A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cárita Portilho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-13072017-171059/
Resumo: O desenvolvimento desta pesquisa parte do reconhecimento da necessidade de serem delineados princípios orientadores para a atuação do psicólogo no contexto escolar. Para tanto, assumiu-se a Psicologia Histórico-Cultural, em suas bases marxistas, como referencial teórico-metodológico desta investigação. A partir disso, definiu-se como objetivo desta tese propor princípios para a atuação do psicólogo escolar, no contexto do ensino fundamental, visando promover a atividade de estudo, considerando principalmente as relações escolares e familiares. Para a consecução desse objetivo tomou-se como objeto de investigação os determinantes presentes na promoção da atividade de estudo, considerando principalmente como as relações escolares e familiares dos estudantes podem afetar esse processo. A atividade de estudo é definida como uma via a partir da qual esses sujeitos podem se apropriar, ativamente, dos conhecimentos escolares, compreendendo que a efetivação desse processo é essencial para que a escola assuma a sua função humanizadora. A atividade de estudo é entendida como atividade principal dos estudantes nesse momento de sua escolarização por ser a atividade que promove as mudanças psicológicas essenciais na personalidade dos estudantes nesse período de suas vidas. O referente empírico, foi desenvolvido em uma escola pública municipal de ensino fundamental do litoral paulista e envolveu a realização de entrevistas em grupo com: a) profissionais da escola, b) estudantes do 6º ano do ensino fundamental e c) familiares desses estudantes. As reflexões realizadas sobre as relações que se estabelecem entre a atividade de ensino (realizada pelos professores em colaboração com a gestão escolar e demais profissionais da escola), a atividade educativa (objetivada no âmbito familiar) e a atividade do psicólogo escolar evidenciaram como unidade de análise a constituição de relações e condições objetivas que promovam o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. Considerando todas as reflexões construídas a partir desta pesquisa, defende-se como tese que: a atuação do psicólogo escolar, no contexto do ensino fundamental, deve favorecer a concretização de ações, tanto no âmbito escolar quanto no âmbito familiar, que promovam o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. Tomando a tese como fio condutor, foram propostos alguns princípios orientadores da atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo, considerando a escola e a família. Nesse sentido, delimitou-se como finalidade central da atuação do psicólogo escolar no contexto do ensino fundamental a contribuição para a organização de um ensino que promova o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. A relação entre a organização do ensino e a promoção do desenvolvimento psicológico humano foi definida como conteúdo da relação entre Psicologia e Educação. No que diz respeito à forma da atuação do psicólogo, a promoção de ações de estudo junto aos sujeitos que estão inseridos na escola (profissionais da Educação, familiares e estudante) foi identificada como uma importante via para fortalecer o protagonismo desses sujeitos. Como estratégia potente para a articulação da intervenção do psicólogo no contexto escolar identificou-se a constituição de coletivos que envolvam profissionais da escola, familiares e estudantes. Por fim, destacaram-se algumas condições importantes de serem garantidas para que os princípios propostos possam ser objetivados. Como conclusão para a investigação desenvolvida, defende-se que a consideração e promoção da atividade principal dos estudantes, adquire uma dimensão orientadora para uma atuação em Psicologia Escolar que efetivamente colabore para que a escola atinja suas finalidades humanizadoras
id USP_d475906e7f7dc174ef584b0d5ed83c06
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13072017-171059
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a famíliaThe performance of the school psychologist in the promotion of the study activity: interfaces toward school and familyHistorical-Cultural PsychologyMotivação do alunoPsicologia EscolarPsicologia Histórico-CulturalRelação Escola-FamíliaSchool PsychologySchool-Family RelationshipStudent MotivationO desenvolvimento desta pesquisa parte do reconhecimento da necessidade de serem delineados princípios orientadores para a atuação do psicólogo no contexto escolar. Para tanto, assumiu-se a Psicologia Histórico-Cultural, em suas bases marxistas, como referencial teórico-metodológico desta investigação. A partir disso, definiu-se como objetivo desta tese propor princípios para a atuação do psicólogo escolar, no contexto do ensino fundamental, visando promover a atividade de estudo, considerando principalmente as relações escolares e familiares. Para a consecução desse objetivo tomou-se como objeto de investigação os determinantes presentes na promoção da atividade de estudo, considerando principalmente como as relações escolares e familiares dos estudantes podem afetar esse processo. A atividade de estudo é definida como uma via a partir da qual esses sujeitos podem se apropriar, ativamente, dos conhecimentos escolares, compreendendo que a efetivação desse processo é essencial para que a escola assuma a sua função humanizadora. A atividade de estudo é entendida como atividade principal dos estudantes nesse momento de sua escolarização por ser a atividade que promove as mudanças psicológicas essenciais na personalidade dos estudantes nesse período de suas vidas. O referente empírico, foi desenvolvido em uma escola pública municipal de ensino fundamental do litoral paulista e envolveu a realização de entrevistas em grupo com: a) profissionais da escola, b) estudantes do 6º ano do ensino fundamental e c) familiares desses