Argumentação em sala de aula e sua relação com os domínios do conhecimento científico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-19022024-174310/ |
Resumo: | O Ensino de Ciências vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, partindo de uma perspectiva de abordagem apenas de conceitos, para, nos momentos mais atuais, estabelecer a abordagem das ciências como prática, com conceitos, processos e procedimentos sendo indissociáveis. Tais mudanças são importantes para que os estudantes entendam como a ciência se desenvolve. Aprender ciências supõe, entre outras coisas, aprender a construir e a avaliar explicações com base em evidências, ou seja, envolver-se em argumentação, uma vez que a avaliação do conhecimento a partir de evidências faz parte do trabalho científico. A incorporação e avaliação da aprendizagem de ciências em contextos educacionais devem, ainda, se concentrar de forma integrada nos domínios do conhecimento científico: domínios conceitual, epistêmico, social e material. Partindo dessas ideias, buscamos responder às seguintes perguntas de pesquisa: Como ocorre a argumentação entre estudantes universitários durante a resolução de problemas de laboratório em aula de Física? Há relação entre a qualidade da argumentação dos estudantes e os domínios do conhecimento científico por eles mobilizados? A coleta dos dados que subsidiam nossa pesquisa ocorreu em aulas práticas de laboratório sobre tópicos de eletricidade, sob uma abordagem investigativa, desenvolvidas com alunos do 3º ano do curso de Engenharia de Materiais de uma universidade pública estadual. Ao longo do semestre letivo ocorreram seis aulas de laboratório, em que os estudantes eram apresentados, por meio de um livro de práticas, a problemas que precisavam ser resolvidos por eles, em trios. Houve adaptação do material para que as perguntas pudessem ser ainda mais abertas, no intuito de aumentar o grau de investigação da proposta. Para o desenvolvimento deste trabalho, transcrevemos e investigamos as discussões ocorridas em dois trios de estudantes durante a realização da primeira aula de laboratório. A partir da transcrição dos dados, analisamos se argumentos foram construídos pelos estudantes, utilizando uma rubrica qualitativa para o padrão CER de um argumento (do inglês Claim, Evidence e Reasoning), e como os domínios do conhecimento científico são mobilizados por eles durante a resolução dos problemas de laboratório. Com esses resultados, investigamos se há relações entre a qualidade da argumentação dos estudantes e seu envolvimento com os domínios do conhecimento científico na sala de aula analisada. A análise dos dados evidenciou a importância da negociação de significados para que os alunos, ao se engajarem no Domínio Social por meio da prática argumentativa, cheguem às definições almejadas. Observamos que os estudantes percorreram diferentes caminhos ao longo das atividades, mostrando não haver um caminho único para a articulação dos domínios do conhecimento. O caráter investigativo da atividade permitiu uma interação discursiva constante entre os alunos. Em atividades de ensino por investigação, o diálogo e a argumentação entre os estudantes não somente são permitidos como também são necessários. Trabalhar a argumentação com estes domínios significa desenvolver práticas importantes para a construção do conhecimento. Os indivíduos, ao se engajarem com a argumentação e práticas relacionadas aos domínios do conhecimento científico, poderão estar mais familiarizados com o fazer científico, mais críticos e mais reflexivos. |
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Argumentação em sala de aula e sua relação com os domínios do conhecimento científicoArgumentation in the classroom and its relationship with the domains of scientific knowledgeArgumentaçãoArgumentationDomains of Scientific KnowledgeDomínios do Conhecimento CientíficoEnsino por InvestigaçãoEnsino SuperiorHigher EducationInquiry-Based TeachingLaboratório de FísicaPhysics LaboratoryO Ensino de Ciências vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, partindo de uma perspectiva de abordagem apenas de conceitos, para, nos momentos mais atuais, estabelecer a abordagem das ciências como prática, com conceitos, processos e procedimentos sendo indissociáveis. Tais mudanças são importantes para que os estudantes entendam como a ciência se desenvolve. Aprender ciências supõe, entre outras coisas, aprender a construir e a avaliar explicações com base em evidências, ou seja, envolver-se em argumentação, uma vez que a avaliação do conhecimento a partir de evidências faz parte do trabalho científico. A incorporação e avaliação da aprendizagem de ciências em contextos educacionais devem, ainda, se concentrar de forma integrada nos domínios do conhecimento científico: domínios conceitual, epistêmico, social e material. Partindo dessas ideias, buscamos responder às seguintes perguntas de pesquisa: Como ocorre a argumentação entre estudantes universitários durante a resolução de problemas de laboratório em aula de Física? Há relação entre a qualidade da argumentação dos estudantes e os domínios do conhecimento científico por eles mobilizados? A coleta dos dados que subsidiam nossa pesquisa ocorreu em aulas práticas de laboratório sobre tópicos de eletricidade, sob uma abordagem investigativa, desenvolvidas com alunos do 3º ano do curso de Engenharia de Materiais de uma universidade pública estadual. Ao longo do semestre letivo ocorreram seis aulas de