A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conz, Claudete Aparecida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7132/tde-15052008-154658/
Resumo: Este estudo teve como trajetória desvelar o fenômeno: enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), e a sua ação na formação de vínculo afetivo. Para tanto, objetivou: conhecer a vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na UTIn; compreender como as enfermeiras vivenciam o processo de vínculo afetivo entre recém-nascidos internados em UTIn e seus pais, e apreender o típico da vivência das enfermeiras em ações que envolvem este cuidado. Com tal proposta, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, segundo a abordagem da fenomenologia social, com base nas questões norteadoras: Como você, enfermeira, vivencia o cuidado ao recém-nascido na UTIn e aos seus pais? O que você espera com o seu atendimento? Dos discursos das enfermeiras, identificou-se categorias concretas do vivido, que expressam aspectos significativos da vivência, considerando os motivos por que e os motivos para que determinam a relação de suas ações e que foram interpretadas, segundo o referencial de Alfred Schütz. Por meio da análise dessas categorias, chegou-se ao tipo vivido do grupo social \"enfermeira que atua em UTIn junto aos recém-nascidos e aos seus pais\" como sendo: aquela que é competente técnica e cientificamente no cuidado ao recém-nascido de risco, prioriza o cuidado em rotinas e protocolos, mas sente-se despreparada para lidar com os pais dos neonatos. Devido a esse contexto, percebe-se a necessidade de aprimorar seus conhecimentos sobre humanização e relações humanas, para poder informar e preparar esses pais sobre o ambiente, equipamentos da UTIn, a fim de que possam continuar o cuidado ao filho em casa e, conseqüentemente, conquistar a valorização e a confiança desses pais. Reconhece ser o elo de aproximação entre eles, ajudando-os, juntamente com a instituição, a aceitarem e a conviverem com o filho internado, favorecendo, assim, a formação do vínculo afetivo. A Sociologia Fenomenológica de Alfred Schütz possibilitou a compreensão dos motivos existenciais que apontam para um cuidar mais humanizado aos recém-nascidos internados na UTIn e aos seus pais, por meio de aprimoramento, informação e preparo, conquista do reconhecimento e confiança desses pais e ações que promovam o contato humano, favorecendo a formação de vínculo afetivo entre pais e filhos
id USP_d490f5cca8096aef39d3c36732fa1c2d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15052008-154658
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia socialNurses\' experience in care for newborn infants and their parents at the Neonatal Intensive Care Unit: a social phenomenology approachAffective bondCuidado de enfermagemInfant newbornNeonatal Intensive Care UnitNursing carePesquisa qualitativaQualitative researchRecém-nascidoUnidade de Terapia Intensiva NeonatalVínculo afetivoEste estudo teve como trajetória desvelar o fenômeno: enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), e a sua ação na formação de vínculo afetivo. Para tanto, objetivou: conhecer a vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na UTIn; compreender como as enfermeiras vivenciam o processo de vínculo afetivo entre recém-nascidos internados em UTIn e seus pais, e apreender o típico da vivência das enfermeiras em ações que envolvem este cuidado. Com tal proposta, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, segundo a abordagem da fenomenologia social, com base nas questões norteadoras: Como você, enfermeira, vivencia o cuidado ao recém-nascido na UTIn e aos seus pais? O que você espera com o seu atendimento? Dos discursos das enfermeiras, identificou-se categorias concretas do vivido, que expressam aspectos significativos da vivência, considerando os motivos por que e os motivos para que determinam a relação de suas ações e que foram interpretadas, segundo o referencial de Alfred Schütz. Por meio da análise dessas categorias, chegou-se ao tipo vivido do grupo social \"enfermeira que atua em UTIn junto aos recém-nascidos e aos seus pais\" como sendo: aquela que é competente técnica e cientificamente no cuidado ao recém-nascido de risco, prioriza o cuidado em rotinas e protocolos, mas sente-se despreparada para lidar com os pais dos neonatos. Devido a esse contexto, percebe-se a necessidade de aprimorar seus conhecimentos sobre humanização e relações humanas, para poder informar e preparar esses pais sobre o ambiente, equipamentos da UTIn, a fim de que possam continuar o cuidado ao filho em casa e, conseqüentemente, conquistar a valorização e a confiança desses pais. Reconhece ser o elo de aproximação entre eles, ajudando-os, juntamente com a instituição, a aceitarem e a conviverem com o filho internado, favorecendo, assim, a formação do vínculo afetivo. A Sociologia Fenomenológica de Alfred Schütz possibilitou a compreensão dos motivos existenciais que apontam para um cuidar mais humanizado aos recém-nascidos internados na UTIn e aos seus pais, por meio de aprimoramento, informação e preparo, conquista do reconhecimento e confiança desses pais e ações que promovam o contato humano, favorecendo a formação de vínculo afetivo entre pais e filhosThe trajectory of this study was to unveil the phenomenon: nurse in care for newborn infants and their parents at the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), and her action in affective bonding. Therefore, the goal was to: get to know the nurse\'s experience in care delivery to newborn infants and their parents at the NICU; understand how the nurses experience the affective bonding process between newborn infants hospitalized at the NICU and their parents, and to apprehend what is typical about the nurses\' experience in actions involving this care. With this goal, a qualitative design was chosen, according to the social phenomenology approach, based on the following guiding questions: How do you, nurse, experience care delivery to newborn infants at the NICU and