estudantes. As reflexões realizadas sobre as relações que se estabelecem entre a atividade de ensino (realizada pelos professores em colaboração com a gestão escolar e demais profissionais da escola), a atividade educativa (objetivada no âmbito familiar) e a atividade do psicólogo escolar evidenciaram como unidade de análise a constituição de relações e condições objetivas que promovam o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. Considerando todas as reflexões construídas a partir desta pesquisa, defende-se como tese que: a atuação do psicólogo escolar, no contexto do ensino fundamental, deve favorecer a concretização de ações, tanto no âmbito escolar quanto no âmbito familiar, que promovam o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. Tomando a tese como fio condutor, foram propostos alguns princípios orientadores da atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo, considerando a escola e a família. Nesse sentido, delimitou-se como finalidade central da atuação do psicólogo escolar no contexto do ensino fundamental a contribuição para a organização de um ensino que promova o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. A relação entre a organização do ensino e a promoção do desenvolvimento psicológico humano foi definida como conteúdo da relação entre Psicologia e Educação. No que diz respeito à forma da atuação do psicólogo, a promoção de ações de estudo junto aos sujeitos que estão inseridos na escola (profissionais da Educação, familiares e estudante) foi identificada como uma importante via para fortalecer o protagonismo desses sujeitos. Como estratégia potente para a articulação da intervenção do psicólogo no contexto escolar identificou-se a constituição de coletivos que envolvam profissionais da escola, familiares e estudantes. Por fim, destacaram-se algumas condições importantes de serem garantidas para que os princípios propostos possam ser objetivados. Como conclusão para a investigação desenvolvida, defende-se que a consideração e promoção da atividade principal dos estudantes, adquire uma dimensão orientadora para uma atuação em Psicologia Escolar que efetivamente colabore para que a escola atinja suas finalidades humanizadorasThe development of this research starts taking into consideration the recognition of the need to be delineated guiding principles for the psychologist performance within the school context. For this purpose, Historical-Cultural Psychology was assumed, in its Marxist bases, as a theoretical-methodological reference for this investigation. Thus, it was defined as the objective of this thesis to propose the principles for the performance of the school psychologist, in the context of fundamental education, aiming to promote the study activity, considering mainly the school and family relations. In order to achieve this objective, the research object was to identify determinants present in the promotion of the study activity, considering mainly how the students\' school and family relations can affect this process. The study activity is defined as a way in which these subjects can actively take ownership of school knowledge, understanding that the implementation of this process is essential for the school to assume its humanizing function. The study activity is understood as the student main activity in their schooling period, and that is the one that promotes the essential psychological changes in the students personality in a certain period of their lives. The empirical referent was developed in a municipal public elementary school on the coast of São Paulo and counted on group interviews with: a) school professionals, b) 6th grade students and c) their families. The reflections carried out from the information gotten concerning the relations between teaching activity (carried out by teachers in collaboration with school management and other school professionals), educational activity (objectified in the family context) and the activity of the school psychologist evidenced as unit of analysis the constitution of relations and objective conditions that promote the development of the study activity by the student. Considering all the reflections built from this research, it is defended as a thesis that: the performance of the school psychologist, in the context of elementary education, should improve the accomplishment of actions, both at school and in the family, that promote the development of study activity by the student. Taking the thesis as a guide, some guiding principles of the school psychologist\'s role in the promotion of study activity were proposed, considering the school and the family. In this sense, the main point of the performance of the school psychologist in the context of the elementary school is the contribution to the organization of a teaching that promotes the development of the study activity by the student. The relation between the organization of teaching and the promotion of human psychological development was defined as content of the relationship between Psychology and Education. Regarding the how psychologist works, the promotion of study actions among the subjects that are inserted in the school (professionals of Education, family and student) was identified as a powerful way to strengthen the protagonism of these subjects. As a powerful strategy to the intervention articulation of the psychologist within the school context, it was identified the constitution of groups that involve school professionals, family members and students. Finally, there are some important conditions to be guaranteed in order that the proposed principles can be objectified are highlighted. As a conclusion for the research developed, it is argued that the consideration of the main activity of the students, acquires a guiding dimension for a performance in School Psychology that effectively collaborates so that the school manage to achieve its humanizing purposesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSekkel, Marie ClaireLima, Cárita Portilho de2017-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-13072017-171059/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-20T06:00:06Zoai:teses.usp.br:tde-13072017-171059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-20T06:00:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família
