Hannah Arendt e a separação entre política e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Manuela Chaves Simões
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-112716/
Resumo: Trabalho de pesquisa teórica que parte de conceitos e idéias de Hannah Arendt em seu artigo intitulado \"Reflexões sobre Little Rock\". Neste artigo é proposta a separação entre educação e política a fim de garantir a preservação da autoridade na escola. Nesta dissertação descreve-se a ascensão da esfera social e a substituição da ação pelo conformismo, fenômeno que coincide com uma crise de autoridade no mundo moderno. Em seguida, examina-se o que Arendt entende por política através da configuração desta esfera da vida humana, comparando-se a Antiguidade e a Era Moderna, momento em que a autoridade desaparece da política. Estabelece-se a relação destes fenômenos à crise da educação e propõe-se a separação da educação e da política. Retoma-se o papel da educação nas democracias e conclui-se que se o objetivo da educação nas democracias é preparar as novas gerações para conservar e renovar o mundo, a autoridade e o contato com a tradição devem ser mantidos na escola.
id USP_d4f707cb6368ee582429b254d116cbf3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25062007-112716
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Hannah Arendt e a separação entre política e educaçãoHannah Arendt and the dissociation between politics and educationEducaçãoEducationFilosofia da educaçãoHannah ArendtHannah ArendtPhilosophy of educationTrabalho de pesquisa teórica que parte de conceitos e idéias de Hannah Arendt em seu artigo intitulado \"Reflexões sobre Little Rock\". Neste artigo é proposta a separação entre educação e política a fim de garantir a preservação da autoridade na escola. Nesta dissertação descreve-se a ascensão da esfera social e a substituição da ação pelo conformismo, fenômeno que coincide com uma crise de autoridade no mundo moderno. Em seguida, examina-se o que Arendt entende por política através da configuração desta esfera da vida humana, comparando-se a Antiguidade e a Era Moderna, momento em que a autoridade desaparece da política. Estabelece-se a relação destes fenômenos à crise da educação e propõe-se a separação da educação e da política. Retoma-se o papel da educação nas democracias e conclui-se que se o objetivo da educação nas democracias é preparar as novas gerações para conservar e renovar o mundo, a autoridade e o contato com a tradição devem ser mantidos na escola.This theorist research starts from the concepts and ideas of Hanna Arendt article named \"Reflections on Little Rock. This article proposes the dissociation between education and politics, in order to guarantee the preservation of the authority at the school. In this Master Thesis it is described the ascension of the social sphere and the substitution of action instead of compliance, phenomenon that comes together with the crisis of the authority in the Modern World. After that, it is investigated what Arendt understands about politics through the configuration of this human life sphere, comparing the Old Ages with the Modern Ages, period when the authority disappears from the politics. It is established the relation of these phenomena with the crisis of education and it is proposed the dissociation of education and politics. This Thesis recovers the role of education in the democracies and it concludes that the education target is to prepare the new generation to maintain and renovate the world. The authority and the contact with the tradition must be kept at school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancisco, Maria de Fátima SimõesFerreira, Manuela Chaves Simões2007-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-112716/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-25062007-112716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hannah Arendt e a separação entre política e educação
Hannah Arendt and the dissociation between politics and education
title Hannah Arendt e a separação entre política e educação
spellingShingle Hannah Arendt e a separação entre política e educação
Ferreira, Manuela Chaves Simões
Educação
Education
Filosofia da educação
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Philosophy of education
title_short Hannah Arendt e a separação entre política e educação
title_full Hannah Arendt e a separação entre política e educação
title_fullStr Hannah Arendt e a separação entre política e educação
title_full_unstemmed Hannah Arendt e a separação entre política e educação
title_sort Hannah Arendt e a separação entre política e educação
author Ferreira, Manuela Chaves Simões
author_facet Ferreira, Manuela Chaves Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Maria de Fátima Simões
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Manuela Chaves Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Filosofia da educação
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Philosophy of education
topic Educação
Education
Filosofia da educação
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Philosophy of education
description Trabalho de pesquisa teórica que parte de conceitos e idéias de Hannah Arendt em seu artigo intitulado \"Reflexões sobre Little Rock\". Neste artigo é proposta a separação entre educação e política a fim de garantir a preservação da autoridade na escola. Nesta dissertação descreve-se a ascensão da esfera social e a substituição da ação pelo conformismo, fenômeno que coincide com uma crise de autoridade no mundo moderno. Em seguida, examina-se o que Arendt entende por política através da configuração desta esfera da vida humana, comparando-se a Antiguidade e a Era Moderna, momento em que a autoridade desaparece da política. Estabelece-se a relação destes fenômenos à crise da educação e propõe-se a separação da educação e da política. Retoma-se o papel da educação nas democracias e conclui-se que se o objetivo da educação nas democracias é preparar as novas gerações para conservar e renovar o mundo, a autoridade e o contato com a tradição devem ser mantidos na escola.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-112716/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-112716/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257331226640384