Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-12072007-191834/ |
Resumo: | Este trabalho está voltado para a avaliação de alternativas de instalação propulsora para o empurrador de comboios fluviais. Estes comboios devem atender o objetivo da Petrobras / Transpetro de transportar álcool e derivados de petróleo pela hidrovia Tietê-Paraná. São apresentados como elementos de subsídio para o trabalho um estudo da demanda de álcool combustível em âmbito mundial e os argumentos para seu uso, bem como da oferta brasileira do produto. Além disso, apresentam-se, de forma sucinta, as principais restrições da hidrovia Tietê-Paraná, que devem servir de base para o projeto do comboio, e as características dos comboios em operação na hidrovia, que transportam outras cargas. São apresentados os critérios estabelecidos para construção de comboios fluviais adaptados ao transporte de álcool e derivados de petróleo, segundo as exigências da Norman e das sociedades classificadoras. O trabalho apresenta também uma investigação sobre novas concepções de instalação propulsora para emprego no empurrador. Assim, para seleção da instalação propulsora do empurrador são consideradas três alternativas: a instalação Diesel, que é concepção empregada em todos os comboios da hidrovia, e duas instalações dieselelétrica, uma convencional e outra com sistema Azipod. São empregados como critérios de avaliação o custo operacional do comboio, o impacto ambiental produzido pela emissão de gases e a segurança de navegação do comboio. Como método de avaliação multi-criterial foi utilizado o método de análise hierárquica. Os resultados da avaliação indicaram uma preferência pela instalação propulsora Diesel. |
id |
USP_d504fbfe7f8643b23f39adc0f4cc6653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12072007-191834 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais.A study about propulsion plant for fluvial towboats.AHP methodDiesel plant propulsionDiesel-electric and with AzipodDiesel-elétrica e com AzipodEnvironmental impactHidrovia Tietê-ParanáImpacto ambientalInstalações propulsoras DieselMétodo AHPTiete-Parana waterwayEste trabalho está voltado para a avaliação de alternativas de instalação propulsora para o empurrador de comboios fluviais. Estes comboios devem atender o objetivo da Petrobras / Transpetro de transportar álcool e derivados de petróleo pela hidrovia Tietê-Paraná. São apresentados como elementos de subsídio para o trabalho um estudo da demanda de álcool combustível em âmbito mundial e os argumentos para seu uso, bem como da oferta brasileira do produto. Além disso, apresentam-se, de forma sucinta, as principais restrições da hidrovia Tietê-Paraná, que devem servir de base para o projeto do comboio, e as características dos comboios em operação na hidrovia, que transportam outras cargas. São apresentados os critérios estabelecidos para construção de comboios fluviais adaptados ao transporte de álcool e derivados de petróleo, segundo as exigências da Norman e das sociedades classificadoras. O trabalho apresenta também uma investigação sobre novas concepções de instalação propulsora para emprego no empurrador. Assim, para seleção da instalação propulsora do empurrador são consideradas três alternativas: a instalação Diesel, que é concepção empregada em todos os comboios da hidrovia, e duas instalações dieselelétrica, uma convencional e outra com sistema Azipod. São empregados como critérios de avaliação o custo operacional do comboio, o impacto ambiental produzido pela emissão de gases e a segurança de navegação do comboio. Como método de avaliação multi-criterial foi utilizado o método de análise hierárquica. Os resultados da avaliação indicaram uma preferência pela instalação propulsora Diesel.This work focuses on the evaluation of alternatives of main propulsion plants for towboats of fluvial convoys. These convoys must attend the objectives of Petrobras/Transpetro of transporting ethanol and oil derivatives through Tiete-Parana waterway. A study of the demand for ethanol worldwide and the arguments for its use are presented as supporting elements for the work, as well as the Brazilian supply of the product. Moreover, the main restrictions of the Tiete-Parana waterway, which must be the basis for the project of the convoy, and the characteristics of the convoys in operation in the waterway, which transport other loads, are succinctly presented. Complying with Norman 02 requirements and classifying societies, the criteria established for the construction of fluvial convoys adapted to the transport of ethanol and oil derivatives are also presented here. The work also presents an investigation about new concepts of propulsive installation for the use in the towboat. Therefore, for the selection of the propulsion system of the towboat, three alternatives are considered: the Diesel plant, which is the concept used in all convoys of the waterway, and two Diesel-electric propulsion systems, a conventional one and another with an Azipod system. The operational cost of the convoy, the environmental impact produced by the emission of gases and the safety of navigation of the convoy are used as criteria for evaluation. The method of hierarchical analysis was used as method of evaluation. The results of the evaluation indicated a preference for the Diesel propulsion plant.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Hernani LuizPereira, Newton Narciso2007-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-12072007-191834/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-12072007-191834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais. A study about propulsion plant for fluvial towboats. |
title |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais. |
spellingShingle |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais. Pereira, Newton Narciso AHP method Diesel plant propulsion Diesel-electric and with Azipod Diesel-elétrica e com Azipod Environmental impact Hidrovia Tietê-Paraná Impacto ambiental Instalações propulsoras Diesel Método AHP Tiete-Parana waterway |
title_short |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais. |
title_full |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais. |
title_fullStr |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais. |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais. |
title_sort |
Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais. |
author |
Pereira, Newton Narciso |
author_facet |
Pereira, Newton Narciso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brinati, Hernani Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Newton Narciso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AHP method Diesel plant propulsion Diesel-electric and with Azipod Diesel-elétrica e com Azipod Environmental impact Hidrovia Tietê-Paraná Impacto ambiental Instalações propulsoras Diesel Método AHP Tiete-Parana waterway |
topic |
AHP method Diesel plant propulsion Diesel-electric and with Azipod Diesel-elétrica e com Azipod Environmental impact Hidrovia Tietê-Paraná Impacto ambiental Instalações propulsoras Diesel Método AHP Tiete-Parana waterway |
description |
Este trabalho está voltado para a avaliação de alternativas de instalação propulsora para o empurrador de comboios fluviais. Estes comboios devem atender o objetivo da Petrobras / Transpetro de transportar álcool e derivados de petróleo pela hidrovia Tietê-Paraná. São apresentados como elementos de subsídio para o trabalho um estudo da demanda de álcool combustível em âmbito mundial e os argumentos para seu uso, bem como da oferta brasileira do produto. Além disso, apresentam-se, de forma sucinta, as principais restrições da hidrovia Tietê-Paraná, que devem servir de base para o projeto do comboio, e as características dos comboios em operação na hidrovia, que transportam outras cargas. São apresentados os critérios estabelecidos para construção de comboios fluviais adaptados ao transporte de álcool e derivados de petróleo, segundo as exigências da Norman e das sociedades classificadoras. O trabalho apresenta também uma investigação sobre novas concepções de instalação propulsora para emprego no empurrador. Assim, para seleção da instalação propulsora do empurrador são consideradas três alternativas: a instalação Diesel, que é concepção empregada em todos os comboios da hidrovia, e duas instalações dieselelétrica, uma convencional e outra com sistema Azipod. São empregados como critérios de avaliação o custo operacional do comboio, o impacto ambiental produzido pela emissão de gases e a segurança de navegação do comboio. Como método de avaliação multi-criterial foi utilizado o método de análise hierárquica. Os resultados da avaliação indicaram uma preferência pela instalação propulsora Diesel. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-12072007-191834/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-12072007-191834/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256897619492864 |