Neutralização moral e violência entre adolescentes no Município de São Paulo - Projeto São Paulo para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-31082021-165652/ |
Resumo: | A prevenção da violência baseada em evidências científicas vem apresentando avanços notórios nas últimas décadas. Em contrapartida, a literatura sobre o tema é escassa em países de baixa e média renda onde há os maiores índices de violência. Compreender a natureza dos mecanismos causais envolvidos na violência é primordial para definir prioridades de intervenção. A neutralização moral consiste em mecanismos cognitivos nos quais os indivíduos que geralmente são cumpridores de regras e padrões morais podem transgredir tais regras sem que se sintam culpados ou responsáveis pelos atos. A concordância com tais mecanismos está associada com o comportamento violento e bullying entre adolescentes. O presente estudo utilizou dados coletados no âmbito do Projeto São Paulo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes (SP-PROSO) realizado com estudantes de 9o. Ano do Ensino Fundamental no Município de São Paulo. Os objetivos do presente estudo são:1. Descrever a tendência à neutralização moral; 2. Descrever a prevalência de perpetração de violência; 3. Investigar os fatores associados à neutralização moral entre adolescentes considerando: características sócio demográficas, experiências de violência, práticas parentais, características do grupo de pares, relação com a escola e características individuais e; 4. Investigar a associação entre neutralização Moral e perpetração de violência após ajuste para potenciais variáveis de confusão. Análise descritiva, bivariada e multivariada foram utilizadas para análise dos dados. Os modelos de análise apresentados pelo presente estudo corroboram a hipótese de que as percepções e atitudes dos adolescentes em relação à diferentes contextos e esferas de socialização influenciam a aceitação dos mecanismos de neutralização moral. Neutralização moral também se mostrou associada com violência após controle para variáveis de confusão. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo realizado em país de baixa renda que testou formalmente a associação da neutralização moral da agressividade com uma ampla gama de fatores individuais, relacionais e contextuais com base no modelo ecológico. A identificação e reconhecimento dos mecanismos de neutralização moral pode subsidiar estratégias de enfrentamento dos discursos e atitudes que sustentam a violência nas suas variadas formas. Nossos resultados são robustos e consistentes com literatura internacional e tem claras implicação na prevenção da violência juvenil. |
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Neutralização moral e violência entre adolescentes no Município de São Paulo - Projeto São Paulo para o desenvolvimento social de crianças e adolescentesMoral neutralization of aggression among adolescents in São Paulo city, Brazil - results from the São Paulo Project for the Social Development of Children and AdolescentsAggressionAgressãoBullyingBullyingDesengajamento moralJuvenil violenceMoral disengagementMoral neutralizationMoralidade.Morals.Neutralização moralSchool violenceViolence/prevention & controlViolência escolarViolência juvenilViolência/prevenção & controleA prevenção da violência baseada em evidências científicas vem apresentando avanços notórios nas últimas décadas. Em contrapartida, a literatura sobre o tema é escassa em países de baixa e média renda onde há os maiores índices de violência. Compreender a natureza dos mecanismos causais envolvidos na violência é primordial para definir prioridades de intervenção. A neutralização moral consiste em mecanismos cognitivos nos quais os indivíduos que geralmente são cumpridores de regras e padrões morais podem transgredir tais regras sem que se sintam culpados ou responsáveis pelos atos. A concordância com tais mecanismos está associada com o comportamento violento e bullying entre adolescentes. O presente estudo utilizou dados coletados no âmbito do Projeto São Paulo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes (SP-PROSO) realizado com estudantes de 9o. Ano do Ensino Fundamental no Município de São Paulo. Os objetivos do presente estudo são:1. Descrever a tendência à neutralização moral; 2. Descrever a prevalência de perpetração de violência; 3. Investigar os fatores associados à neutralização moral entre adolescentes considerando: características sócio demográficas, experiências de violência, práticas parentais, características do grupo de pares, relação com a escola e características individuais e; 4. Investigar a associação entre neutralização Moral e perpetração de violência após ajuste para potenciais variáveis de confusão. Análise descritiva, bivariada e multivariada foram utilizadas para análise dos dados. Os modelos de análise apresentados pelo presente estudo corroboram a hipótese de que as percepções e atitudes dos adolescentes em relação à diferentes contextos e esferas de socialização influenciam a aceitação dos mecanismos de neutralização moral. Neutralização moral também se mostrou associada com violência após controle para variáveis de confusão. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo realizado em país de baixa renda que testou formalmente a associação da neutralização moral da agressividade com uma ampla gama de fatores individuais, relacionais e contextuais com base no modelo ecológico. A identificação e reconhecimento dos mecanismos de neutralização moral pode subsidiar estratégias de enfrentamento dos discursos e atitudes que sustentam a violência nas suas variadas formas. Nossos resultados são robustos e consistentes com literatura internacional e tem claras implicação na prevenção da violência juvenil.The violence prevention based on scientific knowledge has been successful in the last decades mainly among high income countries. In contrast, the literature is scarce in low- and middle-income countries where are the highest levels of violence. Understanding the causal mechanisms related to violence is crucial to define intervention priorities. Moral neutralization represents a cognitive mechanism in which individuals who are generally rule abiding and complying with common moral standards can commit transgressive acts without fells guilt or responsible for that. The approval of this mechanisms is associated with violent behavior and bullying among adolescents. This study used data of students from the 9° grade in São Paulo municipality collected for the São Paulo Project for the Social Development of Children and Adolescents (SP-PROSO). The aims of this study are: 1. Describe the tendency of moral neutralization. 2. Describe the prevalence of violence perpetration. 3. Investigate the factors associated with moral neutralization taking into account: socio demographic characteristics, experience of violence, parental practices, characteristics of the peer groups, relation with school and individual characteristics. 4. Investigate the association between moral neutralization and violence perpetration (history of serious violence in the last year and bullying) after adjustment of potential confounders. Descriptive, bivariate and multivariate analysis were performed. Our results support the hypothesis that adolescent\'s perceptions and attitudes regarding different contexts influence the acceptance of moral neutralization mechanisms. Moral neutralization also demonstrated positive association with violence perpetration even after the inclusion of cofounding variables. As far as we know, this is the first study to formally evaluate the association of moral neutralization with a wide variety of individual and contextual factors based on ecologic model. Identify and recognize moral neutralization mechanisms could support intervention strategies that counteract violent discourses and attitudes. Our results are robust and consistent with international literature having implications for youth violence prevention.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPeres, Maria Fernanda TourinhoPapa, Cassio Henrique Gomide2021-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-31082021-165652/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T18:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-31082021-165652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T18:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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