The performance of the school psychologist in the promotion of the study activity: interfaces toward school and family
title A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família
spellingShingle A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família
Lima, Cárita Portilho de
Historical-Cultural Psychology
Motivação do aluno
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
Relação Escola-Família
School Psychology
School-Family Relationship
Student Motivation
title_short A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família
title_full A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família
title_fullStr A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família
title_full_unstemmed A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família
title_sort A atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo: interfaces com a escola e com a família
author Lima, Cárita Portilho de
author_facet Lima, Cárita Portilho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sekkel, Marie Claire
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cárita Portilho de
dc.subject.por.fl_str_mv Historical-Cultural Psychology
Motivação do aluno
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
Relação Escola-Família
School Psychology
School-Family Relationship
Student Motivation
topic Historical-Cultural Psychology
Motivação do aluno
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
Relação Escola-Família
School Psychology
School-Family Relationship
Student Motivation
description O desenvolvimento desta pesquisa parte do reconhecimento da necessidade de serem delineados princípios orientadores para a atuação do psicólogo no contexto escolar. Para tanto, assumiu-se a Psicologia Histórico-Cultural, em suas bases marxistas, como referencial teórico-metodológico desta investigação. A partir disso, definiu-se como objetivo desta tese propor princípios para a atuação do psicólogo escolar, no contexto do ensino fundamental, visando promover a atividade de estudo, considerando principalmente as relações escolares e familiares. Para a consecução desse objetivo tomou-se como objeto de investigação os determinantes presentes na promoção da atividade de estudo, considerando principalmente como as relações escolares e familiares dos estudantes podem afetar esse processo. A atividade de estudo é definida como uma via a partir da qual esses sujeitos podem se apropriar, ativamente, dos conhecimentos escolares, compreendendo que a efetivação desse processo é essencial para que a escola assuma a sua função humanizadora. A atividade de estudo é entendida como atividade principal dos estudantes nesse momento de sua escolarização por ser a atividade que promove as mudanças psicológicas essenciais na personalidade dos estudantes nesse período de suas vidas. O referente empírico, foi desenvolvido em uma escola pública municipal de ensino fundamental do litoral paulista e envolveu a realização de entrevistas em grupo com: a) profissionais da escola, b) estudantes do 6º ano do ensino fundamental e c) familiares desses estudantes. As reflexões realizadas sobre as relações que se estabelecem entre a atividade de ensino (realizada pelos professores em colaboração com a gestão escolar e demais profissionais da escola), a atividade educativa (objetivada no âmbito familiar) e a atividade do psicólogo escolar evidenciaram como unidade de análise a constituição de relações e condições objetivas que promovam o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. Considerando todas as reflexões construídas a partir desta pesquisa, defende-se como tese que: a atuação do psicólogo escolar, no contexto do ensino fundamental, deve favorecer a concretização de ações, tanto no âmbito escolar quanto no âmbito familiar, que promovam o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. Tomando a tese como fio condutor, foram propostos alguns princípios orientadores da atuação do psicólogo escolar na promoção da atividade de estudo, considerando a escola e a família. Nesse sentido, delimitou-se como finalidade central da atuação do psicólogo escolar no contexto do ensino fundamental a contribuição para a organização de um ensino que promova o desenvolvimento da atividade de estudo pelo estudante. A relação entre a organização do ensino e a promoção do desenvolvimento psicológico humano foi definida como conteúdo da relação entre Psicologia e Educação. No que diz respeito à forma da atuação do psicólogo, a promoção de ações de estudo junto aos sujeitos que estão inseridos na escola (profissionais da Educação, familiares e estudante) foi identificada como uma importante via para fortalecer o protagonismo desses sujeitos. Como estratégia potente para a articulação da intervenção do psicólogo no contexto escolar identificou-se a constituição de coletivos que envolvam profissionais da escola, familiares e estudantes. Por fim, destacaram-se algumas condições importantes de serem garantidas para que os princípios propostos possam ser objetivados. Como conclusão para a investigação desenvolvida, defende-se que a consideração e promoção da atividade principal dos estudantes, adquire uma dimensão orientadora para uma atuação em Psicologia Escolar que efetivamente colabore para que a escola atinja suas finalidades humanizadoras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-13072017-171059/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-13072017-171059/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256939265785856