Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Thiago Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-14062022-105156/
Resumo: Atualmente a sociedade demanda capacidades comportamentais aplicáveis a múltiplos contextos, estas são denominadas competências transversais. Integrado a este fato, nos cursos da área de saúde um fator essencial é o aprendizado da bioética, perspectiva que analisa criticamente situações-problema e temas sociocientíficos através de um olhar interdisciplinar. Este campo do saber está relacionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo visou aplicar uma sequência didática na disciplina Ética e Legislação de um curso técnico da área da saúde com a intenção de auxiliar no desenvolvimento da competência transversal Ética por meio da Educação Baseada em Competências (EBC) e facilitar o ensino da bioética. Foram selecionadas duas turmas: Turma A (manhã) com 17 alunos e turma B (noite) com 32 alunos, ambas de um curso técnico de radiologia de uma instituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. A turma A seguiu o plano de ensino regular já conhecido pela instituição e a turma B vivenciou a sequência didática realizada em 10 aulas. O delineamento se enquadrou como pesquisa mista experimental e de estudo de caso, sendo devidamente aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Os resultados apontaram que tanto a Turma A quanto a turma B tiveram o desenvolvimento de competências transversais, mesmo vivenciando estratégias didáticas diferentes. Na turma B foi apontado que a sequência didática facilitou o ensino da bioética e que a Educação Baseada em Competências auxiliou no desenvolvimento das competências transversais, em especial a competência Ética. Conclui-se que o desenvolvimento de competências pode ocorrer na vivência e aplicação de diferentes propostas metodológicas e didáticas.
id USP_d62aafc671dff126ae78857c91c1914d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14062022-105156
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioéticaEvaluation of transversal competences in technical education: a proposal of Competence-Based Education in the teaching of bioethicsBioethicsBioéticaCompetência profissionalEnsino profissional e técnicoÉtica profissionalMétodos de ensinoProfessional and technical educationProfessional competenceProfessional ethicsTeaching methodsAtualmente a sociedade demanda capacidades comportamentais aplicáveis a múltiplos contextos, estas são denominadas competências transversais. Integrado a este fato, nos cursos da área de saúde um fator essencial é o aprendizado da bioética, perspectiva que analisa criticamente situações-problema e temas sociocientíficos através de um olhar interdisciplinar. Este campo do saber está relacionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo visou aplicar uma sequência didática na disciplina Ética e Legislação de um curso técnico da área da saúde com a intenção de auxiliar no desenvolvimento da competência transversal Ética por meio da Educação Baseada em Competências (EBC) e facilitar o ensino da bioética. Foram selecionadas duas turmas: Turma A (manhã) com 17 alunos e turma B (noite) com 32 alunos, ambas de um curso técnico de radiologia de uma instituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. A turma A seguiu o plano de ensino regular já conhecido pela instituição e a turma B vivenciou a sequência didática realizada em 10 aulas. O delineamento se enquadrou como pesquisa mista experimental e de estudo de caso, sendo devidamente aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Os resultados apontaram que tanto a Turma A quanto a turma B tiveram o desenvolvimento de competências transversais, mesmo vivenciando estratégias didáticas diferentes. Na turma B foi apontado que a sequência didática facilitou o ensino da bioética e que a Educação Baseada em Competências auxiliou no desenvolvimento das competências transversais, em especial a competência Ética. Conclui-se que o desenvolvimento de competências pode ocorrer na vivência e aplicação de diferentes propostas metodológicas e didáticas.Modernity requires behavior of behavioral use that involves multiple social contexts, called transferable skills. Integrated to this fact, in health courses, an essential factor is the learning of bioethics, a perspective that critically analyzes problem situations and socio-scientific themes through an interdisciplinary view. This knowledge is related to that recommended by the BNCC (National Common Curricular Base) in the area of Natural Sciences and its Technologies. The objective is to apply a didactic sequence of the discipline Ethics and Legislation of a technical course in the health area with the intention of assisting in the development of transferable skill Ethics through Competence Based Education (EBC) and facilitate the teaching of bioethics. Two classes were selected: Class A (morning), with 17 students and Class B (night), with 32 students, in a technical radiology course at a specific institution located in the interior of the State of São Paulo. The class following the regular teaching plan already known by the institution and class B experienced the didactic sequence carried out in 10 classes. The design is classified as a experimental research and a case study, being approved by the Ethics and Research Committee (CEP). The results showed how much class A and class B had the development of transferable skills, the same experience and different teaching strategies. In class B, it was indicated that the didactic sequence facilitated the teaching of bioethics and that Competence-Based Education helped in the development of transferable skills, especially in Ethics competence. Concluded, if the development of skills can occur in the experience and application of different techniques and teaching methods.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto, Maria Auxiliadora MottaBorges, Thiago Ribeiro2021-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-14062022-105156/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-14T13:54:12Zoai:teses.usp.br:tde-14062022-105156Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-14T13:54:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
Evaluation of transversal competences in technical education: a proposal of Competence-Based Education in the teaching of bioethics
title Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
spellingShingle Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
Borges, Thiago Ribeiro
Bioethics
Bioética
Competência profissional
Ensino profissional e técnico
Ética profissional
Métodos de ensino
Professional and technical education
Professional competence
Professional ethics
Teaching methods
title_short Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
title_full Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
title_fullStr Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
title_full_unstemmed Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
title_sort Avaliação de competências transversais no ensino técnico: uma proposta de Educaçao Baseada em Competências no ensino da bioética
author Borges, Thiago Ribeiro
author_facet Borges, Thiago Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Auxiliadora Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Thiago Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Bioethics
Bioética
Competência profissional
Ensino profissional e técnico
Ética profissional
Métodos de ensino
Professional and technical education
Professional competence
Professional ethics
Teaching methods
topic Bioethics
Bioética
Competência profissional
Ensino profissional e técnico
Ética profissional
Métodos de ensino
Professional and technical education
Professional competence
Professional ethics
Teaching methods
description Atualmente a sociedade demanda capacidades comportamentais aplicáveis a múltiplos contextos, estas são denominadas competências transversais. Integrado a este fato, nos cursos da área de saúde um fator essencial é o aprendizado da bioética, perspectiva que analisa criticamente situações-problema e temas sociocientíficos através de um olhar interdisciplinar. Este campo do saber está relacionado ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo visou aplicar uma sequência didática na disciplina Ética e Legislação de um curso técnico da área da saúde com a intenção de auxiliar no desenvolvimento da competência transversal Ética por meio da Educação Baseada em Competências (EBC) e facilitar o ensino da bioética. Foram selecionadas duas turmas: Turma A (manhã) com 17 alunos e turma B (noite) com 32 alunos, ambas de um curso técnico de radiologia de uma instituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. A turma A seguiu o plano de ensino regular já conhecido pela instituição e a turma B vivenciou a sequência didática realizada em 10 aulas. O delineamento se enquadrou como pesquisa mista experimental e de estudo de caso, sendo devidamente aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Os resultados apontaram que tanto a Turma A quanto a turma B tiveram o desenvolvimento de competências transversais, mesmo vivenciando estratégias didáticas diferentes. Na turma B foi apontado que a sequência didática facilitou o ensino da bioética e que a Educação Baseada em Competências auxiliou no desenvolvimento das competências transversais, em especial a competência Ética. Conclui-se que o desenvolvimento de competências pode ocorrer na vivência e aplicação de diferentes propostas metodológicas e didáticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-14062022-105156/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-14062022-105156/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256966362038272