Uma abordagem baseada em córpus e em sistemas de crítica para a construção de ambientes Web de auxílio à escrita acadêmica em português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-20022020-110444/ |
Resumo: | Ferramentas computacionais destinadas a auxiliar a escrita na língua inglesa têm se tornado cada vez mais comuns, incluindo tanto sistemas dedicados ao pós-processamento do texto como sistemas mais completos, que atuam desde a geração e organização de idéias até a escrita. Entre esses sistemas M aqueles que apóiam especificamente a escrita de textos acadêmicos, um gênero mais tratável computacionlmente dada a sua rigorosa padronização. Em contraste, para o português não há sistemas semelhantes, mas apenas ferramentas de pós-processamento, como corretores ortográficos, revisores gramaticais, dicionários para consulta, entre outras, de aplicação geral. Nesta tese de doutorado, focalizamos o problema da escrita em português de teses e dissertações, visando uma modelagem computacional que segue uma abordagem baseada em córpus e em sistemas de crítica, para a criação e avaliação de ferramentas de apoio à criação de textos desse gênero. Para viabilizar o projeto, restringimos nossa análise às seções Resumo e Introdução, notadamente mais padronizadas, e à área de Ciência cia. Computado. A integração dos recursos e ferramentas desenvolvidos resultou no protótipo SeiPo (Scientific Portuguese), implementado como um ambiente Web, que contempla tanto a composição top-down do texto (partindo do planejamento estrutural para a escrita propriamente dita) quanto bottom-up (partindo de um rascunho já escrito). Para avaliar o ScíPo no seu contexto de uso, foram realizados experimentos com usuários reais, visando verificar a eficácia do modelo subjacente ao SeiPo. Os resultados desses experimentos demonstraram que tal modelo de fato tem potencial no auxílio à escrita acadêmica. |
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