Formação continuada dos professores de educação ambiental em São Vicente / SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-20122023-154954/ |
Resumo: | Introdução - A partir da análise do processo histórico sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental no mundo e também no Brasil, considerando o conceito de que a Educação Ambiental deve ser abordada de maneira interdisciplinar, mostra a fragmentação do conhecimento, uma prática comum no século passado, como um dos motivos pelo qual a Educação Ambiental encontra alguns entraves na sua consolidação. Como ocorre na Rede Pública Estadual de Ensino de São Vicente, os projetos de Educação Ambiental fundamentados neste modelo, em geral, não permitem uma participação efetiva da população e demais segmentos da sociedade, conseqüentemente falhando quanto ao próprio processo educativo. Para que os projetos de Educação Ambiental atinjam seus objetivos é necessário que os mesmos sejam bem elaborados por pessoas capacitadas, tanto no aspecto ambiental como no pedagógico. O Objetivo é demonstrar e analisar como hoje encontra-se a formação e a capacitação dos educadores que devem exercer a Educação Ambiental Formal nas escolas estaduais da cidade de São Vicente, pois a partir do momento que se identifica e entende os problemas, suas causas e conseqüências, torna-se possível traçar estratégias para saná-los. A Metodologia usada para coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários contendo questões que permitiram a análise qualitativa dos dados obtidos por meio das respostas dos educadores participantes da pesquisa. A aplicação dos questionários ocorreu após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas e o consentimento esclarecido dos educadores participantes. Os sujeitos foram educadores do ensino fundamental Ciclo II e ensino médio, de ambos os sexos, que atuam nas escolas estaduais do município de São Vicente. Os principais Resultados apontam para um quadro no qual praticamente todos educadores que responderam o questionário consideraram os conhecimentos sobre educação ambiental importantes para prática docente, porém grande parte deles respondeu que nunca participou de cursos relacionados ao tema. Outra constatação é que mais de metade dos educadores participantes possuem o entendimento de que a educação ambiental deve contemplar a formação de atitudes para preservação e conservação do ambiente, sendo que dentre estes apenas um pequeno grupo de educadores possui o entendimento atualizado de educação ambiental e sustentabilidade, os demais educadores dividiram-se, em número parecido, entre os que apresentaram o entendimento conservacionista de educação ambiental e aqueles que possuem entendimento superficial e/ou conhecimentos difusos sobre o tema. Em menor número, um grupo de educadores afirmou que possui o entendimento que a educação ambiental tem a função de transmitir e informar conhecimentos sobre o meio ambiente. Quanto às estratégias utilizadas para trabalhar o tema nas aulas, a maior parte dos educadores afirmou que concentram suas ações em processos de informação e transmissão de conteúdos sobre meio ambiente, sendo que aproximadamente metade destes educadores informou utilizar a leitura e interpretação de textos relacionados ao tema. Uma pequena parcela dos educadores afirmou que desenvolviam atividades que visavam ações (limpeza de praias, rios e escola, separação do lixo, estudo do meio, entre outras) num sentido conservacionista, porém reproduzindo práticas da escola tradicional. Conclusões: Apesar de quase a totalidade dos educadores que participaram do estudo ter considerado importante possuir conhecimentos sobre educação ambiental, apenas uma pequena parcela desses educadores afirmou já ter participado de algum processo de formação continuada que contemplou esses conteúdos. O grande número de educadores que não atualizaram seus conhecimentos em educação ambiental caracteriza-se como um aspecto dificultador no desenvolvimento de práticas educacionais adequadas. Ficou evidenciado nas respostas que nem sempre é culpa dos educadores a ausência da formação continuada, mas que esta ocorre muitas vezes pela falta de programas de formação acessíveis para esses profissionais, seja pela questão financeira ou pelo fator tempo. É fundamental que o governo estadual incorpore a dimensão socioambiental nos cursos de aprimoramento desenvolvidos para os profissionais da educação e amplie as possibilidades de financiamento para que os profissionais possam desenvolver seus estudos em instituições externas, tudo em conjunto com ações que priorizem a implementação da educação ambiental nas escolas. |
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Formação continuada dos professores de educação ambiental em São Vicente / SPContinued education of the environmental education teachers in São Vicente / SPContinued Education of TeachersCritical EducationEducação AmbientalEducação CríticaEnvironmental EducationFormação Continuada de ProfessoresSustainabilitySustentabilidadeIntrodução - A partir da análise do processo histórico sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental no mundo e também no Brasil, considerando o conceito de que a Educação Ambiental deve ser abordada de maneira interdisciplinar, mostra a fragmentação do conhecimento, uma prática comum no século passado, como um dos motivos pelo qual a Educação Ambiental encontra alguns entraves na sua consolidação. Como ocorre na Rede Pública Estadual de Ensino de São Vicente, os projetos de Educação Ambiental fundamentados neste modelo, em geral, não permitem uma participação efetiva da população e demais segmentos da sociedade, conseqüentemente falhando quanto ao próprio processo educativo. Para que os projetos de Educação Ambiental atinjam seus objetivos é necessário que os mesmos sejam bem elaborados por pessoas capacitadas, tanto no aspecto ambiental como no pedagógico. O Objetivo é demonstrar e analisar como hoje encontra-se a formação e a capacitação dos educadores que devem exercer a Educação Ambiental Formal nas escolas estaduais da cidade de São Vicente, pois a partir do momento que se identifica e entende os problemas, suas causas e conseqüências, torna-se possível traçar estratégias para saná-los. A Metodologia usada para coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários contendo questões que permitiram a análise qualitativa dos dados obtidos por meio das respostas dos educadores participantes da pesquisa. A aplicação dos questionários ocorreu após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas e o consentimento esclarecido dos educadores participantes. Os sujeitos foram educadores do ensino fundamental Ciclo II e ensino médio, de ambos os sexos, que atuam nas escolas estaduais do município de São Vicente. Os principais Resultados apontam para um quadro no qual praticamente todos educadores que responderam o questionário consideraram os conhecimentos sobre educação ambiental importantes para prática docente, porém grande parte deles respondeu que nunca participou de cursos relacionados ao tema. Outra constatação é que mais de metade dos educadores participantes possuem o entendimento de que a