O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Ana Carolina de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16062020-163356/
Resumo: Um ensino voltado para as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade permite o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos para a tomada de decisões como integrantes de uma sociedade. Entretanto, mesmo um ensino com tais características presente em documentos oficiais, poucos professores conseguem trabalhar com esse enfoque em sala de aula. Por causa disso, analisamos como a implementação de uma sequência de ensino com enfoque CTS pensada em conjunto com uma professora de Química, utilizando o processo de reflexão orientada (PRO), impactou tanto nas aulas da professora como em sua maneira de entender as relações CTS em sua vida. Para tal análise, primeiramente, realizamos entrevistas semiestruturadas com 15 professores de Química e aplicamos um instrumento com questões contextualizadas com 12 desses professores como uma forma de entender qual é a visão geral de ensino contextualizado e ensino CTS que esses professores possuem. Após essas etapas exploratórias, convidamos uma professora de Química da cidade de São Paulo para continuar participando da pesquisa ao planejar e implementar uma sequência de ensino com enfoque CTS. O tema escolhido para a sequência de ensino foi \"Combustíveis\", e a sequência foi pensada utilizando o modelo metodológico de Aikenhead. Ao longo dos PROs, foi possível perceber a evolução da professora quanto ao entendimento de um ensino com enfoque CTS, uma vez que ela mesma apontava dificuldades mas, em seguida, propunha algumas soluções. Também foi possível perceber a evolução da professora nos encontros, expondo dúvidas, questionamentos e sugestões. Nos últimos PROs, algumas formas de superação das necessidades formativas também foram manifestadas pela professora, o que mostra a potencialidade do uso de um processo reflexivo para tal finalidade. Por fim, foi aplicado um instrumento com os estudantes afim de entendermos a visão que eles tiveram durante a implementação da sequência de ensino proposta. Os resultados mostraram que houve maior participação e interação com a professora pela mudança na dinâmica das aulas. Quanto ao tema, os estudantes consideraram ter sido interessante o seu estudo, uma vez que passaram a conhecer como são feitos os combustíveis, suas diferentes implicações ambientais e como podem pensar em melhores escolhas no futuro. Por todos os resultados apresentados, acreditamos que a escolha de uma sequência de ensino com enfoque CTS e a utilização de um processo reflexivo antes, ao longo e após a implementação da sequência, contribui para diversas mudanças no processo de ensino e de aprendizagem.
id USP_d5714b9ddcf82a65029d48018bc8ad30
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16062020-163356
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTSThe reflective process of a Chemistry teacher in the context of a STS-oriented teachingChemistry teachingenfoque CTSEnsino de QuímicaPORPROSTS-oriented teachingUm ensino voltado para as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade permite o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos para a tomada de decisões como integrantes de uma sociedade. Entretanto, mesmo um ensino com tais características presente em documentos oficiais, poucos professores conseguem trabalhar com esse enfoque em sala de aula. Por causa disso, analisamos como a implementação de uma sequência de ensino com enfoque CTS pensada em conjunto com uma professora de Química, utilizando o processo de reflexão orientada (PRO), impactou tanto nas aulas da professora como em sua maneira de entender as relações CTS em sua vida. Para tal análise, primeiramente, realizamos entrevistas semiestruturadas com 15 professores de Química e aplicamos um instrumento com questões contextualizadas com 12 desses professores como uma forma de entender qual é a visão geral de ensino contextualizado e ensino CTS que esses professores possuem. Após essas etapas exploratórias, convidamos uma professora de Química da cidade de São Paulo para continuar participando da pesquisa ao planejar e implementar uma sequência de ensino com enfoque CTS. O tema escolhido para a sequência de ensino foi \"Combustíveis\", e a sequência foi pensada utilizando o modelo metodológico de Aikenhead. Ao longo dos PROs, foi possível perceber a evolução da professora quanto ao entendimento de um ensino com enfoque CTS, uma vez que ela mesma apontava dificuldades mas, em seguida, propunha algumas soluções. Também foi possível perceber a evolução da professora nos encontros, expondo dúvidas, questionamentos e sugestões. Nos últimos PROs, algumas formas de superação das necessidades formativas também foram manifestadas pela professora, o que mostra a potencialidade do uso de um processo reflexivo para tal finalidade. Por fim, foi aplicado um instrumento com os estudantes afim de entendermos a visão que eles tiveram durante a implementação da sequência de ensino proposta. Os resultados mostraram que houve maior participação e interação com a professora pela mudança na dinâmica das aulas. Quanto ao tema, os estudantes consideraram ter sido interessante o seu estudo, uma vez que passaram a conhecer como são feitos os combustíveis, suas diferentes implicações ambientais e como podem pensar em melhores escolhas no futuro. Por todos os resultados apresentados, acreditamos que a escolha de uma sequência de ensino com enfoque CTS e a utilização de um processo reflexivo antes, ao longo e após a implementação da sequência, contribui para diversas mudanças no processo de ensino e de aprendizagem.An education focused on the relationship between Science, Technology and Society allows the development of critical capacity of citizens for the decision making as members of the community. However, even if official documents suggest teaching with these principles, few teachers are able to implement this in the classroom. Because of this, we analyze the implementation of an STS-focused teaching sequence conceived together with a chemistry teacher, using the