Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-123155/ |
Resumo: | Este estudo nasce das inquietações da vivência prática das atividades lúdicas em um grupo de brincadeiras, desenvolvimento em uma região de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. Os questionamentos surgidos nesta atuação orientaram os objetivos desta dissertação. Para a construção do olhar sobre o desenvolvimento infantil em situações de vulnerabilidade foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de se entender: os processos históricos do cuidado oferecido às crianças; alguns dos elementos e características do processo maturacional e as possíveis influências do meio sobre a constituição do ser sob a ótica de Winnicott, Vygostsky e Piaget; o brincar como atividade primordial da infância e por fim os contextos vulneráveis e suas atuações dialéticas e cotidianas com as práticas humanas. Pautados nestas teorias, nos utilizando da metodologia qualitativa, foram observadas cinco crianças, criadas três categorias de análise a fim de se obter discussões mais consistentes, bem como o alcance dos objetivos do trabalho. Assim, neste estudo, pretendemos detectar, através das atividades lúdicas, fatores que possam influenciar o desenvolvimento saudável de crianças em situação de risco social, e entender de que forma o contexto, no qual os participantes estão inseridos, influencia este desenvolvimento. Especificamente, dentro das práticas lúdicas, facilitar o reconhecimento, nas brincadeiras, de como se expressam os conteúdos destes contextos e como estes podem ser trabalhados, a fim de se elaborar e/ou estimular elementos que influenciem o desenvolvimento infantil, para que a partir deste entendimento possamos nortear e facilitar propostas de intervenções de profissionais nas áreas sócias, saúde e educação, que utilizem como recurso as atividades lúdicas junto às crianças em situações de risco social |
id |
USP_d5667420f8e8ba09e9c6cf6f0e51da43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19072010-123155 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criançaFantasy and Reality: the make-believe and the context of the childAtividade lúdicaDevelopment PsychologyJogos simbólicosOccupational TherapyPsicologia do desenvolvimentoTerapia ocupacionalVulnerabilidadeVulnerabilityEste estudo nasce das inquietações da vivência prática das atividades lúdicas em um grupo de brincadeiras, desenvolvimento em uma região de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. Os questionamentos surgidos nesta atuação orientaram os objetivos desta dissertação. Para a construção do olhar sobre o desenvolvimento infantil em situações de vulnerabilidade foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de se entender: os processos históricos do cuidado oferecido às crianças; alguns dos elementos e características do processo maturacional e as possíveis influências do meio sobre a constituição do ser sob a ótica de Winnicott, Vygostsky e Piaget; o brincar como atividade primordial da infância e por fim os contextos vulneráveis e suas atuações dialéticas e cotidianas com as práticas humanas. Pautados nestas teorias, nos utilizando da metodologia qualitativa, foram observadas cinco crianças, criadas três categorias de análise a fim de se obter discussões mais consistentes, bem como o alcance dos objetivos do trabalho. Assim, neste estudo, pretendemos detectar, através das atividades lúdicas, fatores que possam influenciar o desenvolvimento saudável de crianças em situação de risco social, e entender de que forma o contexto, no qual os participantes estão inseridos, influencia este desenvolvimento. Especificamente, dentro das práticas lúdicas, facilitar o reconhecimento, nas brincadeiras, de como se expressam os conteúdos destes contextos e como estes podem ser trabalhados, a fim de se elaborar e/ou estimular elementos que influenciem o desenvolvimento infantil, para que a partir deste entendimento possamos nortear e facilitar propostas de intervenções de profissionais nas áreas sócias, saúde e educação, que utilizem como recurso as atividades lúdicas junto às crianças em situações de risco socialThis study arises from the concerns of practical experiences of a playgroup developed in a social vulnerable region of Sao Paulo city. The questionings, arose from this experience, led the objectives of this thesis. To build the look over the childhood development in vulnerable situation, a literature review was made, in order to understand the historical process of care given to kids; Some of the elements and characteristics of the maturation process, and the possible influences of the environment over the self, from Winnicott, Vygostsky and Piaget perspective; The play as main childhood activity and finally the vulnerable context and its dialectic and daily actions with the human being practices based on these theories and using qualitative methodology, five child were monitored and three analysis categories were created in order to achieve more consistent discussions, as well as reach the objectives of this thesis. Thus, in this study, we intend to detect, through play activities, factors that could influence the healthy development of the child in social risk, and understand how the environment, in which the participants are inserted, influences this development. Specifically, within the play activities, facilitate the recognition, in the plays, of how to express the content of the environments, and how they can be worked on, in order to elaborate and/or stimulate elements that influences the childhood development, so that from this understanding we can direct and facilitate intervention proposals of social, health and education area professionals, that use the as resource the play activities among child in social riskBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBomtempo, EddaConceição, Mirian Ribeiro2010-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-123155/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:11Zoai:teses.usp.br:tde-19072010-123155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança Fantasy and Reality: the make-believe and the context of the child |
title |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança |
spellingShingle |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança Conceição, Mirian Ribeiro Atividade lúdica Development Psychology Jogos simbólicos Occupational Therapy Psicologia do desenvolvimento Terapia ocupacional Vulnerabilidade Vulnerability |
title_short |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança |
title_full |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança |
title_fullStr |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança |
title_full_unstemmed |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança |
title_sort |
Fantasia e realidade: o faz-de-conta e o contexto da criança |
author |
Conceição, Mirian Ribeiro |
author_facet |
Conceição, Mirian Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bomtempo, Edda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Mirian Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade lúdica Development Psychology Jogos simbólicos Occupational Therapy Psicologia do desenvolvimento Terapia ocupacional Vulnerabilidade Vulnerability |
topic |
Atividade lúdica Development Psychology Jogos simbólicos Occupational Therapy Psicologia do desenvolvimento Terapia ocupacional Vulnerabilidade Vulnerability |
description |
Este estudo nasce das inquietações da vivência prática das atividades lúdicas em um grupo de brincadeiras, desenvolvimento em uma região de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. Os questionamentos surgidos nesta atuação orientaram os objetivos desta dissertação. Para a construção do olhar sobre o desenvolvimento infantil em situações de vulnerabilidade foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de se entender: os processos históricos do cuidado oferecido às crianças; alguns dos elementos e características do processo maturacional e as possíveis influências do meio sobre a constituição do ser sob a ótica de Winnicott, Vygostsky e Piaget; o brincar como atividade primordial da infância e por fim os contextos vulneráveis e suas atuações dialéticas e cotidianas com as práticas humanas. Pautados nestas teorias, nos utilizando da metodologia qualitativa, foram observadas cinco crianças, criadas três categorias de análise a fim de se obter discussões mais consistentes, bem como o alcance dos objetivos do trabalho. Assim, neste estudo, pretendemos detectar, através das atividades lúdicas, fatores que possam influenciar o desenvolvimento saudável de crianças em situação de risco social, e entender de que forma o contexto, no qual os participantes estão inseridos, influencia este desenvolvimento. Especificamente, dentro das práticas lúdicas, facilitar o reconhecimento, nas brincadeiras, de como se expressam os conteúdos destes contextos e como estes podem ser trabalhados, a fim de se elaborar e/ou estimular elementos que influenciem o desenvolvimento infantil, para que a partir deste entendimento possamos nortear e facilitar propostas de intervenções de profissionais nas áreas sócias, saúde e educação, que utilizem como recurso as atividades lúdicas junto às crianças em situações de risco social |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-123155/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-123155/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257172672512000 |