A saúde em cena: o teatro na formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-17012007-151100/ |
Resumo: | Poucos estudos focalizam o teatro no ensino universitário, porém a literatura sobre o tema permitiu a sustentação teórica desta pesquisa. Neste estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, mediatizada pela Pesquisa-Ação, cujo objetivo foi descrever, analisar e interpretar os aspectos educativos presentes no processo de construção do espetáculo teatral (A Revolta da Vacina e Louca Enfermaria) e avaliar sua importância para a formação do enfermeiro. Os 12 sujeitos integrantes do estudo são alunos regularmente matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem e foram orientados por um professor de artes cênicas na composição das encenações, a partir de um projeto pedagógico dialógico e crítico, implementado na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva. Realizou-se numa faculdade privada de enfermagem. Os sujeitos, motivados pelo desejo de viver o teatro, visualizam, nessa atividade, acréscimo ao conhecimento, qualificação profissional, socialização, promoção humana e resgate da sensibilidade, fundamentos que se atrelam aos princípios das ações humanizadas de saúde. Os conteúdos curriculares materializam-se na arte teatral com a criação da estória e de personagens. Os ensaios, a seleção do cenário e das músicas, os bastidores e a aproximação com o público retratam a complexidade e a riqueza de vivências que a estratégia proporciona ao grupo. No palco, as encenações exigem concentração, memorização do texto, emoção, expressão corporal, linguagem clara e sincronia dos participantes. Tais técnicas lançam as bases da humanização ao contemplar os sentimentos, as sensações, tanto quanto a razão. Levam-se também em conta o imaginário, os desejos e os sonhos dos educandos, ao superar as fronteiras entre disciplinas. Ao protagonizar o processo de ensino-aprendizagem, a arte teatral incentiva a criatividade, a comunicação e, por fim, a busca do conhecimento com o outro e para o outro, na construção de relações justas, que respeitam o homem na sua integralidade e totalidade. Logo, o teatro é um meio alternativo para ensinar a importância dos processos de autotransformação pessoal e transformação coletiva, porque permite o desenvolvimento da sensibilidade, da reflexão, da crítica na compreensão da realidade. Sugere-se que deva ser integralizada à estrutura curricular, considerando-se a importância da formação cidadã do homem. |
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Os sujeitos, motivados pelo desejo de viver o teatro, visualizam, nessa atividade, acréscimo ao conhecimento, qualificação profissional, socialização, promoção humana e resgate da sensibilidade, fundamentos que se atrelam aos princípios das ações humanizadas de saúde. Os conteúdos curriculares materializam-se na arte teatral com a criação da estória e de personagens. Os ensaios, a seleção do cenário e das músicas, os bastidores e a aproximação com o público retratam a complexidade e a riqueza de vivências que a estratégia proporciona ao grupo. No palco, as encenações exigem concentração, memorização do texto, emoção, expressão corporal, linguagem clara e sincronia dos participantes. Tais técnicas lançam as bases da humanização ao contemplar os sentimentos, as sensações, tanto quanto a razão. Levam-se também em conta o imaginário, os desejos e os sonhos dos educandos, ao superar as fronteiras entre disciplinas. Ao protagonizar o processo de ensino-aprendizagem, a arte teatral incentiva a criatividade, a comunicação e, por fim, a busca do conhecimento com o outro e para o outro, na construção de relações justas, que respeitam o homem na sua integralidade e totalidade. Logo, o teatro é um meio alternativo para ensinar a importância dos processos de autotransformação pessoal e transformação coletiva, porque permite o desenvolvimento da sensibilidade, da reflexão, da crítica na compreensão da realidade. Sugere-se que deva ser integralizada à estrutura curricular, considerando-se a importância da formação cidadã do homem.Very fill studies focus the theater on college teaching, although the literature about this issue (theater) built the bases for this study. We made an option on this study for a qualitative research; the way used to do it was a Research Action which the objective was to analyze and understand the method used to produce an educative play (The Revolt of Vaccine and Crazy Emergency Room) and evaluate its importance for the formation of nursing students. All the twelve students invited to integrate this study are regularly coursing nursing classes and were oriented by a scenic professor to create the composition of the plays, based on a Pedagogical Process dialogic and critic, improving the course Nursing and Collective Health. It was fulfilled in a private institution of education, located in Sao Paulo state. The students, pushed by the desire to live a play, saw on this activity an addition to their knowledge, professional qualification, socialization, humanization and a rescue of sensibility, fundaments that are deep linked to the principles of humanization actions on health. Curricular contents were materialized through the creation of stories and characters. This exercise demands concentration, memorization, emotion, corporal expression, well speech and hear, techniques that build the bases for an education structured on humanization and citizenship. Though, been part of the education and learning process, theatrical art stimulate creativity, communication and at last a searching for knowledge with someone and for someone, which creates more fair relationships that respect all mankind principles. This is an alternative way to teach how the self transformation and collective transformation processes are important, because it permits the development of sensibility, reflection and comprehension of reality. So, we suggest that theatrical art must be part of all curricular process on every step of human formation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Sonia Maria VillelaCamargo, Rosangela Andrade Aukar de2006-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-17012007-151100/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-17012007-151100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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