O TEATRO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6251 |
Resumo: | Objetivou-se avaliar a contribuição da arte teatral na formação do enfermeiro. Pesquisa ação, com doze alunos do grupo de teatro matriculados num Curso de Graduação em Enfermagem do interior do Estado de São Paulo, em 2006, local do estudo. Orientados pelo professor de artes cênicas, compuseram e encenaram duas peças teatrais: A Revolta da Vacina e Louca Enfermaria. Coletaram-se dados por meio da observação participante e entrevistas, da análise de conteúdo emergiram três categorias. Os alunos, motivados pelo desejo de viver o teatro, visualizam, nessa atividade, transformação pessoal e coletiva, desenvolvimento da sensibilidade, da reflexão e da crítica na compreensão da realidade, contrapondo-se à indústria cultural. Ao protagonizar o processo de ensino-aprendizagem, o teatro incentiva a criatividade, a comunicação e, por fim, a busca do conhecimento com o outro e para o outro. O teatro significa aproximação, diálogo, respeito à cultura local, interesse pelas necessidades da comunidade e o compromisso com a saúde. |
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O TEATRO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO1.Teatro. 2.Educação. 3.Enfermagem. 4. Arte.Objetivou-se avaliar a contribuição da arte teatral na formação do enfermeiro. Pesquisa ação, com doze alunos do grupo de teatro matriculados num Curso de Graduação em Enfermagem do interior do Estado de São Paulo, em 2006, local do estudo. Orientados pelo professor de artes cênicas, compuseram e encenaram duas peças teatrais: A Revolta da Vacina e Louca Enfermaria. Coletaram-se dados por meio da observação participante e entrevistas, da análise de conteúdo emergiram três categorias. Os alunos, motivados pelo desejo de viver o teatro, visualizam, nessa atividade, transformação pessoal e coletiva, desenvolvimento da sensibilidade, da reflexão e da crítica na compreensão da realidade, contrapondo-se à indústria cultural. Ao protagonizar o processo de ensino-aprendizagem, o teatro incentiva a criatividade, a comunicação e, por fim, a busca do conhecimento com o outro e para o outro. O teatro significa aproximação, diálogo, respeito à cultura local, interesse pelas necessidades da comunidade e o compromisso com a saúde.Universidade Federal da Bahia2013-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Açãoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/625110.18471/rbe.v26i1.6251Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 26 No. 1 (2012)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 26 Núm. 1 (2012)Revista Baiana de Enfermagem; v. 26 n. 1 (2012)2178-86500102-543010.18471/rbe.v26i1reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6251/5980Camargo, Rosangela Andrade Aukar deBueno, Sônia Maria Villelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-18T13:58:23Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/6251Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2013-07-18T13:58:23Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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