A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farbiarz, Alexandre
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, Eloisa Fátima Figueiredo Semblano, Assis, Leandro Marlon Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196583
Resumo: Este artigo propõe a aproximação dos campos da Comunicação e da Educação, tendo por base a trajetória do pensamento freiriano, tomando apontamentos teóricos acerca da aprendizagem por competências. Destacamos dois conceitos-chave de Freire, a dialogia e a participação, para discutir sua importância na interface dos campos. Para isso, percorreremos as normativas recentes quanto à aplicação das competências nas políticas educacionais e o desenvolvimento de uma prática integrativa à reflexão quanto ao uso das mídias na educação. Apesar de tratarem da abordagem por competências, os documentos analisados não garantem que a prática educacional se traduza desta forma e, menos ainda, que esteja vinculada aos preceitos freirianos que sustentamos. Assim, associamos a visão freiriana à proposição metodológica de Perrenoud acerca da aprendizagem por competências, apontando para esta como uma das táticas na promoção de uma Educação que escape do tradicionalismo de uma educação bancária.
id USP-71_4f08e6611a212d91e71c464289887042
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/196583
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoudcritical competenceFreirePerrenoudcommunicationeducationCompetência críticaFreirePerrenoudComunicaçãoEducaçãoEste artigo propõe a aproximação dos campos da Comunicação e da Educação, tendo por base a trajetória do pensamento freiriano, tomando apontamentos teóricos acerca da aprendizagem por competências. Destacamos dois conceitos-chave de Freire, a dialogia e a participação, para discutir sua importância na interface dos campos. Para isso, percorreremos as normativas recentes quanto à aplicação das competências nas políticas educacionais e o desenvolvimento de uma prática integrativa à reflexão quanto ao uso das mídias na educação. Apesar de tratarem da abordagem por competências, os documentos analisados não garantem que a prática educacional se traduza desta forma e, menos ainda, que esteja vinculada aos preceitos freirianos que sustentamos. Assim, associamos a visão freiriana à proposição metodológica de Perrenoud acerca da aprendizagem por competências, apontando para esta como uma das táticas na promoção de uma Educação que escape do tradicionalismo de uma educação bancária.This article proposes the approach of the Communication and Education fields, based on the Freire's thought trajectory, taking theoretical notes about learning through competences. We highlight two Freire's key concepts, dialogue and participation, in order to discuss their importance in the fields' interface. For this, we will go through recent regulations regarding the application of competences in educational policies and an integrative practice development to reflect on the use of media in education. Despite dealing with the competency approach, the documents analyzed do not guarantee that educational practice will be translated in this way and, even less, linked to the Freirian precepts we support. Therefore, we associated Freire's view with Perrenoud's methodological proposition about learning through competences. pointing them as one of the agents’ tactics intended in a dialogue for liberation thought by Freire.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19658310.11606/issn.2316-9125.v27i2p20-32Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 20-32Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 20-32Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 20-322316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196583/188670https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196583/194803Copyright (c) 2022 Alexandre Farbiarz, Eloisa Fátima Figueiredo Semblano Gonçalves, Leandro Marlon Barbosa Assishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarbiarz, AlexandreGonçalves, Eloisa Fátima Figueiredo Semblano Assis, Leandro Marlon Barbosa 2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/196583Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud
title A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud
spellingShingle A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud
Farbiarz, Alexandre
critical competence
Freire
Perrenoud
communication
education
Competência crítica
Freire
Perrenoud
Comunicação
Educação
title_short A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud
title_full A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud
title_fullStr A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud
title_full_unstemmed A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud
title_sort A construção da competência crítica na interface comunicação e educação: dialogando com Freire e Perrenoud
author Farbiarz, Alexandre
author_facet Farbiarz, Alexandre
Gonçalves, Eloisa Fátima Figueiredo Semblano
Assis, Leandro Marlon Barbosa
author_role author
author2 Gonçalves, Eloisa Fátima Figueiredo Semblano
Assis, Leandro Marlon Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farbiarz, Alexandre
Gonçalves, Eloisa Fátima Figueiredo Semblano
Assis, Leandro Marlon Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv critical competence
Freire
Perrenoud
communication
education
Competência crítica
Freire
Perrenoud
Comunicação
Educação
topic critical competence
Freire
Perrenoud
communication
education
Competência crítica
Freire
Perrenoud
Comunicação
Educação
description Este artigo propõe a aproximação dos campos da Comunicação e da Educação, tendo por base a trajetória do pensamento freiriano, tomando apontamentos teóricos acerca da aprendizagem por competências. Destacamos dois conceitos-chave de Freire, a dialogia e a participação, para discutir sua importância na interface dos campos. Para isso, percorreremos as normativas recentes quanto à aplicação das competências nas políticas educacionais e o desenvolvimento de uma prática integrativa à reflexão quanto ao uso das mídias na educação. Apesar de tratarem da abordagem por competências, os documentos analisados não garantem que a prática educacional se traduza desta forma e, menos ainda, que esteja vinculada aos preceitos freirianos que sustentamos. Assim, associamos a visão freiriana à proposição metodológica de Perrenoud acerca da aprendizagem por competências, apontando para esta como uma das táticas na promoção de uma Educação que escape do tradicionalismo de uma educação bancária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196583
10.11606/issn.2316-9125.v27i2p20-32
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196583
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p20-32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196583/188670
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196583/194803
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 20-32
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 20-32
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 20-32
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087028764672