Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Rita de Cassia de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-31082023-091302/
Resumo: Os adolescentes concentram importante parcela da população mundial e são a base das sociedades que construirão o futuro próximo da humanidade. No entanto, este público tem apresentado alto índice de adoecimento psíquico, e a depressão moderada a grave desponta entre as principais causas de incapacitação e mortalidade, especialmente nos anos finais da adolescência. A presente pesquisa se baseou em estudo quanti-qualitativo com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, com o principal objetivo: investigar se havia diferenças quantitativas, e se houvesse, indicá-las, entre as respostas no Questionário Desiderativo (QD) daqueles com pontuação para depressão moderada a grave, averiguado no Inventário de Depressão de Beck-II(BDI-II) quando comparado aos pares sem pontuação para o transtorno depressivo. Secundariamente, verificar possível quadro associado de ansiedade e depressão entre os partícipes; pretendendo ainda compreender as significações dos adolescentes participantes sobre a depressão no do Desenho-Estória com Tema D-E(T); e oferecer suporte emocional aos jovens por meio de ações de acolhimento no ambiente escolar, amparadas em condutas éticas diante do sofrimento psíquico, e particular preocupação, com o público adolescente. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se o Inventário de Depressão de Beck que avalia a depressão na população geral a partir dos 10 anos de idade; o Inventário Beck de Ansiedade (BAI) a fim de verificar possível coexistência recorrente de ansiedade e depressão, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema, como instrumento auxiliar, que favorece a compreensão de como um indivíduo e seu grupo significam determinada situação. O QD, principal instrumento deste trabalho, é uma técnica projetiva que fornece informações acerca do funcionamento psicodinâmico, como recursos defensivos, força do Ego e aspectos afetivos. Compôs-se a amostra com 50 adolescentes entre 17 e 19 anos de idade, oriundos de duas escolas, nas cidades de Santos e Praia Grande, ambas em São Paulo, Brasil. As respostas dos participantes foram submetidas ao Fischer Exact Test Software jamovi (Version 2.3), para apontamentos quantitativos, assim como, os dados foram analisados sob perspectiva psicanalítica psicodinâmica. Houve diferença estatisticamente significativa (p<0.001) no item Qualidade das Respostas no Questionário Desiderativo, na catexia negativa. Percebeu-se no Grupo Controle tendência a respostas consideradas originais, enquanto o Grupo Clínico tendeu a símbolos convencionais ou comuns; podendo ser indicativo da apatia presente no estado depressivo grave. O Procedimento de DE-(T) e Ações de Acolhimento, em especial, Rodas de Conversa, mostraram-se importantes pilares compreensivos da presente investigação.
id USP_d6f9ecafe939a556bc385f7baa39275e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31082023-091302
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupoDepression in High School adolescents and answers to the Desiderative Questionnaire: comprehensive study and emotional support in groupsAcolhimento em GruposAdolescenceAdolescênciaDepressão na AdolescênciaDepression in AdolescenceDesenho-Estória com TemaDesiderative QuestionnaireEmotional SupportQuestionário DesiderativoStory-Drawing with ThemeOs adolescentes concentram importante parcela da população mundial e são a base das sociedades que construirão o futuro próximo da humanidade. No entanto, este público tem apresentado alto índice de adoecimento psíquico, e a depressão moderada a grave desponta entre as principais causas de incapacitação e mortalidade, especialmente nos anos finais da adolescência. A presente pesquisa se baseou em estudo quanti-qualitativo com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, com o principal objetivo: investigar se havia diferenças quantitativas, e se houvesse, indicá-las, entre as respostas no Questionário Desiderativo (QD) daqueles com pontuação para depressão moderada a grave, averiguado no Inventário de Depressão de Beck-II(BDI-II) quando comparado aos pares sem pontuação para o transtorno depressivo. Secundariamente, verificar possível quadro associado de ansiedade e depressão entre os partícipes; pretendendo ainda compreender as significações dos adolescentes participantes sobre a depressão no do Desenho-Estória com Tema D-E(T); e oferecer suporte emocional aos jovens por meio de ações de acolhimento no ambiente escolar, amparadas em condutas éticas diante do sofrimento psíquico, e particular preocupação, com o público adolescente. