Do que se trata? Educação em design para sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrosio, Marcelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-08062021-194206/
Resumo: Esta tese propõe uma análise acerca da abordagem da problemática da sustentabilidade em cursos de bacharelado em Design no Brasil. Ancorada em um método misto, quali quantitativo, predominantemente nterpretativista, a pesquisa estabeleceu um percurso baseado em grupos de dados que permitiram tratar desta questão a partir de diferentes pontos de vista. O aporte teórico parte do cenário atual de múltiplas crises e constrói o arcabouço necessário baseado em três eixos: o contexto insustentável, a educação e o design. Transversalmente, o tema da decolonização trata de todos esses aspectos. As análises apresentaram a compreensão do papel do design para a sustentabilidade a partir das perspectivas das Instituições de Ensino Superior do Brasil, de estudantes e egressos, de cursos de Design no exterior e da produção científica da área. Das questões que emergiram deste grupo de análises, uma série de entrevistas com estudiosos e autores relevantes deste tema foi realizada. A pluralidade de concepções apresentada nestes diálogos forneceu material importante para as reflexões e conclusões apresentadas nesta tese, que revelam a necessidade de aprofundamento da discussão sobre o Design para a Sustentabilidade a partir de suas múltiplas dimensões e de sua abrangência para além do âmbito dos produtos.
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spelling Do que se trata? Educação em design para sustentabilidadeWhat is it about? Design education for sustainability.Bacharelado em designDecolonising designDecolonizaçãoDecolonizationDesignDesignDesign decolonialDesign for sustainabilityDesign higher educationDesign para sustentabilidadeEducaçãoEducationSistema produto serviço sustentávelSustainabilitySustainable product service systemSustentabilidadeEsta tese propõe uma análise acerca da abordagem da problemática da sustentabilidade em cursos de bacharelado em Design no Brasil. Ancorada em um método misto, quali quantitativo, predominantemente nterpretativista, a pesquisa estabeleceu um percurso baseado em grupos de dados que permitiram tratar desta questão a partir de diferentes pontos de vista. O aporte teórico parte do cenário atual de múltiplas crises e constrói o arcabouço necessário baseado em três eixos: o contexto insustentável, a educação e o design. Transversalmente, o tema da decolonização trata de todos esses aspectos. As análises apresentaram a compreensão do papel do design para a sustentabilidade a partir das perspectivas das Instituições de Ensino Superior do Brasil, de estudantes e egressos, de cursos de Design no exterior e da produção científica da área. Das questões que emergiram deste grupo de análises, uma série de entrevistas com estudiosos e autores relevantes deste tema foi realizada. A pluralidade de concepções apresentada nestes diálogos forneceu material importante para as reflexões e conclusões apresentadas nesta tese, que revelam a necessidade de aprofundamento da discussão sobre o Design para a Sustentabilidade a partir de suas múltiplas dimensões e de sua abrangência para além do âmbito dos produtos.This thesis proposes an analysis of the approach to the problem of sustainability in bachelor of Design courses in Brazil. Based on a mixed method, qualitative and quantitative, predominantly interpretive, the research established a procedure based on groups of data that allowed to address this issue from different points of view. The theoretical basis starts from the current scenario of multiple crises and builds the necessary framework based on three axes: the unsustainable context, education and design. Transversally, the theme of decolonization approaches all these aspects. The analysis showed an understanding of the role of design for sustainability from the perspectives of Higher Education Institutions in Brazil, students and alumni, from Design courses abroad and from scientific production in the area. From the questions that emerged from this group of analysis, a series of interviews was made with relevant scholars and authors on this topic. The plurality of conceptions presented in this dialog provided important material for the reflections and conclusions presented in this thesis, which reveal the need to deepen the discussion on Design for Sustainability from its multiple dimensions and its scope beyond the ambit of products.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Maria Cecilia Loschiavo dosAmbrosio, Marcelo2021-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-08062021-194206/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-10T18:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-08062021-194206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-10T18:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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