laboratório, em que os estudantes eram apresentados, por meio de um livro de práticas, a problemas que precisavam ser resolvidos por eles, em trios. Houve adaptação do material para que as perguntas pudessem ser ainda mais abertas, no intuito de aumentar o grau de investigação da proposta. Para o desenvolvimento deste trabalho, transcrevemos e investigamos as discussões ocorridas em dois trios de estudantes durante a realização da primeira aula de laboratório. A partir da transcrição dos dados, analisamos se argumentos foram construídos pelos estudantes, utilizando uma rubrica qualitativa para o padrão CER de um argumento (do inglês Claim, Evidence e Reasoning), e como os domínios do conhecimento científico são mobilizados por eles durante a resolução dos problemas de laboratório. Com esses resultados, investigamos se há relações entre a qualidade da argumentação dos estudantes e seu envolvimento com os domínios do conhecimento científico na sala de aula analisada. A análise dos dados evidenciou a importância da negociação de significados para que os alunos, ao se engajarem no Domínio Social por meio da prática argumentativa, cheguem às definições almejadas. Observamos que os estudantes percorreram diferentes caminhos ao longo das atividades, mostrando não haver um caminho único para a articulação dos domínios do conhecimento. O caráter investigativo da atividade permitiu uma interação discursiva constante entre os alunos. Em atividades de ensino por investigação, o diálogo e a argumentação entre os estudantes não somente são permitidos como também são necessários. Trabalhar a argumentação com estes domínios significa desenvolver práticas importantes para a construção do conhecimento. Os indivíduos, ao se engajarem com a argumentação e práticas relacionadas aos domínios do conhecimento científico, poderão estar mais familiarizados com o fazer científico, mais críticos e mais reflexivos.Science Teaching has been changing over the years, starting from a perspective of just approaching concepts, to, in more current moments, establishing the approach to science as a practice, with concepts, processes and procedures being inseparable. Such changes are important for students to understand how science develops. Learning science involves, among other things, learning to construct and evaluate explanations based on evidence, that is, engaging in argumentation, since the evaluation of knowledge based on evidence is part of scientific work. The incorporation and evaluation of science learning in educational contexts must also focus in an integrated way on the domains of scientific knowledge: conceptual, epistemic, social and material domains. Based on these ideas, we seek to answer the following research questions: How does argumentation occur among university students when solving laboratory problems in Physics classes? Is there a relationship between the quality of students\' arguments and the domains of scientific knowledge mobilized by them? The data collection that supports our research took place in practical laboratory classes on electricity topics, under an investigative approach, developed with 3rd year students of the Materials Engineering course at a public state university. Throughout the academic semester, there were six laboratory classes, in which students were introduced, through a practice book, to problems that needed to be solved by them, in trios. The material was adapted so that the questions could be even more open-ended, to increase the degree of investigation of the proposal. For the development of this work, we transcribed and investigated the discussions that occurred in two trios of students during the first laboratory class. From the transcription of the data, we analyzed whether arguments were constructed by the students, using a qualitative rubric for the CER standard of an argument (Claim, Evidence and Reasoning), and how the domains of scientific knowledge are mobilized by them during problem solving. laboratory. With these results, we investigated whether there are relationships between the quality of students\' arguments and their involvement with the domains of scientific knowledge in the analyzed classroom. Data analysis highlighted the importance of negotiating meanings so that students, when engaging in the Social Domain through argumentative practice, reach the desired definitions. We observed that students took different paths throughout the activities, showing that there is no single path for articulating the domains of knowledge. The investigative nature of the activity allowed for constant discursive interaction between students. In inquiry-based teaching activities, dialogue and argumentation among students are not only permitted but also necessary. Working with arguments in these domains means developing important practices for the construction of knowledge. Individuals, when engaging with argumentation and practices related to the domains of scientific knowledge, may be more familiar with scientific practice, more critical and more reflective.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRoberto, Lúcia Helena SasseronLino, Natan Trovó2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-19022024-174310/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-21T16:04:03Zoai:teses.usp.br:tde-19022024-174310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-21T16:04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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