Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Carolina Rossetti de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-132547/
Resumo: O MAC USP possui 58 obras de artistas estadunidenses ou naturalizados, reunidas entre os anos de 1946 e 1963, transferidas do acervo do antigo MAM SP para o museu da universidade. Esta pesquisa realiza o primeiro levantamento sistemático desse conjunto, recuperando a sua proveniência e identificando a circulação e a repercussão desses trabalhos. Os percursos de aquisição das obras são contextualizados levando em consideração o papel de iniciativas culturais no Pós-Guerra que estavam a serviço de um objetivo estratégico de aproximação política, diplomática e simbólica entre os Estados Unidos e o Brasil. Esse acervo foi reunido, em sua grande parte, por meio da doação de empresários estadunidenses, bem como por meio das Bienais de São Paulo. Desse modo, analisa-se também o percurso das representações dos Estados Unidos nas Bienais durante as cinco edições iniciais, mostrando como a imagem que o país buscou projetar foi profundamente alterada ao longo dos anos 1950. Inicialmente mais diversa e internacional, com a presença de artistas com diferentes abordagens estéticas e a inclusão de estrangeiros, o país passa a adotar, no final da década, uma visão mais afunilada e nacional, com a valorização do Expressionismo Abstrato. O acervo do MAC USP é um registro dessa história e uma chave a partir da qual podemos questionar algumas premissas que predominaram por décadas na historiografia sobre a arte moderna dos Estados Unidos.
id USP_d40bca980a2bf988a64c70dddc891230
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24102022-132547
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USPModern art of the United States: artworks and origins of the collection of the Museum of Contemporary Art at USPAcervo MAC USPArte moderna dos Estados UnidosBienais de São PauloColeção MAM SPDoações Nelson RockefellerHenry Ford IHenry Ford I donationsLessing RosenwaldLessing RosenwaldMAC USP collectionMAM SP collectionModern art from the United StatesNelson RockefellerSão Paulo BiennialsO MAC USP possui 58 obras de artistas estadunidenses ou naturalizados, reunidas entre os anos de 1946 e 1963, transferidas do acervo do antigo MAM SP para o museu da universidade. Esta pesquisa realiza o primeiro levantamento sistemático desse conjunto, recuperando a sua proveniência e identificando a circulação e a repercussão desses trabalhos. Os percursos de aquisição das obras são contextualizados levando em consideração o papel de iniciativas culturais no Pós-Guerra que estavam a serviço de um objetivo estratégico de aproximação política, diplomática e simbólica entre os Estados Unidos e o Brasil. Esse acervo foi reunido, em sua grande parte, por meio da doação de empresários estadunidenses, bem como por meio das Bienais de São Paulo. Desse modo, analisa-se também o percurso das representações dos Estados Unidos nas Bienais durante as cinco edições iniciais, mostrando como a imagem que o país buscou projetar foi profundamente alterada ao longo dos anos 1950. Inicialmente mais diversa e internacional, com a presença de artistas com diferentes abordagens estéticas e a inclusão de estrangeiros, o país passa a adotar, no final da década, uma visão mais afunilada e nacional, com a valorização do Expressionismo Abstrato. O acervo do MAC USP é um registro dessa história e uma chave a partir da qual podemos questionar algumas premissas que predominaram por décadas na historiografia sobre a arte moderna dos Estados Unidos.MAC USP has fifty-eight works by American or naturalized artists, gathered between 1946 and 1963, transferred from the collection of the former MAM SP to the university museum. This research carries out the first systematic survey of this nucleus, recovering its provenance and identifying the circulation and repercussion of these works. The acquisition processes of these works are contextualized considering the role of cultural initiatives in the Post-war period that were in line with strategic objectives of political, diplomatic, and symbolic approximation between the United States and Brazil. This collection was gathered, for the most part, through donations from American businessmen, as well as through the São Paulo Biennials. This research analyses the history of the United States representation at the Biennials during the five initial editions, showing how the image that the country sought to project internationally was profoundly changed throughout the 1950s. Initially more diverse and international, with the presence of artists with different aesthetic approaches and the inclusion of immigrants, the country began to adopt, at the end of the decade, a more narrowed and national vision, one that valued mostly Abstract Expressionism. The MAC USP collection is a record of this history and a key from which we can question some assumptions that prevailed for decades in the historiography of modern art in the United States.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagalhães, Ana GonçalvesToledo, Carolina Rossetti de2022-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-132547/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-24T15:43:28Zoai:teses.usp.br:tde-24102022-132547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-24T15:43:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP
Modern art of the United States: artworks and origins of the collection of the Museum of Contemporary Art at USP
title Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP
spellingShingle Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP
Toledo, Carolina Rossetti de
Acervo MAC USP
Arte moderna dos Estados Unidos
Bienais de São Paulo
Coleção MAM SP
Doações Nelson Rockefeller
Henry Ford I
Henry Ford I donations
Lessing Rosenwald
Lessing Rosenwald
MAC USP collection
MAM SP collection
Modern art from the United States
Nelson Rockefeller
São Paulo Biennials
title_short Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP
title_full Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP
title_fullStr Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP
title_full_unstemmed Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP
title_sort Arte moderna dos Estados Unidos: obras e origens do acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP
author Toledo, Carolina Rossetti de
author_facet Toledo, Carolina Rossetti de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Ana Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Carolina Rossetti de
dc.subject.por.fl_str_mv Acervo MAC USP
Arte moderna dos Estados Unidos
Bienais de São Paulo
Coleção MAM SP
Doações Nelson Rockefeller
Henry Ford I
Henry Ford I donations
Lessing Rosenwald
Lessing Rosenwald
MAC USP collection
MAM SP collection
Modern art from the United States
Nelson Rockefeller
São Paulo Biennials
topic Acervo MAC USP
Arte moderna dos Estados Unidos
Bienais de São Paulo
Coleção MAM SP
Doações Nelson Rockefeller
Henry Ford I
Henry Ford I donations
Lessing Rosenwald
Lessing Rosenwald
MAC USP collection
MAM SP collection
Modern art from the United States
Nelson Rockefeller
São Paulo Biennials
description O MAC USP possui 58 obras de artistas estadunidenses ou naturalizados, reunidas entre os anos de 1946 e 1963, transferidas do acervo do antigo MAM SP para o museu da universidade. Esta pesquisa realiza o primeiro levantamento sistemático desse conjunto, recuperando a sua proveniência e identificando a circulação e a repercussão desses trabalhos. Os percursos de aquisição das obras são contextualizados levando em consideração o papel de iniciativas culturais no Pós-Guerra que estavam a serviço de um objetivo estratégico de aproximação política, diplomática e simbólica entre os Estados Unidos e o Brasil. Esse acervo foi reunido, em sua grande parte, por meio da doação de empresários estadunidenses, bem como por meio das Bienais de São Paulo. Desse modo, analisa-se também o percurso das representações dos Estados Unidos nas Bienais durante as cinco edições iniciais, mostrando como a imagem que o país buscou projetar foi profundamente alterada ao longo dos anos 1950. Inicialmente mais diversa e internacional, com a presença de artistas com diferentes abordagens estéticas e a inclusão de estrangeiros, o país passa a adotar, no final da década, uma visão mais afunilada e nacional, com a valorização do Expressionismo Abstrato. O acervo do MAC USP é um registro dessa história e uma chave a partir da qual podemos questionar algumas premissas que predominaram por décadas na historiografia sobre a arte moderna dos Estados Unidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-132547/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-132547/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257317414797312