educação ambiental deve contemplar a formação de atitudes para preservação e conservação do ambiente, sendo que dentre estes apenas um pequeno grupo de educadores possui o entendimento atualizado de educação ambiental e sustentabilidade, os demais educadores dividiram-se, em número parecido, entre os que apresentaram o entendimento conservacionista de educação ambiental e aqueles que possuem entendimento superficial e/ou conhecimentos difusos sobre o tema. Em menor número, um grupo de educadores afirmou que possui o entendimento que a educação ambiental tem a função de transmitir e informar conhecimentos sobre o meio ambiente. Quanto às estratégias utilizadas para trabalhar o tema nas aulas, a maior parte dos educadores afirmou que concentram suas ações em processos de informação e transmissão de conteúdos sobre meio ambiente, sendo que aproximadamente metade destes educadores informou utilizar a leitura e interpretação de textos relacionados ao tema. Uma pequena parcela dos educadores afirmou que desenvolviam atividades que visavam ações (limpeza de praias, rios e escola, separação do lixo, estudo do meio, entre outras) num sentido conservacionista, porém reproduzindo práticas da escola tradicional. Conclusões: Apesar de quase a totalidade dos educadores que participaram do estudo ter considerado importante possuir conhecimentos sobre educação ambiental, apenas uma pequena parcela desses educadores afirmou já ter participado de algum processo de formação continuada que contemplou esses conteúdos. O grande número de educadores que não atualizaram seus conhecimentos em educação ambiental caracteriza-se como um aspecto dificultador no desenvolvimento de práticas educacionais adequadas. Ficou evidenciado nas respostas que nem sempre é culpa dos educadores a ausência da formação continuada, mas que esta ocorre muitas vezes pela falta de programas de formação acessíveis para esses profissionais, seja pela questão financeira ou pelo fator tempo. É fundamental que o governo estadual incorpore a dimensão socioambiental nos cursos de aprimoramento desenvolvidos para os profissionais da educação e amplie as possibilidades de financiamento para que os profissionais possam desenvolver seus estudos em instituições externas, tudo em conjunto com ações que priorizem a implementação da educação ambiental nas escolas.lntroduction - Based on the analysis of the historical process of development of the Environmental Education, both in the world and in Brazil, and considering the concept that an interdisciplinary approach must be used in the Environmental Education, it shows the fragmentation of the knowledge, regularly practiced in the last century, as one of the reasons to prevent the Environmental Education from being consolidated. In the State Public Schools of São Vicente, the Environmental Education projects based on this model usually do not allow the effective participation of the community and other segments of the society, thus causing the failure of the very educational process. For the Environmental Education projects to reach their goals, they need to be well prepared by individuals qualified both environmentally and pedagogically. The Objective is to demonstrate and analyze the current status of the education and training of the teachers who will exercise the Formal Environmental Education at the state schools of the city of São Vicente because after identifying and understanding the problems, their causes and consequences, it is possible to define strategies to cure them. The Methodology used to collect information involved the use of a list of questions that allowed the qualitative analysis of the information obtained from the answers given by the teachers that took part in the research. The questionnaires were used after being previously approved by the Research Ethics Committee, and with the clarified consent of the participating teachers. The individuals were senior high school and Cycle II junior high school teachers of both genders who work at the state schools of the city of São Vicente. The main Results indicated that almost all the teachers who answered to the questions thought that the knowledge on the environmental education was important in the teaching process, but most of them never attended any course related to this subject. Another discovery was that more than a half of the participating teachers understand that the environmental education must include the development of attitudes for the preservation and maintenance of the environment, being that, among them, only a small group of teachers is updated on the subject of environmental education and sustainability, and the other teachers are divided into two groups, almost similar in number, one of the groups presenting a conservationist understanding of the environmental education and the other presenting a superficial understanding and/or diffuse knowledge on the subject. A smaller group of teachers affirmed that they understand that the role of the environmental education is to transmit and inform knowledge about the environment. As to the strategies used to develop the subject in class, most of the teachers affirmed that they focus their actions on processes of information and transmission of contents on the environment, being that nearly half of these teachers informed that they use reading and construction of texts related to the subject. A small part of the teachers affirmed that they developed activities aimed at conservationist actions (cleaning of beaches, rivers and school, garbage separation, studies about environmental issues, among others), but reproducing practices of the traditional school. Conclusions: Despite the fact that almost all the teachers that took part in the study acknowledged the importance of knowing about the environmental education, only a small part of these teachers has already participated in some process of continued education involving these contents. The great number of teachers who are not updated on the knowledge of environmental education raises difficulties for the development of proper educational practices. The answers showed that the lack of continued education is not always the teachers\' fault, but many times it happens because these professionals do not have access to the education programs, either for financial reasons or for time issues. It is of essence that the state government incorporates the socio-environmental dimension in the improvement courses developed for the teaching professionals and enlarges the possibilities of financing so that the professionals can develop their studies in outside institutions, together with actions that prioritize the implementation of the environmental education at the schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMucci, José Luiz NegrãoSilva, Gerson Novais2009-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-20122023-154954/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T17:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-20122023-154954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T17:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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