Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Rodrigo Rozado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235556
Resumo: A pesquisa em educação em Ciências vem recomendando atenção às práticas ar-gumentativas. O desafio é buscar atividades que estimulem esse tipo de prática para que os alunos falem Ciência, pois isso é considerado benéfico à compreensão con-ceitual e proporciona aos alunos a capacidade de pensar criticamente em um con-texto científico. Neste trabalho de doutorado, é discutido como 20 atividades com experimentos investigativos em Química podem promover a argumentação em alu-nos do Ensino Médio no laboratório de Química do Colégio Politécnico da Universi-dade Federal de Santa Maria. Esse tipo de abordagem experimental oferece aos alunos a oportunidade de aprender e apreciar o processo da Ciência. As atividades foram categorizadas de acordo com o nível de proximidade à uma atividade investi-gativa e também com seu grau de abertura. Os discursos durante as atividades fo-ram analisados a fim de identificar argumentos, segundo o padrão de argumentação de Toulmin. O estudo mostrou que a experimentação investigativa pode ser uma plataforma eficaz para estimular a produção de argumentos. Atividades com maior nível de investigação e abertura tiveram um impacto maior na produção de argumen-tos, especialmente os mais ricos, de acordo com a ferramenta de análise escolhida no estudo.
id URGS_0020e57b3f88d93a636219f20c87bed0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235556
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Leal, Rodrigo RozadoSchetinger, Maria Rosa Chitolina2022-03-04T04:40:13Z2019http://hdl.handle.net/10183/235556001137980A pesquisa em educação em Ciências vem recomendando atenção às práticas ar-gumentativas. O desafio é buscar atividades que estimulem esse tipo de prática para que os alunos falem Ciência, pois isso é considerado benéfico à compreensão con-ceitual e proporciona aos alunos a capacidade de pensar criticamente em um con-texto científico. Neste trabalho de doutorado, é discutido como 20 atividades com experimentos investigativos em Química podem promover a argumentação em alu-nos do Ensino Médio no laboratório de Química do Colégio Politécnico da Universi-dade Federal de Santa Maria. Esse tipo de abordagem experimental oferece aos alunos a oportunidade de aprender e apreciar o processo da Ciência. As atividades foram categorizadas de acordo com o nível de proximidade à uma atividade investi-gativa e também com seu grau de abertura. Os discursos durante as atividades fo-ram analisados a fim de identificar argumentos, segundo o padrão de argumentação de Toulmin. O estudo mostrou que a experimentação investigativa pode ser uma plataforma eficaz para estimular a produção de argumentos. Atividades com maior nível de investigação e abertura tiveram um impacto maior na produção de argumen-tos, especialmente os mais ricos, de acordo com a ferramenta de análise escolhida no estudo.Research in Science Education has been recommending attention to argumentative practices. The challenge is to look for activities that can stimulate this type of practice so that the students talk science, since it is considered to be beneficial to conceptual understanding and provide students with the ability to think critically in a scientific context. In this doctoral dissertation, it is discussed how 20 activities with inquiry-type experiments in Chemistry can promote argumentation in high school students in the Chemistry laboratory of Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. This kind of experimentation approach give the students the opportunity to learn and appreciate the process of science. The activities were categorized according to the level of proximity to an investigative activity and also their degree of openness. The discourses during the activities were analyzed in order to identify arguments, accord-ing to Toulmin's argument pattern. The study showed that inquiry experimentation can be an effective platform to stimulate the production of arguments. Activities with a higher level of inquiry and openness had a greater impact on the production of ar-guments, especially those richer, according to the analysis tool chosen in the study.application/pdfporEnsino de quimicaLaboratóriosMétodos de ensinoAprendizagem baseada em problemasArgumentaçãoInquiry experimentationArgumentationHigh schoolTeaching chemistryExperimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137980.pdf.txt001137980.pdf.txtExtracted Texttext/plain299224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235556/2/001137980.pdf.txtc0c5c4b022f30f56ea61023d764333a7MD52ORIGINAL001137980.pdfTexto completoapplication/pdf15689346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235556/1/001137980.pdfd4ffe161269f4cbe0b1de1cf00d76ce5MD5110183/2355562022-03-26 05:00:57.758179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:00:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
title Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
spellingShingle Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
Leal, Rodrigo Rozado
Ensino de quimica
Laboratórios
Métodos de ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Argumentação
Inquiry experimentation
Argumentation
High school
Teaching chemistry
title_short Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
title_full Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
title_fullStr Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
title_full_unstemmed Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
title_sort Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
author Leal, Rodrigo Rozado
author_facet Leal, Rodrigo Rozado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Rodrigo Rozado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schetinger, Maria Rosa Chitolina
contributor_str_mv Schetinger, Maria Rosa Chitolina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Laboratórios
Métodos de ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Argumentação
topic Ensino de quimica
Laboratórios
Métodos de ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Argumentação
Inquiry experimentation
Argumentation
High school
Teaching chemistry
dc.subject.eng.fl_str_mv Inquiry experimentation
Argumentation
High school
Teaching chemistry
description A pesquisa em educação em Ciências vem recomendando atenção às práticas ar-gumentativas. O desafio é buscar atividades que estimulem esse tipo de prática para que os alunos falem Ciência, pois isso é considerado benéfico à compreensão con-ceitual e proporciona aos alunos a capacidade de pensar criticamente em um con-texto científico. Neste trabalho de doutorado, é discutido como 20 atividades com experimentos investigativos em Química podem promover a argumentação em alu-nos do Ensino Médio no laboratório de Química do Colégio Politécnico da Universi-dade Federal de Santa Maria. Esse tipo de abordagem experimental oferece aos alunos a oportunidade de aprender e apreciar o processo da Ciência. As atividades foram categorizadas de acordo com o nível de proximidade à uma atividade investi-gativa e também com seu grau de abertura. Os discursos durante as atividades fo-ram analisados a fim de identificar argumentos, segundo o padrão de argumentação de Toulmin. O estudo mostrou que a experimentação investigativa pode ser uma plataforma eficaz para estimular a produção de argumentos. Atividades com maior nível de investigação e abertura tiveram um impacto maior na produção de argumen-tos, especialmente os mais ricos, de acordo com a ferramenta de análise escolhida no estudo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-04T04:40:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235556
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137980
url http://hdl.handle.net/10183/235556
identifier_str_mv 001137980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235556/2/001137980.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235556/1/001137980.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c0c5c4b022f30f56ea61023d764333a7
d4ffe161269f4cbe0b1de1cf00d76ce5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737047699783680