alunos durante os encontros, os quais tinham por objetivo diagnosticar as impressões do público sobre o conjunto de atividades e se sua perspectiva em relação à Arqueologia e às cidades gregas antigas se modificou ao longo dos encontros. Os resultados que obtivemos a partir do questionário final, aplicado 70 dias após o primeiro, demonstraram que, de acordo com a concepção dos próprios alunos, a visão que tinham sobre Arqueologia foi modificada. Também pudemos verificar que outras características ligadas às cidades gregas passaram a compor o imaginário dos alunos sobre o tema, além daquelas elencadas no questionário inicial.
id USP_d3438bbe804bd1a505431e10da9e886a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25112013-152550
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representaçõesEducation and ways of seeing: learning from objects and their representationsArqueologia MediterrânicaArqueologia PúblicaEducaçãoEducationHeritageMediterranean ArchaeologyMuseuMuseumPatrimônioPublic ArchaeologyEsta dissertação descreve e analisa um conjunto de atividades educativas realizadas a partir de alguns produtos do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga - Labeca: o videodocumentário \"Siracusa Cidade Antiga\", mapas, plantas, fotografias e desenhos de reconstituições provenientes do banco de dados do laboratório e maquetes das cidades gregas de Poseidônia, Priene, Olinto e Selinonte. As atividades tiveram como objetivos divulgar a produção do Labeca e testar este material com o público alvo, buscando ampliar a visão da Grécia antiga comumente presente na escola; trabalhar o fazer ciência, por meio do oficio do arqueólogo; entender as diversas linguagens que constituem as formas de representação dos objetos, podendo, assim, exercer o pensamento crítico em relação a elas; e despertar o olhar do público para o universo das coisas materiais. Como público alvo da pesquisa, selecionamos duas turmas do 1º. Ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os alunos participaram de três encontros: apresentação do videodocumentário em sala de aula, visita ao MAE/USP para um trabalho com os mapas, plantas, fotografias, reconstituições e maquetes e, por fim, o manuseio de objetos arqueológicos e contemporâneos, novamente em sala de aula. Aplicamos três questionários aos alunos durante os encontros, os quais tinham por objetivo diagnosticar as impressões do público sobre o conjunto de atividades e se sua perspectiva em relação à Arqueologia e às cidades gregas antigas se modificou ao longo dos encontros. Os resultados que obtivemos a partir do questionário final, aplicado 70 dias após o primeiro, demonstraram que, de acordo com a concepção dos próprios alunos, a visão que tinham sobre Arqueologia foi modificada. Também pudemos verificar que outras características ligadas às cidades gregas passaram a compor o imaginário dos alunos sobre o tema, além daquelas elencadas no questionário inicial.This Master thesis describes and analyses a set of educational activities created from some products developed by the Laboratory for the Study of the Ancient City (Labeca - MAE/USP). These products are the DVD \"Siracusa Cidade Antiga\" (\"Syracuse, Ancient City\"), maps, plans, photographs, reconstructions and models of four ancient Greek cities - Poseidonia, Olynth, Priene and Selinus. The activities aimed at divulge Labeca\'s products by testing them with the audience, seeking to expand the vision of ancient Greece commonly presented in school. The project had another three goals. The first was to show how the scientific thinking of the archaeologist works. The second one aimed at presenting to the students the diversity of languages used to represent things and how these languages must be criticized. Our last goal was to draw the students\' attention to the material things surrounding them. As audience, we selected two classes of the 1st. year of High School from the Escola de Aplicação of the Faculdade de Educação (Faculty of Education) in the University of São Paulo. Initially, the students watched the DVD \"Siracusa Cidade Antiga\" (\"Syracuse, Ancient City\") in their classroom. A few weeks later, they visited the MAE/USP, where they were presented to maps, plans, photographs, reconstructions and models of four ancient Greek cities. Finally, we paid a second visit to their classroom and the students had the chance to handle archaeological and contemporary objects. Three questionnaires were submitted to the students by the end of each meeting. They aimed at diagnosing the public reaction to the set of activities and identifying whether their perspective on archaeology and ancient Greek cities had changed throughout the meetings. The answers from the last questionnaire, which was applied seventy days after the first one, showed some changes about the students\' perception of Archaeology, according to themselves. Furthermore, we observed that other characteristics linked to the Greek cities were included in the imaginary of the students, in addition to those listed by them in the initial questionnaire.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHirata, Elaine Farias VelosoTauhyl, Ana Paula Moreli2013-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-25112013-152550/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-25112013-152550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações
Education and ways of seeing: learning from objects and their representations
title Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações
spellingShingle Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações
Tauhyl, Ana Paula Moreli
Arqueologia Mediterrânica
Arqueologia Pública
Educação
Education
Heritage
Mediterranean Archaeology
Museu
Museum
Patrimônio
Public Archaeology
title_short Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações
title_full Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações
title_fullStr Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações
title_full_unstemmed Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações
title_sort Alfabetização do olhar: aprender pelos objetos e suas representações
author Tauhyl, Ana Paula Moreli
author_facet Tauhyl, Ana Paula Moreli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hirata, Elaine Farias Veloso
dc.contributor.author.fl_str_mv Tauhyl, Ana Paula Moreli
dc.subject.por.fl_str_mv Arqueologia Mediterrânica
Arqueologia Pública
Educação
Education
Heritage
Mediterranean Archaeology
Museu
Museum
Patrimônio
Public Archaeology
topic Arqueologia Mediterrânica
Arqueologia Pública
Educação
Education
Heritage
Mediterranean Archaeology
Museu
Museum
Patrimônio
Public Archaeology
description Esta dissertação descreve e analisa um conjunto de atividades educativas realizadas a partir de alguns produtos do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga - Labeca: o videodocumentário \"Siracusa Cidade Antiga\", mapas, plantas, fotografias e desenhos de reconstituições provenientes do banco de dados do laboratório e maquetes das cidades gregas de Poseidônia, Priene, Olinto e Selinonte. As atividades tiveram como objetivos divulgar a produção do Labeca e testar este material com o público alvo, buscando ampliar a visão da Grécia antiga comumente presente na escola; trabalhar o fazer ciência, por meio do oficio do arqueólogo; entender as diversas linguagens que constituem as formas de representação dos objetos, podendo, assim, exercer o pensamento crítico em relação a elas; e despertar o olhar do público para o universo das coisas materiais. Como público alvo da pesquisa, selecionamos duas turmas do 1º. Ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os alunos participaram de três encontros: apresentação do videodocumentário em sala de aula, visita ao MAE/USP para um trabalho com os mapas, plantas, fotografias, reconstituições e maquetes e, por fim, o manuseio de objetos arqueológicos e contemporâneos, novamente em sala de aula. Aplicamos três questionários aos alunos durante os encontros, os quais tinham por objetivo diagnosticar as impressões do público sobre o conjunto de atividades e se sua perspectiva em relação à Arqueologia e às cidades gregas antigas se modificou ao longo dos encontros. Os resultados que obtivemos a partir do questionário final, aplicado 70 dias após o primeiro, demonstraram que, de acordo com a concepção dos próprios alunos, a visão que tinham sobre Arqueologia foi modificada. Também pudemos verificar que outras características ligadas às cidades gregas passaram a compor o imaginário dos alunos sobre o tema, além daquelas elencadas no questionário inicial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-25112013-152550/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-25112013-152550/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257345657143296