Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanovic, Dragica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-05012017-000221/
Resumo: O presente estudo examina um dos modelos de blended learning que é modelo rotativo com seu subgrupo flipped classroom ou sala de aula invertida e a possibilidade de inclusão dessa modalidade de ensino em cursos superiores de moda, com o objetivo de ser aplicado ao ensino para os conteúdos de modelagem plana avançada sendo essa matéria prática. A análise inicial é bibliográfica e reúne contribuições teóricas e práticas de vários autores em livros, artigos, dissertações e teses. A coleta de dados foi em campo de caráter quantitativo e ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois de experimentação de um modulo on-line de ensino de modelagem plana, em vídeo, do qual participaram 42 alunos e oito professores. Com base nas respostas e na observação das atividades realizadas, conclui-se que existiria uma aceitação considerável dos alunos e professores para o ensino on-line, sugerindo a relevância de sua realização na disciplina de modelagem plana como os aspectos facilitadores do aprendizado
id USP_d5761d5e4a6871164d861f7a1ba0d995
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05012017-000221
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de modaBlended Learning in higher education: Hybrid learning applied to Modeling flat under FashionBlended learningBlended learningEnsino on-lineEnsino superiorHigher educationModelagem planaModeling FlatOnline teachingO presente estudo examina um dos modelos de blended learning que é modelo rotativo com seu subgrupo flipped classroom ou sala de aula invertida e a possibilidade de inclusão dessa modalidade de ensino em cursos superiores de moda, com o objetivo de ser aplicado ao ensino para os conteúdos de modelagem plana avançada sendo essa matéria prática. A análise inicial é bibliográfica e reúne contribuições teóricas e práticas de vários autores em livros, artigos, dissertações e teses. A coleta de dados foi em campo de caráter quantitativo e ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois de experimentação de um modulo on-line de ensino de modelagem plana, em vídeo, do qual participaram 42 alunos e oito professores. Com base nas respostas e na observação das atividades realizadas, conclui-se que existiria uma aceitação considerável dos alunos e professores para o ensino on-line, sugerindo a relevância de sua realização na disciplina de modelagem plana como os aspectos facilitadores do aprendizadoThe present study examines one of the models of blended learning that is a rotating model with its subgroup flipped classroom or inverted classroom and the possibility of including this modality of education in higher fashion courses, with the objective of being applied to teaching the contents of advanced flat modeling being this practical matter. The initial analysis is bibliographical and brings together theoretical and practical contributions of several authors in books, articles, dissertations and theses. The data collection was in a quantitative field and occurred through questionnaires applied before and after experimentation of an online model of teaching of flat modeling in video, in which 42 students and eight teachers participated. Based on the responses and observation of the activities performed, it was concluded that there would be a considerable acceptance of students and teachers for online teaching, suggesting the relevance of their achievement in the discipline of flat modeling as the facilitating aspects of learningBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPItaliano, Isabel CristinaStefanovic, Dragica2016-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-05012017-000221/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-05012017-000221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
Blended Learning in higher education: Hybrid learning applied to Modeling flat under Fashion
title Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
spellingShingle Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
Stefanovic, Dragica
Blended learning
Blended learning
Ensino on-line
Ensino superior
Higher education
Modelagem plana
Modeling Flat
Online teaching
title_short Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
title_full Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
title_fullStr Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
title_full_unstemmed Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
title_sort Blended learning no ensino superior: aprendizagem semipresencial aplicada à modelagem plana no âmbito de moda
author Stefanovic, Dragica
author_facet Stefanovic, Dragica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Italiano, Isabel Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanovic, Dragica
dc.subject.por.fl_str_mv Blended learning
Blended learning
Ensino on-line
Ensino superior
Higher education
Modelagem plana
Modeling Flat
Online teaching
topic Blended learning
Blended learning
Ensino on-line
Ensino superior
Higher education
Modelagem plana
Modeling Flat
Online teaching
description O presente estudo examina um dos modelos de blended learning que é modelo rotativo com seu subgrupo flipped classroom ou sala de aula invertida e a possibilidade de inclusão dessa modalidade de ensino em cursos superiores de moda, com o objetivo de ser aplicado ao ensino para os conteúdos de modelagem plana avançada sendo essa matéria prática. A análise inicial é bibliográfica e reúne contribuições teóricas e práticas de vários autores em livros, artigos, dissertações e teses. A coleta de dados foi em campo de caráter quantitativo e ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois de experimentação de um modulo on-line de ensino de modelagem plana, em vídeo, do qual participaram 42 alunos e oito professores. Com base nas respostas e na observação das atividades realizadas, conclui-se que existiria uma aceitação considerável dos alunos e professores para o ensino on-line, sugerindo a relevância de sua realização na disciplina de modelagem plana como os aspectos facilitadores do aprendizado
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-05012017-000221/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-05012017-000221/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256681650585600