Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-05012017-000221/ |
Resumo: | O presente estudo examina um dos modelos de blended learning que é modelo rotativo com seu subgrupo flipped classroom ou sala de aula invertida e a possibilidade de inclusão dessa modalidade de ensino em cursos superiores de moda, com o objetivo de ser aplicado ao ensino para os conteúdos de modelagem plana avançada sendo essa matéria prática. A análise inicial é bibliográfica e reúne contribuições teóricas e práticas de vários autores em livros, artigos, dissertações e teses. A coleta de dados foi em campo de caráter quantitativo e ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois de experimentação de um modulo on-line de ensino de modelagem plana, em vídeo, do qual participaram 42 alunos e oito professores. Com base nas respostas e na observação das atividades realizadas, conclui-se que existiria uma aceitação considerável dos alunos e professores para o ensino on-line, sugerindo a relevância de sua realização na disciplina de modelagem plana como os aspectos facilitadores do aprendizado |
id |
USP_d5761d5e4a6871164d861f7a1ba0d995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05012017-000221 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de modaBlended Learning in higher education: Hybrid learning applied to Modeling flat under FashionBlended learningBlended learningEnsino on-lineEnsino superiorHigher educationModelagem planaModeling FlatOnline teachingO presente estudo examina um dos modelos de blended learning que é modelo rotativo com seu subgrupo flipped classroom ou sala de aula invertida e a possibilidade de inclusão dessa modalidade de ensino em cursos superiores de moda, com o objetivo de ser aplicado ao ensino para os conteúdos de modelagem plana avançada sendo essa matéria prática. A análise inicial é bibliográfica e reúne contribuições teóricas e práticas de vários autores em livros, artigos, dissertações e teses. A coleta de dados foi em campo de caráter quantitativo e ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois de experimentação de um modulo on-line de ensino de modelagem plana, em vídeo, do qual participaram 42 alunos e oito professores. Com base nas respostas e na observação das atividades realizadas, conclui-se que existiria uma aceitação considerável dos alunos e professores para o ensino on-line, sugerindo a relevância de sua realização na disciplina de modelagem plana como os aspectos facilitadores do aprendizadoThe present study examines one of the models of blended learning that is a rotating model with its subgroup flipped classroom or inverted classroom and the possibility of including this modality of education in higher fashion courses, with the objective of being applied to teaching the contents of advanced flat modeling being this practical matter. The initial analysis is bibliographical and brings together theoretical and practical contributions of several authors in books, articles, dissertations and theses. The data collection was in a quantitative field and occurred through questionnaires applied before and after experimentation of an online model of teaching of flat modeling in video, in which 42 students and eight teachers participated. Based on the responses and observation of the activities performed, it was concluded that there would be a considerable acceptance of students and teachers for online teaching, suggesting the relevance of their achievement in the discipline of flat modeling as the facilitating aspects of learningBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPItaliano, Isabel CristinaStefanovic, Dragica2016-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-05012017-000221/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-05012017-000221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda Blended Learning in higher education: Hybrid learning applied to Modeling flat under Fashion |
title |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda |
spellingShingle |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda Stefanovic, Dragica Blended learning Blended learning Ensino on-line Ensino superior Higher education Modelagem plana Modeling Flat Online teaching |
title_short |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda |
title_full |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda |
title_fullStr |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda |
title_full_unstemmed |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda |
title_sort |
Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda |
author |
Stefanovic, Dragica |
author_facet |
Stefanovic, Dragica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Italiano, Isabel Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefanovic, Dragica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blended learning Blended learning Ensino on-line Ensino superior Higher education Modelagem plana Modeling Flat Online teaching |
topic |
Blended learning Blended learning Ensino on-line Ensino superior Higher education Modelagem plana Modeling Flat Online teaching |
description |
O presente estudo examina um dos modelos de blended learning que é modelo rotativo com seu subgrupo flipped classroom ou sala de aula invertida e a possibilidade de inclusão dessa modalidade de ensino em cursos superiores de moda, com o objetivo de ser aplicado ao ensino para os conteúdos de modelagem plana avançada sendo essa matéria prática. A análise inicial é bibliográfica e reúne contribuições teóricas e práticas de vários autores em livros, artigos, dissertações e teses. A coleta de dados foi em campo de caráter quantitativo e ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois de experimentação de um modulo on-line de ensino de modelagem plana, em vídeo, do qual participaram 42 alunos e oito professores. Com base nas respostas e na observação das atividades realizadas, conclui-se que existiria uma aceitação considerável dos alunos e professores para o ensino on-line, sugerindo a relevância de sua realização na disciplina de modelagem plana como os aspectos facilitadores do aprendizado |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-05012017-000221/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-05012017-000221/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256681650585600 |