Elaboração participativa de um plano de gestão em educação ambiental para o Campus Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11142/tde-20220207-185456/ |
Resumo: | Trata-se de um estudo de caso desenvolvido entre outubro de 1996 e dezembro de 1998. Sendo uma pesquisa-intervenção-educacional, que utiliza-se de metodologia qualitativa e técnicas participativas objetivando contribuir para o desenvolvimento da educação ambiental em organizações. Foi deflagrado o processo de elaboração de um 'Plano de Gestão em Educação Ambiental' para o Campus Luiz de Queiroz (Campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba) com o intuito de: a) promover a prática da participação, através da vivência de um processo de planejamento voltado à educação ambiental, visando o aperfeiçoamento desta participação por meio do aprendizado e do desenvolvimento gradual das qualidades necessárias, nos grupos e indivíduos, para isso; b) descrever este processo participativo de elaboração de um 'Plano de Gestão em Educação Ambiental' no Campus Luiz de Queiroz; c) contribuir para o mapeamento dos desejos e necessidades dos envolvidos, possibilitando o estabelecimento de objetivos e metas do planejamento; d) diagnosticar condições facilitadoras e condições que oferecem dificuldades a um processo participativo; e) apontar possíveis caminhos metodológicos, conceituais e práticos, para instituições incorporarem uma postura educacional voltada à educação ambiental no seu fazer cotidiano. Este estudo detecta na instituição em foco uma ampliação nas ações e reflexões sobre a questão ambiental. Percebe-se que a concepção de um ambiente naturalizado e fragmentado vem se modificando para uma concepção integradora que leva em consideração sua condição de ser construído pelo homem e dependente de fatores históricos, culturais, econômicos e políticos Embora esses caminhos encontrem resistências e dificuldades em instituições com caráter centralizador, esta ampliação vem de diversas de iniciativas que procuram respostas em termos de postura frente aos acontecimentos da chamada modernidade. |
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Elaboração participativa de um plano de gestão em educação ambiental para o Campus Luiz de Queiroz/Universidade de São PauloA participatory elaboration of an environmental education managing plan process for the Campus Luiz de Queiroz/Universidade de São PauloCAMPUS "LUIZ DE QUEIROZ"EDUCAÇÃO AMBIENTALGESTÃO AMBIENTALPIRACICABA-SPTrata-se de um estudo de caso desenvolvido entre outubro de 1996 e dezembro de 1998. Sendo uma pesquisa-intervenção-educacional, que utiliza-se de metodologia qualitativa e técnicas participativas objetivando contribuir para o desenvolvimento da educação ambiental em organizações. Foi deflagrado o processo de elaboração de um 'Plano de Gestão em Educação Ambiental' para o Campus Luiz de Queiroz (Campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba) com o intuito de: a) promover a prática da participação, através da vivência de um processo de planejamento voltado à educação ambiental, visando o aperfeiçoamento desta participação por meio do aprendizado e do desenvolvimento gradual das qualidades necessárias, nos grupos e indivíduos, para isso; b) descrever este processo participativo de elaboração de um 'Plano de Gestão em Educação Ambiental' no Campus Luiz de Queiroz; c) contribuir para o mapeamento dos desejos e necessidades dos envolvidos, possibilitando o estabelecimento de objetivos e metas do planejamento; d) diagnosticar condições facilitadoras e condições que oferecem dificuldades a um processo participativo; e) apontar possíveis caminhos metodológicos, conceituais e práticos, para instituições incorporarem uma postura educacional voltada à educação ambiental no seu fazer cotidiano. Este estudo detecta na instituição em foco uma ampliação nas ações e reflexões sobre a questão ambiental. Percebe-se que a concepção de um ambiente naturalizado e fragmentado vem se modificando para uma concepção integradora que leva em consideração sua condição de ser construído pelo homem e dependente de fatores históricos, culturais, econômicos e políticos Embora esses caminhos encontrem resistências e dificuldades em instituições com caráter centralizador, esta ampliação vem de diversas de iniciativas que procuram respostas em termos de postura frente aos acontecimentos da chamada modernidade.This study case was developed from October 1996 to December 1998 as an educational-intervention-research. Qualitative methodology and participatory techniques were used to contribute to the development of environmental education in organizations. Toe participatory elaboration of an environmental education managing plan and its building process for the Campus Luiz de Queiroz (Campus of the São Paulo University in Piracicaba), has the following objectives: a) to promote the practice of participation through the expenence of an environmental education planning process, with the purpose of improving the groups participation, a individual learning and a gradual development of the required qualities for this practice; b) to describe this environmental education managing plan and its building process for the Campus Luiz de Queiroz; e) to contribute to the people's wishes and necessities related to the institutional goals; d) to identify the conditions that could facilitate this participatory process and the conditions that could make it difficult; e) to suggest methodological, conceptual and practical ways that allow institutions to a new educational atitude with the purp,ose of include the environmental education in its quotidian. This study case points out to an enlargement of the actions and reflections about the environment. It is possible to notice that the naturalized and "brak-to-little-pieces" environmental conception has been modified to an integrated conception. This kind of conception considerates the environment as a man building environment that also depends on historie, cultural, economics and politics factors. Although centralized decision-taker institutions bring resistance and difficulties to this kind of reflections and actions, it has come from different initiatives in order to reach new responses to the modemity's happenings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSorrentino, MarcosDiniz, Cristina Costa1999-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11142/tde-20220207-185456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-08T19:41:08Zoai:teses.usp.br:tde-20220207-185456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-08T19:41:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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