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se o Inventário de Depressão de Beck que avalia a depressão na população geral a partir dos 10 anos de idade; o Inventário Beck de Ansiedade (BAI) a fim de verificar possível coexistência recorrente de ansiedade e depressão, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema, como instrumento auxiliar, que favorece a compreensão de como um indivíduo e seu grupo significam determinada situação. O QD, principal instrumento deste trabalho, é uma técnica projetiva que fornece informações acerca do funcionamento psicodinâmico, como recursos defensivos, força do Ego e aspectos afetivos. Compôs-se a amostra com 50 adolescentes entre 17 e 19 anos de idade, oriundos de duas escolas, nas cidades de Santos e Praia Grande, ambas em São Paulo, Brasil. As respostas dos participantes foram submetidas ao Fischer Exact Test Software jamovi (Version 2.3), para apontamentos quantitativos, assim como, os dados foram analisados sob perspectiva psicanalítica psicodinâmica. Houve diferença estatisticamente significativa (p<0.001) no item Qualidade das Respostas no Questionário Desiderativo, na catexia negativa. Percebeu-se no Grupo Controle tendência a respostas consideradas originais, enquanto o Grupo Clínico tendeu a símbolos convencionais ou comuns; podendo ser indicativo da apatia presente no estado depressivo grave. O Procedimento de DE-(T) e Ações de Acolhimento, em especial, Rodas de Conversa, mostraram-se importantes pilares compreensivos da presente investigação.Adolescents concentrate an important portion of the world\'s population and are the basis of the societies that will build the near future of humanity. However, this public has presented a high rate of mental illness, and moderate to severe depression is among the main causes of disability and mortality, especially in the final years of adolescence. The present research was based on a quantitative-qualitative study with students of the third year of high school, with the main objective: to investigate if there were quantitative differences, and if there were, to indicate them, between the answers in the Desiderative Questionnaire (QD) of those with scores for moderate to severe depression, checked in the Depression Inventory de Beck-II (BDI-II) when compared to peers without a score for depressive disorder. Initially, there is a possible associated picture of anxiety and depression among the participants; also intending to understand the meanings of the participating adolescents about depression in the Drawing-Story with Theme; and the to offer emotional support to young people through welcoming actions in the school environment, supported by ethical conduct in the face of psychic suffering, and particular concern, with the adolescent public. To achieve the proposed objectives, we applied the Beck Depression Inventory, which assesses depression in the general population from 10 years of age; the Beck Anxiety Inventory (BAI) in order to verify the possible coexistence of anxiety and depression, the Theme-Story Drawing Procedure, as an auxiliary instrument, that favors the understanding of how an person and his group give meaning to a given situation. The QD, the main instrument of this work, is a projective technique that provides information about psychodynamic functioning, such as defensive resources, Ego strength and affective aspects. The sample was composed of 50 adolescents between 17 and 19 years of age, from two schools in the cities of Santos and Praia Grande, both in São Paulo, Brazil. The answers of the participants were submitted to the Fischer Exact Test Software jamovi (Version 2.3), for quantitative notes, as well as the data were analyzed from a psychoanalytic psychodynamic perspective. There was a statistically significant difference (p<0.001) in the item Quality of Answers in the Desiderative Questionnaire, in the negative cathexia. It was noticed in the Control Group a tendency to responses considered original, while the Clinical Group tended to conventional or common symbols; may be indicative of the apathy present in the severe depressive state. The Drawing-Story with Theme and welcoming actions, especially Conversation Circles, proved to be important comprehensive pillars of the present investigation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTardivo, Leila Salomao de La Plata CurySá, Rita de Cassia de Souza2023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-31082023-091302/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-15T20:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-31082023-091302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-15T20:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