process of oriented reflection (POR), pondering on the impact of STS in her personal and academic life. For this analysis, firstly, we did semistructured interviews with 15 chemistry teachers and applied an instrument with 12 of those teachers to understand these teachers\' general opinion on contextualized teaching and STS teaching, both in their personal and academic life. After this exploratory phase, we invited a chemistry teacher that lives in São Paulo to continue on this research by planning and implementing an STS-focused teaching sequence. The chosen topic for the teaching sequence was \"Fuels\", and the teaching sequence was conceived using the methodological model of Aikenhead. Throughout the PORs, it was possible to perceive the teacher\'s evolution regarding her understanding of a teaching-focused on STS, since she pointed difficulties but then proposed some solutions. We also could perceive the evolution of the teacher in the meetings, by exposing doubts, questions and suggestions. In the lasts PORs, the teacher showed some improvement in overcoming her developmental needs, which shows the potential of using a reflective process for this purpose. Finally, an instrument was applied with the students in order to understand their point of view during the implementation of the proposed teaching sequence. The results showed that there was greater participation and interaction with the teacher due to the change in class dynamics. About the topic, the students considered their study interesting, as they learned about how fuels are made, their different environmental implications and how they can make better choices in the future. From all the results presented, we believe that choosing a STS-focused teaching sequence and use a reflective process before, during and after the implementation of that sequence contributes to several changes in the teaching and learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcondes, Maria Eunice RibeiroPaulino, Ana Carolina de Almeida2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16062020-163356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:31:18Zoai:teses.usp.br:tde-16062020-163356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:31:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS
The reflective process of a Chemistry teacher in the context of a STS-oriented teaching
title O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS
spellingShingle O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS
Paulino, Ana Carolina de Almeida
Chemistry teaching
enfoque CTS
Ensino de Química
POR
PRO
STS-oriented teaching
title_short O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS
title_full O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS
title_fullStr O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS
title_full_unstemmed O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS
title_sort O processo reflexivo do professor de química no contexto de um ensino com enfoque CTS
author Paulino, Ana Carolina de Almeida
author_facet Paulino, Ana Carolina de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Ana Carolina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Chemistry teaching
enfoque CTS
Ensino de Química
POR
PRO
STS-oriented teaching
topic Chemistry teaching
enfoque CTS
Ensino de Química
POR
PRO
STS-oriented teaching
description Um ensino voltado para as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade permite o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos para a tomada de decisões como integrantes de uma sociedade. Entretanto, mesmo um ensino com tais características presente em documentos oficiais, poucos professores conseguem trabalhar com esse enfoque em sala de aula. Por causa disso, analisamos como a implementação de uma sequência de ensino com enfoque CTS pensada em conjunto com uma professora de Química, utilizando o processo de reflexão orientada (PRO), impactou tanto nas aulas da professora como em sua maneira de entender as relações CTS em sua vida. Para tal análise, primeiramente, realizamos entrevistas semiestruturadas com 15 professores de Química e aplicamos um instrumento com questões contextualizadas com 12 desses professores como uma forma de entender qual é a visão geral de ensino contextualizado e ensino CTS que esses professores possuem. Após essas etapas exploratórias, convidamos uma professora de Química da cidade de São Paulo para continuar participando da pesquisa ao planejar e implementar uma sequência de ensino com enfoque CTS. O tema escolhido para a sequência de ensino foi \"Combustíveis\", e a sequência foi pensada utilizando o modelo metodológico de Aikenhead. Ao longo dos PROs, foi possível perceber a evolução da professora quanto ao entendimento de um ensino com enfoque CTS, uma vez que ela mesma apontava dificuldades mas, em seguida, propunha algumas soluções. Também foi possível perceber a evolução da professora nos encontros, expondo dúvidas, questionamentos e sugestões. Nos últimos PROs, algumas formas de superação das necessidades formativas também foram manifestadas pela professora, o que mostra a potencialidade do uso de um processo reflexivo para tal finalidade. Por fim, foi aplicado um instrumento com os estudantes afim de entendermos a visão que eles tiveram durante a implementação da sequência de ensino proposta. Os resultados mostraram que houve maior participação e interação com a professora pela mudança na dinâmica das aulas. Quanto ao tema, os estudantes consideraram ter sido interessante o seu estudo, uma vez que passaram a conhecer como são feitos os combustíveis, suas diferentes implicações ambientais e como podem pensar em melhores escolhas no futuro. Por todos os resultados apresentados, acreditamos que a escolha de uma sequência de ensino com enfoque CTS e a utilização de um processo reflexivo antes, ao longo e após a implementação da sequência, contribui para diversas mudanças no processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16062020-163356/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16062020-163356/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257072915185664