Poéticas da clausura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Francielly Keity Baliana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23082024-090319/
Resumo: Este estudo tem como objetivo falar de clausura. Justamente por isso, em nada parece se diferenciar dos demais. Como qualquer outra textualidade submetida ao jogo de significação da autoria, da forma, do conteúdo , talvez seja uma manifestação possível dos saberes que o encerro produz. Talvez seu diferencial esteja em aceitar que suas contingências produzem sua própria significação. De diferentes formas, a partir de um olhar para a vivência em espaços como a universidade, aspectos como maternidade e animalidade tornam-se instâncias que permitem alguma visualização de como limitações e aberturas dialogam com narrativas sobre vida e morte. Essas percepções não esgotam a questão, mas apontam para o percurso escorregadio de qualquer significado. Esta tese, portanto, é sobre incertezas, ou sobre a clausura das certezas. Este texto é, melhor dizendo, sobre a importância de uma incerteza responsável - e sobre o desejo de narrá-la.
id USP_d4bc14b369232ea5ba9976a6fc652b89
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23082024-090319
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Poéticas da clausuraPoetics of enclosureAnimalidadeAnimalityClausuraEnclosureMaternidadeMaternityPoéticaPoeticsUniversidadeUniversityEste estudo tem como objetivo falar de clausura. Justamente por isso, em nada parece se diferenciar dos demais. Como qualquer outra textualidade submetida ao jogo de significação da autoria, da forma, do conteúdo , talvez seja uma manifestação possível dos saberes que o encerro produz. Talvez seu diferencial esteja em aceitar que suas contingências produzem sua própria significação. De diferentes formas, a partir de um olhar para a vivência em espaços como a universidade, aspectos como maternidade e animalidade tornam-se instâncias que permitem alguma visualização de como limitações e aberturas dialogam com narrativas sobre vida e morte. Essas percepções não esgotam a questão, mas apontam para o percurso escorregadio de qualquer significado. Esta tese, portanto, é sobre incertezas, ou sobre a clausura das certezas. Este texto é, melhor dizendo, sobre a importância de uma incerteza responsável - e sobre o desejo de narrá-la.This study aims to talk about enclosure. Precisely for this reason, in no way does it appear to be different from the others. Like any other textuality submitted to the game of signification of authorship, form, content , perhaps it is a possible manifestation of the knowledge that closure produces. Maybe its differential is to accept that its contingencies produce their own meaning. In different ways, from a look at the experience in spaces such as the university, aspects such as maternity and animality become instances that allow some visualization of how limitations and openings dialogue with narratives about life and death. These perceptions do not exhaust the issue, but they point to the slippery slope of any meaning. This thesis, therefore, is about uncertainties, or about the closure of certainties. This text is, rather, about the importance of responsible uncertainty - and about the desire to narrate it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNatali, Marcos PiasonGodoy, Francielly Keity Baliana2024-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23082024-090319/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T13:40:03Zoai:teses.usp.br:tde-23082024-090319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T13:40:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poéticas da clausura
Poetics of enclosure
title Poéticas da clausura
spellingShingle Poéticas da clausura
Godoy, Francielly Keity Baliana
Animalidade
Animality
Clausura
Enclosure
Maternidade
Maternity
Poética
Poetics
Universidade
University
title_short Poéticas da clausura
title_full Poéticas da clausura
title_fullStr Poéticas da clausura
title_full_unstemmed Poéticas da clausura
title_sort Poéticas da clausura
author Godoy, Francielly Keity Baliana
author_facet Godoy, Francielly Keity Baliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Natali, Marcos Piason
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Francielly Keity Baliana
dc.subject.por.fl_str_mv Animalidade
Animality
Clausura
Enclosure
Maternidade
Maternity
Poética
Poetics
Universidade
University
topic Animalidade
Animality
Clausura
Enclosure
Maternidade
Maternity
Poética
Poetics
Universidade
University
description Este estudo tem como objetivo falar de clausura. Justamente por isso, em nada parece se diferenciar dos demais. Como qualquer outra textualidade submetida ao jogo de significação da autoria, da forma, do conteúdo , talvez seja uma manifestação possível dos saberes que o encerro produz. Talvez seu diferencial esteja em aceitar que suas contingências produzem sua própria significação. De diferentes formas, a partir de um olhar para a vivência em espaços como a universidade, aspectos como maternidade e animalidade tornam-se instâncias que permitem alguma visualização de como limitações e aberturas dialogam com narrativas sobre vida e morte. Essas percepções não esgotam a questão, mas apontam para o percurso escorregadio de qualquer significado. Esta tese, portanto, é sobre incertezas, ou sobre a clausura das certezas. Este texto é, melhor dizendo, sobre a importância de uma incerteza responsável - e sobre o desejo de narrá-la.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23082024-090319/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23082024-090319/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091022172454912