Depression in High School adolescents and answers to the Desiderative Questionnaire: comprehensive study and emotional support in groups
title Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
spellingShingle Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
Sá, Rita de Cassia de Souza
Acolhimento em Grupos
Adolescence
Adolescência
Depressão na Adolescência
Depression in Adolescence
Desenho-Estória com Tema
Desiderative Questionnaire
Emotional Support
Questionário Desiderativo
Story-Drawing with Theme
title_short Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
title_full Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
title_fullStr Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
title_full_unstemmed Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
title_sort Depressão em adolescentes do Ensino Médio e respostas ao Questionário Desiderativo: estudo compreensivo e acolhimento em grupo
author Sá, Rita de Cassia de Souza
author_facet Sá, Rita de Cassia de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tardivo, Leila Salomao de La Plata Cury
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Rita de Cassia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento em Grupos
Adolescence
Adolescência
Depressão na Adolescência
Depression in Adolescence
Desenho-Estória com Tema
Desiderative Questionnaire
Emotional Support
Questionário Desiderativo
Story-Drawing with Theme
topic Acolhimento em Grupos
Adolescence
Adolescência
Depressão na Adolescência
Depression in Adolescence
Desenho-Estória com Tema
Desiderative Questionnaire
Emotional Support
Questionário Desiderativo
Story-Drawing with Theme
description Os adolescentes concentram importante parcela da população mundial e são a base das sociedades que construirão o futuro próximo da humanidade. No entanto, este público tem apresentado alto índice de adoecimento psíquico, e a depressão moderada a grave desponta entre as principais causas de incapacitação e mortalidade, especialmente nos anos finais da adolescência. A presente pesquisa se baseou em estudo quanti-qualitativo com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, com o principal objetivo: investigar se havia diferenças quantitativas, e se houvesse, indicá-las, entre as respostas no Questionário Desiderativo (QD) daqueles com pontuação para depressão moderada a grave, averiguado no Inventário de Depressão de Beck-II(BDI-II) quando comparado aos pares sem pontuação para o transtorno depressivo. Secundariamente, verificar possível quadro associado de ansiedade e depressão entre os partícipes; pretendendo ainda compreender as significações dos adolescentes participantes sobre a depressão no do Desenho-Estória com Tema D-E(T); e oferecer suporte emocional aos jovens por meio de ações de acolhimento no ambiente escolar, amparadas em condutas éticas diante do sofrimento psíquico, e particular preocupação, com o público adolescente. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se o Inventário de Depressão de Beck que avalia a depressão na população geral a partir dos 10 anos de idade; o Inventário Beck de Ansiedade (BAI) a fim de verificar possível coexistência recorrente de ansiedade e depressão, o Procedimento de Desenho-Estória com Tema, como instrumento auxiliar, que favorece a compreensão de como um indivíduo e seu grupo significam determinada situação. O QD, principal instrumento deste trabalho, é uma técnica projetiva que fornece informações acerca do funcionamento psicodinâmico, como recursos defensivos, força do Ego e aspectos afetivos. Compôs-se a amostra com 50 adolescentes entre 17 e 19 anos de idade, oriundos de duas escolas, nas cidades de Santos e Praia Grande, ambas em São Paulo, Brasil. As respostas dos participantes foram submetidas ao Fischer Exact Test Software jamovi (Version 2.3), para apontamentos quantitativos, assim como, os dados foram analisados sob perspectiva psicanalítica psicodinâmica. Houve diferença estatisticamente significativa (p<0.001) no item Qualidade das Respostas no Questionário Desiderativo, na catexia negativa. Percebeu-se no Grupo Controle tendência a respostas consideradas originais, enquanto o Grupo Clínico tendeu a símbolos convencionais ou comuns; podendo ser indicativo da apatia presente no estado depressivo grave. O Procedimento de DE-(T) e Ações de Acolhimento, em especial, Rodas de Conversa, mostraram-se importantes pilares compreensivos da presente investigação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-31082023-091302/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-31082023-091302/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257518211858432