O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez, Lucas Butenas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-164627/
Resumo: Nessa dissertação foi realizada uma análise do uso do conceito de competência na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio e na pedagogia das competências de Philippe Perrenoud, na qual a prova se baseia. A intenção era averiguar um possível uso dogmático do conceito nas obras do sociólogo e na referida matriz tendo como referencial teórico a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Para tal foi descrita a evolução histórica da estrutura da prova e de seus objetivos, além do contexto internacional de discussões sobre educação, representado pelo relatório da UNESCO Um Tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Também foram descritos os usos do conceito nas obras de Perrenoud e na matriz (tanto na primeira, até 2009, quanto na atual) segundo a proposta wittgensteiniana de terapia filosófica. A conclusão alcançada foi a de que se trata de um uso dogmático em ambos os casos, com consequências prejudiciais para a educação básica brasileira uma vez que o Enem constitui importante influência na formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas pelo país.
id USP_d4de78b58ef7cdcfd554460412f0fe61
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21102020-164627
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de WittgensteinThe use of the concept of competence in Enem\'s matrix in the light of Wittgenstein\'s philosophical therapyCompetenceCompetênciaEducaçãoEducationEnemEnemPerrenoudPerrenoudPhilosophical therapyTerapia filosóficaWittgensteinWittgensteinNessa dissertação foi realizada uma análise do uso do conceito de competência na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio e na pedagogia das competências de Philippe Perrenoud, na qual a prova se baseia. A intenção era averiguar um possível uso dogmático do conceito nas obras do sociólogo e na referida matriz tendo como referencial teórico a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Para tal foi descrita a evolução histórica da estrutura da prova e de seus objetivos, além do contexto internacional de discussões sobre educação, representado pelo relatório da UNESCO Um Tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Também foram descritos os usos do conceito nas obras de Perrenoud e na matriz (tanto na primeira, até 2009, quanto na atual) segundo a proposta wittgensteiniana de terapia filosófica. A conclusão alcançada foi a de que se trata de um uso dogmático em ambos os casos, com consequências prejudiciais para a educação básica brasileira uma vez que o Enem constitui importante influência na formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas pelo país.This dissertation analyzed the use of the concept of competence in the reference matrix of the Exame Nacional do Ensino Médio and in the pedagogy of competences of Philippe Perrenoud, on which the exam is based. The intention was to find out a possible dogmatic use of the concept in the sociologist\'s works and in that matrix taking as a theoretical framework Wittgenstein\'s philosophy of language. For this, the historical evolution of the test structure and its objectives was described, as well as the international context of discussions about education, represented by the UNESCO report Learning: the treasure within; report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twenty- first Century. We also described the uses of the concept in Perrenoud\'s works and in the matrix (both in the first, until 2009, and in the current) according to the wittgensteinian proposal of philosophical therapy. The conclusion reached was that it is a dogmatic use in both cases, with harmful consequences for brazilian basic education since Enem is an important influence in the formulation of public policies and pedagogical practices across the country.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGottschalk, Cristiane Maria CorneliaLopez, Lucas Butenas2019-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-164627/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-15T05:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-21102020-164627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-15T05:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein
The use of the concept of competence in Enem\'s matrix in the light of Wittgenstein\'s philosophical therapy
title O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein
spellingShingle O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein
Lopez, Lucas Butenas
Competence
Competência
Educação
Education
Enem
Enem
Perrenoud
Perrenoud
Philosophical therapy
Terapia filosófica
Wittgenstein
Wittgenstein
title_short O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein
title_full O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein
title_fullStr O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein
title_full_unstemmed O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein
title_sort O uso do conceito de competência na matriz do Enem à luz da terapia filosófica de Wittgenstein
author Lopez, Lucas Butenas
author_facet Lopez, Lucas Butenas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez, Lucas Butenas
dc.subject.por.fl_str_mv Competence
Competência
Educação
Education
Enem
Enem
Perrenoud
Perrenoud
Philosophical therapy
Terapia filosófica
Wittgenstein
Wittgenstein
topic Competence
Competência
Educação
Education
Enem
Enem
Perrenoud
Perrenoud
Philosophical therapy
Terapia filosófica
Wittgenstein
Wittgenstein
description Nessa dissertação foi realizada uma análise do uso do conceito de competência na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio e na pedagogia das competências de Philippe Perrenoud, na qual a prova se baseia. A intenção era averiguar um possível uso dogmático do conceito nas obras do sociólogo e na referida matriz tendo como referencial teórico a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Para tal foi descrita a evolução histórica da estrutura da prova e de seus objetivos, além do contexto internacional de discussões sobre educação, representado pelo relatório da UNESCO Um Tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Também foram descritos os usos do conceito nas obras de Perrenoud e na matriz (tanto na primeira, até 2009, quanto na atual) segundo a proposta wittgensteiniana de terapia filosófica. A conclusão alcançada foi a de que se trata de um uso dogmático em ambos os casos, com consequências prejudiciais para a educação básica brasileira uma vez que o Enem constitui importante influência na formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas pelo país.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-164627/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-164627/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090969700663296