their parents? What do you expect to achieve through your care? Based on the nurses\' discourse, concrete categories were identified, which express significant aspects of the experience, considering the reasons why and the reasons for that determine the relation among their actions and that were interpreted according to the reference framework of Alfred Schütz. The analysis of these categories led to the type experienced by the social group \"nurse in care for newborn infants and their parents at the Neonatal Intensive Care Unit\" as: technically and scientifically competent in care for newborn infants at risk, prioritizes care in routines and protocols, but feels unprepared to deal with the newborns\' parents. Due to this context, the need is perceived to improve their knowledge about humanization and human relations, to be able to prepare and inform these parents about the environment, NICU equipment, so that they can continue care for their child at home and, consequently, conquer these parents\' valuation and trust. The nurse is acknowledged as the link that approximates them, helping them, together with the institution, to accept and to live with their hospitalized child, thus favoring affective bonding. Alfred Schütz\' Phenomenological Sociology made it possible to understand the existential reasons that point towards a more humanized care for newborn infants at the NICU and for their parents, through continuing education, information and preparation, conquest of these parents\' acknowledgement and trust and actions that promote human contact, thus favoring affective bonding between parents and childrenBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMerighi, Miriam Aparecida BarbosaConz, Claudete Aparecida2008-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7132/tde-15052008-154658/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-15052008-154658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social
Nurses\' experience in care for newborn infants and their parents at the Neonatal Intensive Care Unit: a social phenomenology approach
title A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social
spellingShingle A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social
Conz, Claudete Aparecida
Affective bond
Cuidado de enfermagem
Infant newborn
Neonatal Intensive Care Unit
Nursing care
Pesquisa qualitativa
Qualitative research
Recém-nascido
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Vínculo afetivo
title_short A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social
title_full A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social
title_fullStr A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social
title_full_unstemmed A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social
title_sort A vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma abordagem da fenomenologia social
author Conz, Claudete Aparecida
author_facet Conz, Claudete Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Conz, Claudete Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Affective bond
Cuidado de enfermagem
Infant newborn
Neonatal Intensive Care Unit
Nursing care
Pesquisa qualitativa
Qualitative research
Recém-nascido
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Vínculo afetivo
topic Affective bond
Cuidado de enfermagem
Infant newborn
Neonatal Intensive Care Unit
Nursing care
Pesquisa qualitativa
Qualitative research
Recém-nascido
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Vínculo afetivo
description Este estudo teve como trajetória desvelar o fenômeno: enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), e a sua ação na formação de vínculo afetivo. Para tanto, objetivou: conhecer a vivência da enfermeira no cuidado ao recém-nascido e aos seus pais na UTIn; compreender como as enfermeiras vivenciam o processo de vínculo afetivo entre recém-nascidos internados em UTIn e seus pais, e apreender o típico da vivência das enfermeiras em ações que envolvem este cuidado. Com tal proposta, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, segundo a abordagem da fenomenologia social, com base nas questões norteadoras: Como você, enfermeira, vivencia o cuidado ao recém-nascido na UTIn e aos seus pais? O que você espera com o seu atendimento? Dos discursos das enfermeiras, identificou-se categorias concretas do vivido, que expressam aspectos significativos da vivência, considerando os motivos por que e os motivos para que determinam a relação de suas ações e que foram interpretadas, segundo o referencial de Alfred Schütz. Por meio da análise dessas categorias, chegou-se ao tipo vivido do grupo social \"enfermeira que atua em UTIn junto aos recém-nascidos e aos seus pais\" como sendo: aquela que é competente técnica e cientificamente no cuidado ao recém-nascido de risco, prioriza o cuidado em rotinas e protocolos, mas sente-se despreparada para lidar com os pais dos neonatos. Devido a esse contexto, percebe-se a necessidade de aprimorar seus conhecimentos sobre humanização e relações humanas, para poder informar e preparar esses pais sobre o ambiente, equipamentos da UTIn, a fim de que possam continuar o cuidado ao filho em casa e, conseqüentemente, conquistar a valorização e a confiança desses pais. Reconhece ser o elo de aproximação entre eles, ajudando-os, juntamente com a instituição, a aceitarem e a conviverem com o filho internado, favorecendo, assim, a formação do vínculo afetivo. A Sociologia Fenomenológica de Alfred Schütz possibilitou a compreensão dos motivos existenciais que apontam para um cuidar mais humanizado aos recém-nascidos internados na UTIn e aos seus pais, por meio de aprimoramento, informação e preparo, conquista do reconhecimento e confiança desses pais e ações que promovam o contato humano, favorecendo a formação de vínculo afetivo entre pais e filhos
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7132/tde-15052008-154658/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7132/tde-15052008-154658/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257019644379136